Powered By Blogger

segunda-feira, novembro 19, 2007

COMUNICADO AOS AMIGOS, COM ALEGRIA RECEBEREI A MEDALHA.


Obrigado Roque Sponholz! "Amigo é coisa pra se guardar, debaixo de sete chaves dentro do coração..."
Um abraço!
Roberto


B´nai B ´rith

COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS



PROFESSOR ROBERTO ROMANO- UNICAMP






“MEDALHA DE DIREITOS HUMANOS” DA B’NAI B’RITH DO BRASIL - 2007



A B’nai B’rith, que significa Filhos da Aliança, fundada há 164 anos e presente no Brasil há 75, é a mais antiga e maior entidade judaica internacional que promove, educa e trabalha politicamente pelos Direitos Humanos. Temos presença em 54 países, assento permanente, como Organização Não Governamental na ONU, na Organização dos Estados Americanos, na Comunidade Européia e no Mercosul. Nestas Organizações participamos ativamente, lutando pela adoção de políticas e resoluções que apóiem as minorias em seus direitos e deveres no convívio social, incluindo a integração do Estado de Israel no contexto das Nações, procurando caminhos e alternativas sadias que conduzam à Paz na região.



O objetivo é um mundo melhor, mais eqüitativo e mais justo para todos, através de uma atuação política não partidária. Composta por voluntários atua nas áreas de saúde, educação e bem-estar social, através do trabalho conjunto com diversos setores da sociedade. B´nai B´rith significa Filhos da Aliança. Na Aliança entre o homem e seu Criador está inserida a mensagem do monoteísmo ético, e sua missão é disseminar a Paz e a Justiça Social.


Instituída pela B’nai B’rith em 1967 e idealizada pelo consagrado artista e arquiteto LIVIO LEVI, A “Medalha de Direitos Humanos” da B’nai B’rith do Brasil, destina-se a homenagear personalidades de destaque na vida brasileira que, no decorrer do período que entremeia as Convenções Nacionais desta entidade, tenham tido uma atuação destacada no campo da promoção e defesa dos “Direitos do Homem”.


Concedida pela primeira vez em 1967, ao jornalista Júlio Mesquita Filho, a Medalha de Direitos Humanos foi conferida em anos subseqüentes ao poeta Castro Alves (in memorian); à FUNAI, na pessoa do então ministro, General Costa Cavalcanti; ao Movimento Brasileiro de Alfabetização - MOBRAL, na pessoa do Ministro da Educação Ney Amintas de Barros Braga; à escritora Rachel de Queiroz; ao Ministro Afonso Arinos de Melo Franco; à fundação Roberto Marinho, na pessoa de Roberto Marinho; ao escritor Austregésilo de Athayde; ao Ministro Dilson Funaro; ao jornalista Manoel Francisco do Nascimento Brito, Diretor-Presidente do Jornal do Brasil; à Força Expedicionária Brasileira, através da ANFEB-Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira; ao Ministro dos Esportes, Edson Arantes do Nascimento, à Profª Ruth Cardoso pela instituição do programa Comunidade Solidária; à Dra. Zilda Arns Neumann - Pastoral da Criança e na última Convenção em 2001 ao Deputado Federal Paulo Paim, em 2003, Dr. Ibsen Valls Pinheiro, Secretário Estadual da Comunicação Social e em 2005 Ministro do Superior Tribunal Dr. Maurício Corrêa.

Foi escolhido para ser homenageado em 2007 o Professor Roberto Romano do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP. Pelo seu intenso e frutífero trabalho sobre Ética, Democracia, Direitos Humanos e Defesa do Ensino Público. A Medalha será entregue em Solenidade a ser realizada na sede da B’nai B’rith do Brasil, Rua Caçapava, 105, São Paulo, no dia 1° de dezembro às 20:00 horas no encerramento da 18ª Convenção Nacional.

Representada em uma das faces da Medalha de Direitos Humanos, a efígie do candelabro de sete braços - a MENORÁ - o mais antigo símbolo do judaísmo levado posteriormente para o primeiro Templo erigido para o culto de Deus em Jerusalém - representa para a B’nai B’rith a missão de espalhar e desenvolver a Luz, a Justiça e a Paz, com Beneficência, Fraternidade e Harmonia, sob o manto incontestável da Verdade.


São Paulo, 18 de novembro de 2007


Alberto Liberman

Diretor Nacional de Direitos Humanos da B’nai B’rith do Brasil

Arquivo do blog