Powered By Blogger

domingo, março 25, 2007

Quando eu era criança, existia uma pinga chamada "providencia". Sempre que algo ocorre no pais, as autoridades tomam...providencia!

25/03/2007 - 14h16
Ministro pede investigação e punições por atrasos em Cumbica

Publicidade

da Folha Online

O ministro da Defesa, Waldir Pires, pediu investigação e demissão dos responsáveis pelos atrasos ocorridos em vôos no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo), neste fim de semana. A determinação foi enviada ao presidente da Infraero, José Carlos Pereira. Ontem, a pista ficou fechada por quase seis horas. Hoje, foram mais duas horas sem pousos e decolagens, apesar de o aeroporto ter um equipamento que permite a aproximação e o pouso dos aviões mesmo com a visibilidade baixa."É justamente isso que será investigado. Os equipamentos foram danificados por um raio há mais ou menos duas semanas, mas consertados em seguida. Eles só não estavam operando porque o avião laboratório da FAB [Força Aérea Brasileira] não pôde ser usado para testá-los", diz o presidente da Infraero --estatal que administra os aeroportos brasileiros.

O equipamento, chamado ILS, opera em duas categorias, de acordo com a visibilidade. O problema em Cumbica aconteceu no sistema que operava na categoria dois --que auxilia os pilotos quando a neblina é mais intensa. "O avião da FAB que teve problemas durante o teste e o equipamento não pode operar sem que ele seja avaliado", afirma Pereira.O fechamento da pista obrigou os pilotos de 27 vôos --16 ontem e 11 hoje-- a desviarem para os aeroportos de Viracopos (95 km a norte de São Paulo) e Galeão, no Rio. Ontem, passageiros de um vôo que vinha de Milão para Guarulhos só desceram do avião depois de 13 horas de atraso.

Providências

O presidente da Infraero promete enviar ao ministro as primeiras informações sobre os atrasos ainda na manhã de segunda-feira (26). "Já saberemos quem estava [no controle em Guarulhos] e o que foi feito. A sindicância deve terminar em três dias", conclui o brigadeiro.


========

A razão de Estado dos governos brasileiros. E quem paga impostos, que tome providência!

Arquivo do blog