Folha de São Paulo, Tendências e Debates.
Sobre o uso do termo "leviano" em política
ROBERTO ROMANO
A tradição brasileira define o Poder Executivo como o grande beneficiário da soberania. Longe estamos dos ideais democráticos que atribuíam aquela prerrogativa à coletividade cidadã. A Constituição indica o povo como seu titular, mas nossas práticas e nossos valores foram distorcidos por meio da propaganda e de várias formas autoritárias. O crime de lesa-majestade cometido contra a população se reiterou nas ditaduras Vargas e militar. É comum ouvir políticos e acadêmicos referindo-se ao governo como "o Estado". De fato, no Brasil, o Legislativo e o Judiciário dificilmente são partícipes plenos da soberania.
Quando alguns membros do PSDB tudo faziam para integrar a administração Collor, uma deputada tucana afirmou, em "Tendências/Debates", que o presidente ocasional "não era tirano, mas soberano". Recordei à ilustre dama que o atributo era dos cidadãos, sendo exercido pelos Três Poderes em seu nome. Hoje, os senhores do PSDB estão no palácio e usurpam a prerrogativa soberana, governando por medidas provisórias, que arrancam do Parlamento e da Justiça a sua majestade.
Os termos "soberania popular" e "majestade" incomodam os ouvidos "globalizados". Mas são índices para reconhecer a força das normas democráticas num país. Somos herdeiros do mundo greco-latino em práticas e valores. O direito e a política não fogem à regra. No Estado moderno, atualizando as formas romanas da vida pública, as idéias de soberania e majestade, contra o exercício ditatorial ou aristocrático do mando, aplicam-se especialmente à totalidade dos cidadãos (Thomas, Y., "L'Institution de la Majesté", "Revue de Synthèse", 3-4, julho/dezembro de 1991, págs. 331 e seguintes).
A "maiestas" exige reverência. Faltar com o decoro diante dela ou no seu exercício é destruir as bases da fé pública. Um magistrado não tem o direito de ser leviano. Seu ofício e o respeito, nele essencial, pela "civitas" exigem a ponderação, a "gravitas". O demagogo usa o discurso com leviandade. Para os romanos, "falar ao público dizendo o que ele gostaria de ouvir é apanágio do homem que se define ao redor da "levitas". A "gravitas" comanda uma atitude adequada, que não se curva em proveito do sucesso político passageiro" (Yavetz, Z., "La Plèbe et le Prince", "Foule et Vie Politique sous le Haut-Empire Romain", Paris, Maspero, 1984, págs. 84 e seguintes).
Assim, para quem possui a "gravitas", "a leviandade consiste em obter o favor do povo desconsiderando o bem geral" (Yavetz, Z., op. cit., pág. 138). O governante não pode tratar os cidadãos como tolos ou crianças. Isso é atentar contra a "maiestas" coletiva. Ele deve ser o portador de uma "gravitas dicendi" (Hellegouarch'h, J., "Le Vocabulaire Latin des Relations et des Partis Politiques sous la République", Paris, Les Belles Lettres, 1972, págs. 279 e seguintes).
Essas preliminares sobre os termos "grave" e "leviano" em política são importantes para que o leitor medite sobre as palavras do presidente Fernando Henrique, que tenta fugir da clara responsabilidade, por ele assumida, na busca de proteger particulares em operações de compra e venda públicas, implicando bens estatais. Para o presidente, são "levianos" o jornal, o político e o cidadão que procuram ouvir e ler o que foi realmente dito e não aceitam a palavra do governo sem crítica. Se a "gravitas" significa a recusa de endereçar à massa promessas ilusórias, o atual governo não é grave, mas ligeiro. O uso indecoroso do frango a preço baixo (em Roma, dizia-se "pão e circo"), as frases de mau gosto sobre as dentaduras populares, tudo isso é muito leve. Prodígio de "levitas" foi manter a "paridade" entre nossa moeda e o dólar, fornecendo ilusões à classe média, o grande eleitorado presidencial. Fiada no câmbio milagroso, aquela gente comprou, rigorosamente com dinheiro público, bilhões em bugigangas eletrônicas no estrangeiro, engordando os empreendimentos Disney (leves diversões, à altura do intelecto médio) e as companhias de turismo. Com essas palavras, FHC retornou ao Planalto. Gravidade republicana?
E o teor das falas gravadas? "Babaca" e quejandos são termos levianos. A boca suja pode ser aceita entre malandros, na sua vida íntima. Mas, na língua de quem decide a alienação de bens públicos, com repercussões vitais e espirituais sobre os trabalhadores e os empresários, semelhantes vocábulos indicam apenas...."levitas"!
