Roberto Romano Moral e Ciência. A monstruosidade no sec. XVIII
Silence et Bruit. Roberto Romano
quarta-feira, abril 04, 2007
Passado o instante do choque, chegou o tempo de recuperar a humanidade.
CORREIO POPULAR DE CAMPINAS, COLUNA DE ROBERTO ROMANO
Publicada em 4/4/2007
Rabino Henry Sobel
No Pequeno Tratado sobre Deus, o Homem e a saúde de sua alma, Spinoza discorre sobre o favor, o reconhecimento, a ingratidão. Os dois primeiros pontos manifestam o desejo de fazer algo bom para o próximo. Espera-se, após efetivar um ato correto, receber afeto em troca. Uma pessoa perfeita, no entanto, age sem esperança de reciprocidade e se considera obrigada a ajudar quem sofre, apenas porque nele enxerga a dor. A ingratidão é o desprezo do reconhecimento, como a impudência desafia a vergonha. O ingrato é ávido ou egoísta em excesso. Nenhum ingrato pode ser uma pessoa perfeita. As bem-aventuranças proclamadas por Jesus, judeu considerado divino pelos cristãos, já indica aos indivíduos e grupos: Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial. E o que significa “ser perfeito”? É ser humilde, chorar com as dores alheias, agir mansamente, ter fome e sede de justiça, sentir misericórdia, manter limpo o coração, pacificar disputas e guerras. Pois eu vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus. (…) Ouvistes que foi dito: Amarás ao teu próximo, e odiarás ao teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus; porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos.
O episódio que tem o rabino Sobel no epicentro, exibe lados sombrios da ingratidão jornalística. Recordo uma tarde, na Catedral da Sé lotada de pessoas que, arriscando sua vida e liberdade, foram ao culto ecumênico em memória de Vladimir Herzog. Havia uma série de escândalos no ar. O primeiro era a mentira do “regimen monstruosum” que, em nome da “civilização cristã” torturou, assassinou, perseguiu, retirou direitos dos brasileiros. A derradeira mendácia foi espalhada pelos torcionários: Herzog teria se suicidado. Naquela hora o jornalismo retomou alento, unido ao clamor popular liderado pela Igreja, OAB, movimentos em defesa dos direitos humanos. Na Sé foi homenageada a verdade, contra a mentira de Estado. No ara santa, homens graves representavam a justiça e a misericórdia divina: Paulo Arns, James Wright, Henry Sobel. Na homilia de Arns, a sentença do único juiz legítimo: “Deus faz questão de comunicar constantemente aos homens que é maldito quem mancha suas mãos com o sangue de seu irmão. (…) Não matarás. Quem matar se entregará a si próprio nas mãos do Senhor da História e não será apenas maldito na memória dos homens, mas também no julgamento de Deus. (…) Acontece facilmente que esquecemos o nosso Deus, quando achamos que sozinhos resolvemos os problemas. Mas Ele está aí, na hora do caos, na hora da desesperança, nos acontecimentos sem saída.”
Dias sombrios. Aos três sacerdotes coube uma tarefa inaudita: proclamar a esperança quando o povo brasileiro sofria desespero profundo. Quem seguiu aqueles três homens, testemunha a sua coragem, desvelo, misericórdia. Eles ajudaram o Brasil a deixar a abjeção jurídica em que estava jogado, porque souberam revelar na sua plenitude, com risco de vida, o “occulto Dei judicio”. Wright morreu coberto pelo silêncio estatal brasileiro. Arns adoecido, enfrenta injustiças com o resto de suas forças. Sobel, internado no hospital Einstein, sofre a ingratidão da imprensa, a mesma que ele ajudou a livrar das garras autoritárias. Estou certo de que ele sente mais a falta dos que lutam pelas liberdades, do que os insultos impostos por empresas jornalísticas, na busca de mais audiência ou de vender alguns exemplares a mais. Quem cometeu agressões como a da Escola de Base, desconhece misericórdia, ignora a justiça. É preciso não confundir jornalistas assim com a imprensa, mas um travo amargo toma a língua de quem defende a liberdade na escrita. Automaticamente, brota a palavra correta: que o rabino se recupere, perdoe, e siga na luta pela dignidade de todos os brasileiros.
