Powered By Blogger

terça-feira, março 20, 2007








20/03/2007 - 19h02
Base governista consegue aprovar recurso do PT contra CPI do Apagão

ANDREZA MATAIS / GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, Brasília

Depois de muita discussão e bate-boca, a base governista conseguiu aprovar na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara o recurso do PT que suspende a instalação da CPI do Apagão Aéreo. Com 39 votos favoráveis e 21 contrários, a CCJ aprovou o relatório do deputado Colbert Martins (PMDB-BA), que não viu "fato determinado" para a instalação da CPI.

O relatório de Martins segue agora para votação no plenário da Câmara. A expectativa é que a base governista --fortalecida pela adesão do PMDB ao governo de coalizão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva-- consiga enterrar a CPI do Apagão Aéreo no plenário da Casa.A aprovação do relatório de Martins pode ser considerada uma vitória para o Planalto, que rejeita a CPI com o argumento que ela será usada como palanque para a oposição fazer ataques ao governo Lula. A reunião da CCJ que aprovou o relatório contra a CPI foi retomada após uma manobra da base governista, que conseguiu suspender a ordem do dia por falta de quórum. A sessão, iniciada por volta das 9h30, foi suspensa por conta do início da ordem do dia.

Voto do relator

Em seu voto, Martins defende que a CPI não seja instalada por não ter cumprido requisitos previstos pelo regimento da Câmara e pela Constituição. O deputado alega que o requerimento que pede a abertura da CPI não obedeceu três itens fundamentais: não trouxe a indicação do número de membros da comissão, não indicou o prazo em que a CPI funcionaria, além de não estabelecer fato determinado para a instalação da comissão. "Fatos vagos ou imprecisos, bem como meras conjecturas, não podem constituir objeto da investigação parlamentar. Para a efetivação do direito da minoria, éindispensável que se encontrem presentes os requisitos para a instauração da investigação", disse Martins.
===========================

Comentário: o "fato determinado" surgirá apenas no dia em que os senhores governistas tomarem um avião, depois de 10 horas de espera em aeroportos infectos e, após horas voando sobre Brasilia, a aeronave cair diretamente sobre as cupulas do Congresso, remetendo os passageiros, sem escalas, para a morada cujo nome é Pandemonio. Só se espera que não estejam entre os passageiros cidadãos e cidadãs "comuns", pagadores de impostos dezzztepaís.

Que se vayan todos....

Agora, quanto à oposição de Sua Majestade, claro que os esforços para investigar o governo não recebem incentivo. Afinal, viajar de Aerolula é sempre uma possibilidade, não é mesmo ?

RR

Arquivo do blog