O magistrado FHC, dizendo-se "apenas" presidente, sofre em silêncio longe das salas de aula. "Se eu ainda fosse professor, daria zero para semelhantes pessoas." Estas teriam escutado as fitas dos loquazes poderosos e entendido tudo fora do contexto, numa exegese caolha. Se ele, que deveria ser o magistrado de todos os brasileiros e não de alguns apenas, entra nesse terreno, respondo como docente: o senhor se engana, a sua hermenêutica é distorcida.Ao oferecer um texto para leitura e análise dos alunos, digo-lhes que não se detenham em frases isoladas. E forneço a bibliografia mais completa sobre o assunto. Professor que esconde livros é péssimo exemplo profissional. O governo tudo fez para que as suas conversas fossem ignoradas pelo público. A Folha, sob ameaças policiais e de censura, publicou parte do material.
Os exegetas de plantão, como o sr. Pimenta da Veiga, isolaram as frases de seu plano lógico. Os áulicos ameaçam, como FHC, desclassificar quem não crê no presidente com fé de carvoeiro. Com o uso leve das palavras ("vagabundos", "neobobos", "caipiras" e outras pérolas), o presidente recebe nota baixa nas pesquisas de opinião pública. O professor que rege o Brasil já recebeu, só pelo seu método (esconder o material de leitura dos alunos e atacar quem analisa o seu conteúdo), nota zero de seus antigos colegas, que ainda recusam a demagogia e o servilismo, faces da leviandade científica e política.
Comentário: vez em quando devo lembrar aos fanáticos do petismo (hoje estou preso à tautologia...) que ao dizerem que eu nada falei nos dois governos tucanos da república, eles mentem. Além de mentirosos (isto poderia ser involuntário, pois é possível dizer mentira sem mentir, como diz Santo Agostinho) eles têm má fé. Todas as vezes em que eles jogam-me a pedrada de que me calei no tucanato, recomendo que leiam meus textos no período. Eles não seguem para os arquivos. O que demonstra que são desonestos. Há um Blog mais desonesto de todos os petistas. Ele insiste na calúnia de que sou aderente dos tucanos. Mas não tem a coragem de ir aos arquivos de ontem e de hoje. A mentira canalha lhe basta. É para tais pessoas que às vezes coloco no Blog artigos antigos. Para jogar na cara suja deles (os seus donos têm a cara e muito mais coisa suja) a mentira de que padecem. Não adianta, porque fanático não se convence com fatos, porque sua cabeça é lavada na máquina do partido. Mas os ouvidos dos que devem escutá-los, fica prevenido.
Roberto Romano
Roberto Romano Moral e Ciência. A monstruosidade no sec. XVIII
Silence et Bruit. Roberto Romano
quarta-feira, abril 11, 2007
FILOSOFIA. ROBERTO ROMANO
Blog Perolas Alvaro Caputo
Blog do Orlando Tambosi
República Blog de Itapeva
Filosofix
Blog Marta Bellini
Blog Panorama Mário Araújo Filho
ZGuioto
Roque Sponholz
Roberto Romano : "Direito Natural e Democracia em Spinoza". No Foglio Spinoziano (Italia).
The classics page: AD FONTES ACADEMY
Wikipedia (textos em latim, inclusive de Spinoza)
Movimentos democráticos precisam resgatar o sentido dos partidos politicos
VOTO SECRETO CONDUZIU A GOLPE DE ESTADO, CORREIO CIDADANIA
Roberto Romano-A Igualdade.Considerações Críticas
Roberto Romano "Reflexão sobre o Estado e os Juízes".
Classici Italiani
ESSAI SUR L ´ORIGINE DES LANGUES-ROUSSEAU
DMOZ- Texts Philosophy
Escola Superior da Procuradoria Geral do Estado/São Paulo
Dicionário Saglio (latim)
TEXTOS VÁRIOS +Spinoza
SPINOZA
O Declinio do Marxismo
Blog de Catherine Kintzler
King James I
PINTORES DE DIDEROT
Agora Enciclopédia
Renaissance
Textos Antigos e Modernos
Rousseau Vaughn
E TEXT ORG.
Escritos Revolução Inglêsa
National Security
Corpus Thomisticum
Arquivo do blog
-
▼
2007
(1371)
-
▼
abril
(233)
- E ainda tem gente que afirma, com a face limpida, ...
- Este post e o anterior foram extraidos do JORNAL D...
- Sem título
- E no Blog de Marta Bellini...
- Tres perolas de oportunismo e cegueira recolhidas ...
- Claro que e preciso prestar atençao na "OBRA" do ...
- MAFIA...
- Viva o coronelato tucano, petista, pedetista, etc....
- E bom final de semana ....
- Sintese do Brasil, no Blog Perolas de Alvaro Caputo
- E no Blog de Marta Bellini...
- Do Blog de Marta Bellini para o Blog do Rigon e de...
- e por falar em anti-semitismo catolico....
- Es gibt noch Richter in Berlin ....
- Tristes Tropicos...
- Na excelente The New Yorker, o que pode ser o noss...
- Sobre a magistratura como destino.