===================
COMENTÁRIO: NUM INSTANTE EM QUE O GOVERNO ANUNCIA UMA REDE ESTATAL DE TV E RÁDIO, PARA COM CERTEZA LAVAR O MAIOR NÚMERO POSSÍVEL DE CÉREBROS, É BOM RECORDAR QUE A LIBERDADE É PLANTA FRÁGIL, E A DE IMPRENSA, MAIS AINDA. QUANDO, NA DITADURA, JORNALISTAS FORAM PERSEGUIDOS E MORTOS, OS TRÊS SACERDOTES, UM CATÓLICO, OUTRO PROTESTANTE, OUTRO JUDEU, UNIRAM-SE AOS QUE REPUDIAVAM O ASSASSINATO DAS LIBERDADES. COM A SITUAÇÃO DO RABINO, ONDE AS APARÊNCIAS FORAM JOGADAS PARA DESMORALIZAR UM LUTADOR PELOS DIREITOS COLETIVOS E INDIVIDUAIS, POUCOS PERCEBERAM O DRAMA SOB O RIDÍCULO. NINGUÉM É PERFEITO, SOBRETUDO NÃO É PERFEITO QUEM NUNCA ARRISCOU SUA VIDA EM PROL DOS SEMELHANTES. SOMOS UM PAÍS NO QUAL OS QUE LUTAM SOFREM TODO TIPO DE DESMORALIZAÇÃO, SEM QUE O PÚBLICO DISTINTO SE PREOCUPE COM AS CAUSAS REAIS DOS EVENTOS. MAS AQUI BANDIDOS QUE ROUBAM O ERÁRIO COMO NO CASO SANGUESSUGAS, QUE RIEM NA FACE DA CIDADANIA, COMO NO CASO DO MENSALÃO, DESAFIAM A JUSTIÇA HUMANA E DIVINA, RECEBEM TRATAMENTO DE EXCELÊNCIA. E QUANDO SEUS ERROS APARECEM EM PÚBLICO, SÃO PERDOADOS E RETORNAM, TRIUNFANTES, PARA A VIDA PÚBLICA, DEIXANDO A PRIVADA (COM TODA A POLISSEMIA DO TERMO).
QUANDO, NA DITADURA, EU ESTAVA "HOSPEDADO" NAS CELAS DO QUARTEL GENERAL DA PM PAULISTA, CERTA NOITE PUDE TESTEMUNHAR O ESQUADRÃO DA MORTE QUE VINHA PARA ME CONDUZIR PARA O FIM. FUI SALVO GRAÇAS AO MAJOR DA PM (DESCONHEÇO SEU NOME), AINDA JOVEM, QUE BARROU OS POLICIAIS ARMADOS DE METRALHADORA QUE GRITAVAM AMEAÇAS :"O PRISIONEIRO SÓ DEIXA O QUARTEL COM ORDEM MILITAR SUPERIOR". QUE, NO PLANO SUPERIOR, GARANTIU MINHA SEGURANÇA, FOI O CORONEL CONFUCIO DANTON DE PAULA, DO EXERCITO. MAS TODA A LUTA PARA GARANTIR NOSSA VIDA DEVEU-SE AO ENTÃO BISPO AUXILIAR, PAULO EVARISTO ARNS, AUXILIADO POR PESSOAS COMO SOBEL.
MINHA GRATIDÃO É IMENSA EM RELAÇÃO AO BISPO, AO RABINO, AO PASTOR WRIGHT, AO CORONEL E AO MAJOR. CADA UM DELES, NO SEU ÂMBITO, DISSE "NÃO" NO MOMENTO CERTO.
