Powered By Blogger

quarta-feira, setembro 17, 2008

Dentre as muitas cartas da patrulha santa, que vieram parar em meu computador, ressalto a que vem abaixo, seguida de minha resposta.

Caro Roberto,
Acabei de ler uma carta da viuva do Paulo Freire. Nesta carta, ela denuncia a forma em que foi produzida uma matéria sobre Paulo Freire. A matéria está escrita na revista "Veja", no. 2074, 20.08.08.Nesta matéria - que não li ... e não gostei! ...*** há tudo do que se espera de uma revista do calibre da citada. (*** faz anos que não leio "Veja", revista que penso é mais para "Cega" do que para esclarecer a realidade.)Custo a crer que seu nome aparece na matéria, ao lado dos que querem derrubar Paulo Freire, tudo o que ele significa, e o povo que foi conscientizado pelo "método Paulo Freire".No mês que vem, faz quarenta anos que estou aqui no Brasil. Mesmo antes de chegar, o nome deste grande educador brasileiro foi por mim conhecido. E quando,de vez em quando, volto para a Europa e o povo descobre que sou do Brasil - e, ainda mais, da Terra de Paulo Freire (Pernambuco)... haja perguntas sobre o "método" e elogios da pessoa de paulo Freira.Estou torcendo que você não é a pessoa citada na revista por Anna Maria Araújo Freira, viuva do Paulo ... que seja outro Roberto Romano.
Aguardo confirmação.
Pe. Tiago Thorlby - CPT-PE.
-

From: Roberto Romano da Silva
Date: Tue, 16 Sep 2008 14:55:56 -0300
To: James Thorlby
Conversation: paulo freire
Subject: Re: paulo freire

Padre Thorby: luto desde a juventude pela liverdade de pensamento e de ação. Por tal motivo, passei tempo na cadeia, na epoca da ditadura e fui perseguido de todos os modos, incluindo a perda de emprego.Creio ter direito de pensar do modo que pareça de acordo com minha consciência, pela qual só devo justificações a Deus.

Sua mensagem, para que fosse justa e verdadeira, deveria antes de tudo me perguntar sobre as causas do artigo que escrevi na Folha contra Paulo Feire. Depois, me perguntar sobre os motivos da critica. Mas claro, isto supõe justiça e boa fé.

Não precisa torcer mais. O indicado sou eu mesmo. E continuarei pensando segundo minha consciência e o que aprendi no Evangelho : "seja o teu sim, sim o teu não, não".

Não existe homem nenhum incriticável, salvo para os sectários. Como sou católico e não pertenço a seitas, estou no direito de criticar quem quer que seja. Não é ético, nem aqui nem em Pernambuco nem em sua terra,que um concurso público tenha na bibliografia obrigatória as obras do secretário que o promove.

Então façamos assim: Vossa Revendissima deve parar de escrever bilhetes supostamente amigáveis para mim, e engrossar o coro dos que estão dizendo o diabo e mais alguma coisa contra mim.

Afinal, no Juizo, V.Revendíssima será chamada a testemunhar a justiça. E naquele dia ser-lhe-á perguntado se ouviu os acusados, antes de aumentar o coro dos que o condenam, por acepção de pessoas.

E aguardo que V. Reverendissima saiba respeitar, pelo menos, a privacidade da correspondência pessoal, e evitar bilhetes como o abaixo, que cheira muito a Inquisição, só que nada santa.
Roberto Romano

Arquivo do blog