- REPITO O TRECHO: A casa do Direito, como a casa de...
- Por envio de Alvaro Caputo, um artigo importante.
- ELIO GASPARI, NA COLUNA DE HOJE, FOLHA DE SAO PAULO
- Minha seleçao dominical do Blog Perolas, de Alvaro...
- VEJA ON LINE
- Jornal da USP, ediçao de 2 a 8 de abril 2007.Repor...
- Carissimo Sponholz: sou profeta do passado, do fut...
- Veja ON LINE
- CONTRA O ABUSO DA ÉTICA E DA MORAL
- Liberation: o voto eletronico causa confusoes tamb...
- Segundo turno: direita versus esquerda. Ou DIRETRA...
- Washington Post: Sarkozy, Royal to Face Off in Fre...
- The New York Times
- Le Figaro: o voto "util" nao funciona apenas no Br...
- Le Nouvel Observateur: Nicolas Sarkozy affrontera ...
- A salada ideologica mundial.
- Existem juizes em Brasilia. Existem juizes em Bras...
- Quando um pe de chinelo foi preso, fica anos na ca...
- Folha de Sao Paulo, entrevista ESSENCIAL para quem...
- Marcelo Leite, lançamento relevante.
- E POR FALAR EM LIVROS E RELEVANCIAS...
- PELAAMORDEDEUS, MINISTRO! O SENHOR DEVE PARAR COM ...
- Sem título
- Sem título
- Uma das tecnicas mais eficazes do estalinismo foi ...
- NÃO EXISTE CIÊNCIA RELIGIOSA
- No Blog Republica, de Itapeva, pode-se ler a segui...
- E no Blog Perolas, de Alvaro Caputo:
- E tambem no Blog Perolas, o nosso desencanto...
- E o excelente Sponholz...uma retomada dos ultimos ...
- Folha On line- Dinheiro
- O premio Garotinho de Ouro e dividido entre um gov...
- JORNAL DA UNICAMP : Para saber mais sobre o gelo
- Artigo publicado no Mundo Jurídico (www.mundojurid...
- Hoje começa o STF a decidir, de fato, se os politi...
- A ultima frase do artigo abaixo representa o mais ...
- Tanto o artigo de Rodrigo Pinho quanto o de Fontel...
- Na coluna Toda Midia da Folha de Sao Paulo, 26/04/...
- LAICIDADE E LAICISMO
- CECAC-Centro Cultural Antonio Carlos de Carvalho
- Ediçao Especial do Blog Perolas de Alvaro Caputo.
- E o amigo Sponholz...
- No Blog Perolas, de Alvaro Caputo...
- CANALHA, TEU NOME E MILITANTE
- E O PREMIO GAROTINHO DE OURO DE HOJE CABE AOS CANA...
- Por indicaçao do Blog de Orlando Tambosi...
- E assim segue o andor.
- Visite o Studium da Unicamp
- Visite o Studium da Unicamp
- E segue o show do Legislativo...
- No Blog de Marta Bellini....peço para comparar os ...
- No blog Intellibriefs [http://intellibriefs.blogsp...
- Com Sponholz, as duas faces da mesma moeda...
- mençao honrosa do premio Garotinho de Ouro para o ...
- Carta do Leitor, no Correio Popular de Campinas, 2...
- Sem título
- Jornal da Unicamp Edição 356 - 23 de abril a 6 de ...
- Blog do Josias de Souza: Além de reajuste, deputad...
- NO BLOG DO JOSIAS DE SOUZA, OUTRA MARAVILHA ETICA
- Blog do Noblat.
- Se for confirmada a noticia, logo logo assistiremo...
- Walter Ceneviva : "Judiciário em choque" Folha de ...
- Sem título
- Sem título
- Quando a politica e a religiao se degradam em busc...
- No Blog de Orlando Tambosi...
- O premio Garotinho de Ouro foi ganho pela enesima ...
- 28/04/2007Ávidos por cargos, aliados invocam o ‘ef...
- O Post abaixo esta no Blog de Josias de Souza
- Blog do Josias de Souza: a banda do Lulla.
- No Blog Perolas de Alvaro Caputo, amostra do pessi...
- Ler o passado, para entender o presente e o futuro
- No Blog de Josias de Souza...
- Tu es Petrus
- Na COLUNA DE MONICA BERGAMO, DA FOLHA DE SAO PAULO...
- O GAROTINHO DE OURO VAI PARA AS EXCELENCIAS QUE JU...
- VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA
- NO BLOG PEROLAS DE ALVARO CAPUTO....MILLOR, O PROF...
- PRIMEIRO DES-MAIO. PARABENS AOS HEROIS DE LULLA, O...
- Fora o etnocentrismo, mais do que notorio na Itali...
- Correio Popular de Campinas, 30/04/2007
- Juntem-se ao meu Ego inflado...e se fosse na entre...
- Sem título
-
▼
abril
(233)