ESPERO QUE EM NOVAS SITUAÇÕES DE ARBÍTRIO, O BRASIL ENCONTRE OUTROS QUE SAIBAM DIZER "NÃO", RECUSANDO A DESCULPA COVARDE DOS QUE "SEGUIRAM ORDENS" NA ALEMANHA NAZISTA, NA ITALIA FASCISTA, NO PORTUGAL FASCISTA, NA ESPANHA FASCISTA, NA URRS ESTALINISTA, NO CAMBOJA E EM TODAS AS TERRAS ONDE A INJUSTIÇA FOI VITORIOSA, MOMENTÂNEAMENTE.
ROBERTO ROMANO
FILOSOFIA. ROBERTO ROMANO
Blog Perolas Alvaro Caputo
Blog do Orlando Tambosi
República Blog de Itapeva
Filosofix
Blog Marta Bellini
Blog Panorama Mário Araújo Filho
ZGuioto
Roque Sponholz
Roberto Romano : "Direito Natural e Democracia em Spinoza". No Foglio Spinoziano (Italia).
The classics page: AD FONTES ACADEMY
Wikipedia (textos em latim, inclusive de Spinoza)
Movimentos democráticos precisam resgatar o sentido dos partidos politicos
VOTO SECRETO CONDUZIU A GOLPE DE ESTADO, CORREIO CIDADANIA
Roberto Romano-A Igualdade.Considerações Críticas
Roberto Romano "Reflexão sobre o Estado e os Juízes".
Classici Italiani
ESSAI SUR L ´ORIGINE DES LANGUES-ROUSSEAU
DMOZ- Texts Philosophy
Escola Superior da Procuradoria Geral do Estado/São Paulo
Dicionário Saglio (latim)
TEXTOS VÁRIOS +Spinoza
SPINOZA
O Declinio do Marxismo
Blog de Catherine Kintzler
King James I
PINTORES DE DIDEROT
Agora Enciclopédia
Renaissance
Textos Antigos e Modernos
Rousseau Vaughn
E TEXT ORG.
Escritos Revolução Inglêsa
National Security
Corpus Thomisticum
Arquivo do blog
-
▼
2007
(1371)
-
▼
abril
(233)
- E ainda tem gente que afirma, com a face limpida, ...
- Este post e o anterior foram extraidos do JORNAL D...
- Sem título
- E no Blog de Marta Bellini...
- Tres perolas de oportunismo e cegueira recolhidas ...
- Claro que e preciso prestar atençao na "OBRA" do ...
- MAFIA...
- Viva o coronelato tucano, petista, pedetista, etc....
- E bom final de semana ....
- Sintese do Brasil, no Blog Perolas de Alvaro Caputo
- E no Blog de Marta Bellini...
- Do Blog de Marta Bellini para o Blog do Rigon e de...
- e por falar em anti-semitismo catolico....
- Es gibt noch Richter in Berlin ....
- Tristes Tropicos...
- Na excelente The New Yorker, o que pode ser o noss...
- Sobre a magistratura como destino.
- REPITO O TRECHO: A casa do Direito, como a casa de...
- Por envio de Alvaro Caputo, um artigo importante.
- ELIO GASPARI, NA COLUNA DE HOJE, FOLHA DE SAO PAULO
- Minha seleçao dominical do Blog Perolas, de Alvaro...
- VEJA ON LINE
- Jornal da USP, ediçao de 2 a 8 de abril 2007.Repor...
- Carissimo Sponholz: sou profeta do passado, do fut...
- Veja ON LINE
- CONTRA O ABUSO DA ÉTICA E DA MORAL
- Liberation: o voto eletronico causa confusoes tamb...
- Segundo turno: direita versus esquerda. Ou DIRETRA...
- Washington Post: Sarkozy, Royal to Face Off in Fre...
- The New York Times
- Le Figaro: o voto "util" nao funciona apenas no Br...
- Le Nouvel Observateur: Nicolas Sarkozy affrontera ...
- A salada ideologica mundial.
