Powered By Blogger

quinta-feira, março 29, 2007

ENTAO TA, AGORA CONTA OUTRA....

29/03/2007 - 11h30
"Que não seja 'chapa-branca'", diz Lula sobre projeto de nova TV
Da Redação
Em São Paulo

Em solenidade no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu posse nesta quinta-feira a cinco ministros e, durante seu discurso, quando falava das atribuições do novo Ministro da Comunicação Social, Franklin Martins, comentou o projeto de criação de uma nova TV pública. "Que não seja uma coisa chapa-branca. Gente puxando o saco não dá certo", disse Lula. "Não é uma coisa para falar bem do governo ou mal do governo. É para apresentar a informação como ela é, sem pintar de cor de rosa. Mas sem pichar", disse Lula.

Segundo Lula, a TV pública poderá fazer o que muitas vezes a televisão privada não faz, e que a idéia não é competir com as TVs privadas. "Nós estamos pensando em ter uma TV pública educativa, que possa fazer o que muitas vezes a televisão privada não faz. E quem sabe a gente possa fazer parceria com tudo o que já existe neste País - TV Câmara, TV Senado, TV Congresso, TV Educativa nos Estados. Não vamos inventar a roda". "O que nós queremos é dar oportunidade para um jovem que queira aprender português possa ter aula de português às 9h da manhã, às 11h. Que as pessoas possam assistir a uma peça de teatro pela televisão a uma hora da tarde, ao meio-dia. Que a gente possa ensinar espanhol, ler inglês, que a gente possa ensinar matemática. Que a gente possa ter uma imensa atividade cultural", explicou.

Franklin Martins, além de cuidar da relação do governo com a imprensa, e da publicidade oficial, será o responsável pela implantação da TV pública do Executivo.A idéia de criação de uma TV pública -e as diretrizes sob as quais ela funcionaria- tem sido bastante debatida nas últimas semanas, e chegou a ser motivo de um bate-boca entre o Ministro das Comunicações, Hélio Costa, e o embaixador da Venezuela no Brasil, Julio García Montoya, depois que o brasileiro disse que a TV pública nacional não seria "estatal" e partidária, como a de Hugo Chávez, presidente venezuelano.Além de Franklin Martins, que assume um ministério novo no quadro do governo, foram empossados: Carlos Lupi (Trabalho), Miguel Jorge (Desenvolvimento, Indústria e Comércio), Alfredo Nascimento (Transportes) e Luiz Marinho (Previdência)."Estou gostando desse negócio de dar posse a ministro. A casa sempre fica cheia", brincou o presidente, que promoveu nesta quinta-feira, a dois dias do quarto mês do ano, a terceira parte da reforma ministerial para o cumprimento de seu segundo mandato. E o processo ainda não está completo: está prevista para a próxima terça-feira a posse de Pedro Brito (PSB) na recém-criada Secretaria Nacional de Portos -anteriormente, os portos eram de responsabilidade do Ministério dos Transportes.

Arquivo do blog