Powered By Blogger

sábado, março 17, 2007

E bom final de semana para todos!








17/03/2007 - 16h09
Balbinotti desiste de indicação para o Ministério da Agricultura


KENNEDY ALENCAR


O deputado federal Odílio Balbinotti (PMDB-PR) comunicou à cúpula do PMDB que desistirá ainda neste sábado da indicação para o Ministério da Agricultura. O noticiário negativo do final de semana mais o temor de um desgaste político prolongado para o governo, o PMDB e o deputado levaram Balbinotti à desistência. Balbinotti divulgará nota em breve. O presidente do PMBD, Michel Temer, discutirá com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na segunda-feira uma nova indicação. A posse de Balbinotti estava marcada para a próxima quinta-feira. No entanto, desde a quarta-feira passada, quando Lula acertou a indicação do deputado para a Agricultura, Balbinotti está sob fogo cerrado.


Tramita no STF (Supremo Tribunal Federal) um inquérito sigiloso que investiga a suspeita de falsidade ideológica e de crime contra a fé pública. A suspeita é que ele teria forjado documentação para obter empréstimo do Banco do Brasil. Na atual fase, o inquérito aguarda a documentação oficial do empréstimo para perícia técnica. Ou seja, confirmar ou não a falsificação. Depois, o Ministério Público Federal decidiria se oferecerá denúncia ou não ao Supremo. Feita a denúncia, caberia ainda ao STF rejeitá-la ou aceitá-la.

Balbinotti argumenta que não há, portanto, uma acusação formal contra ele, mas suspeitas em investigação e sobre as quais ele se diz tranqüilo. Além do aspecto legal (a possibilidade de uma denúncia), o desgaste político preocupou a cúpula do PMDB e o próprio Lula, este em menor grau, para surpresa dos peemedebistas. Na conversa em que foi apresentado a Lula, na manhã de quinta-feira, Balbinotti contou que começou aos 10 anos a trajetória de menino pobre para homem rico.

O presidente comentou com ministros que gostou do "jeitão" de Balbinotti. Na sexta, diante de um noticiário negativo, o presidente do PMDB, Michel Temer (SP), procurou Lula, para deixá-lo à vontade a respeito de eventual substituição. O próprio Balbinotti pediu ao peemedebista que dissesse ao presidente que, se ele desejasse, poderia trocá-lo. Lula, então, teria resolvido aguardar 48 horas para tomar uma decisão. Mas Balbinotti e o PMDB se anteciparam para evitar desgaste.

Arquivo do blog