- Existem juizes em Brasilia. Existem juizes em Bras...
- Quando um pe de chinelo foi preso, fica anos na ca...
- Folha de Sao Paulo, entrevista ESSENCIAL para quem...
- Marcelo Leite, lançamento relevante.
- E POR FALAR EM LIVROS E RELEVANCIAS...
- PELAAMORDEDEUS, MINISTRO! O SENHOR DEVE PARAR COM ...
- Sem título
- Sem título
- Uma das tecnicas mais eficazes do estalinismo foi ...
- NÃO EXISTE CIÊNCIA RELIGIOSA
- No Blog Republica, de Itapeva, pode-se ler a segui...
- E no Blog Perolas, de Alvaro Caputo:
- E tambem no Blog Perolas, o nosso desencanto...
- E o excelente Sponholz...uma retomada dos ultimos ...
- Folha On line- Dinheiro
- O premio Garotinho de Ouro e dividido entre um gov...
- JORNAL DA UNICAMP : Para saber mais sobre o gelo
- Artigo publicado no Mundo Jurídico (www.mundojurid...
- Hoje começa o STF a decidir, de fato, se os politi...
- A ultima frase do artigo abaixo representa o mais ...
- Tanto o artigo de Rodrigo Pinho quanto o de Fontel...
- Na coluna Toda Midia da Folha de Sao Paulo, 26/04/...
- LAICIDADE E LAICISMO
- CECAC-Centro Cultural Antonio Carlos de Carvalho
- Ediçao Especial do Blog Perolas de Alvaro Caputo.
- E o amigo Sponholz...
- No Blog Perolas, de Alvaro Caputo...
- CANALHA, TEU NOME E MILITANTE
- E O PREMIO GAROTINHO DE OURO DE HOJE CABE AOS CANA...
- Por indicaçao do Blog de Orlando Tambosi...
- E assim segue o andor.
- Visite o Studium da Unicamp
- Visite o Studium da Unicamp
- E segue o show do Legislativo...
- No Blog de Marta Bellini....peço para comparar os ...
- No blog Intellibriefs [http://intellibriefs.blogsp...
- Com Sponholz, as duas faces da mesma moeda...
- mençao honrosa do premio Garotinho de Ouro para o ...
- Carta do Leitor, no Correio Popular de Campinas, 2...
- Sem título
- Jornal da Unicamp Edição 356 - 23 de abril a 6 de ...
- Blog do Josias de Souza: Além de reajuste, deputad...
- NO BLOG DO JOSIAS DE SOUZA, OUTRA MARAVILHA ETICA
- Blog do Noblat.
- Se for confirmada a noticia, logo logo assistiremo...
- Walter Ceneviva : "Judiciário em choque" Folha de ...
- Sem título
- Sem título
- Quando a politica e a religiao se degradam em busc...
- No Blog de Orlando Tambosi...
- O premio Garotinho de Ouro foi ganho pela enesima ...
- 28/04/2007Ávidos por cargos, aliados invocam o ‘ef...
- O Post abaixo esta no Blog de Josias de Souza
- Blog do Josias de Souza: a banda do Lulla.
- No Blog Perolas de Alvaro Caputo, amostra do pessi...
- Ler o passado, para entender o presente e o futuro
- No Blog de Josias de Souza...
- Tu es Petrus
- Na COLUNA DE MONICA BERGAMO, DA FOLHA DE SAO PAULO...
- O GAROTINHO DE OURO VAI PARA AS EXCELENCIAS QUE JU...
- VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA
- NO BLOG PEROLAS DE ALVARO CAPUTO....MILLOR, O PROF...
- PRIMEIRO DES-MAIO. PARABENS AOS HEROIS DE LULLA, O...
- Fora o etnocentrismo, mais do que notorio na Itali...
- Correio Popular de Campinas, 30/04/2007
- Juntem-se ao meu Ego inflado...e se fosse na entre...
- Sem título
-
▼
abril
(233)