"O cara vai livrar o Renan, vai aprovar a prorrogação da CPMF, vai para o terceiro mandato ou no mínimo aprovar uma esticada do atual por mais um ano, enfim, com este congre$$o e com este povinho alimentado com bolsa esmola, vai fazer o que bem entender. Aliás, vai fazer o que a "famiglia" ddd (dirceu, dilma e dulci) quiser.A verdade é que o mensalão, de um escândalo, passou a ser uma instituição."
CARO AMIGO ROQUE SPONHOLZ:
PENSAR E SER RETO, NO BRASIL, É TAREFA DIFICIL. HÁ BOM TEMPO LUTO CONTRA AS COISAS DO PODER E DOS SEUS APROVEITADORES. E RECEBO IRONIAS, PERSEGUIÇÕES, AMEAÇAS, ETC. QUANDO NO HORIZONTE SURGE UM INDIVIDUO OU GRUPO, OU PARTIDO, OU SEJA LÁ O QUE FOR A FALAR SOBRE RESPEITO, ÉTICA, ETC., CAIMOS COMO UM PATINHO NA CONVERSA, PORQUE NÃO AGUENTAMOS A IGNOMINIA DE NOSSA GENTE. E SEMPRE DEPOIS DAS PROCLAMAÇÕES ÉTICAS OS MESMOS INDIVIDUOS, GRUPOS, PARTIDOS OU SEJA LÁ O QUE FOR, ABREM A BOCARRA CANALHA, NUM ESPASMO DE GOZO, A NOS DIZER COM O QUE IMAGINAM UM SORRISO :"IDIOTAS, EU OS ENGANEI DE NOVO". HOJE É APENAS UM EPISÓDIO A MAIS NA HISTÓRIA BRASILEIRA DA INFÂMIA.
UM ABRAÇO, CARO ROQUE! PELO MENOS, VOCÊ NOS DÁ ALEGRIA E NOS AJUDA A PERCEBER O RIDICULO DOS PODEROSOS DE PLANTÃO !
ROBERTO ROMANO
SEGUE ABAIXO UM ARTIGO PUBLICADO NA FOLHA DE SÃO PAULO, ONDE HOJE SOU PERSONA NON GRATA (MEU NOME É VETADO NAQUELE PERIODICO, COMO NA ERA DA DITADURA). O TEXTO FOI REPUBLICADO NO JORNAL DA CIÊNCIA, ONDE HOJE, TAMBÉM SOU PERSONA NON GRATA.
ENQUANTO EXISTIR ÂNIMO, ESCREVEREI, MESMO QUE EM FRAGMENTOS DE PAPEL JOGADOS AO VENTO.
POIS O VENTO É ALMA. ALGO QUE FALTA AOS SUPOSTOS SERES HUMANOS QUE MILITAM NA POLÍTICA REALISTA BRASILEIRA, CUJOS PRINCIPIOS ESTÃO POSTOS, SEMPRE, NA BACIA DAS ALMAS.
RR
====================================
JORNAL DA CIÊNCIA NÚMERO 2371, de 24 de Setembro de 2003.
Sacrifício do intelecto, artigo de Roberto Romano
A tradição oficialista ordena que as espinhas se curvem, sempre que um novo inquilino se instala no poder
Roberto Romano, professor titular de Ética e Filosofia Política na Unicamp, autor de 'Moral e Ciência - A Monstrosidade no Século XVIII' (Ed. Senac, SP), membro do Conselho Editorial do 'Jornal da Ciência'. Artigo publicado na 'Folha de SP':
As zumbaias que parte dos setores universitários entoa para o governo federal, o silêncio diante da truculência nos cortes no setor de educação e de C&T, os acordos travestidos de 'negociações políticas' que cooptam muitos intelectuais lembram os ritos que impeliram pessoas brilhantes como Martin Heidegger ao louvor do autoritarismo.
As verbas são parcas e o verbo livre torna-se mercadoria rara e caríssima, paga com a segregação e o anátema. 'Não há sacrifício do intelecto que satisfaça às insaciáveis exigências da falta de espírito' (Theodor W. Adorno).
Estas frases ecoam as advertências de Max Weber sobre a ciência enquanto vocação, texto que deveria ser obrigatório nas Universidades brasileiras.O sacrifício do intelecto é exigido pelas igrejas e partidos políticos, mas também molda as seitas universitárias. O lado ritual da coisa surgiu no passado remoto, pois os deuses têm fome de corpos humanos, sobretudo da caixa onde se aloja o cérebro. Mas a exigência de abandonar idéias em função de cargos estatais, ministérios eclesiásticos, prestígio acadêmico é recente. Ela vem com o nascimento de refinadas burocracias, a secular e a espiritual.
Nelas se concentraram nos dirigentes o poder de exigir que dogmas sejam impostos e assumidos pelos subordinados. A regra de ouro para a seleção dos funcionários encontra-se na submissão aos preceitos verticais do mando.Veleidades de autonomia noética trazem anátemas, silêncios, solidões. Spinosa conhecia tal prisma ao recusar a cátedra de Heildelberg.
O príncipe pediu-lhe 'apenas' o sacrifício de não incomodar as verdades religiosas. 'Desconheço limites para a minha liberdade de pensar.' Agraciado com os vitupérios de políticos e de reverendos, o pensador escreveu a mais rigorosa ética moderna.
Antes da Revolução Francesa, a igreja exigiu de seus pensadores a plena alienação intelectual. No século 18, o papa Clemente 13, temendo o laicismo e o pensamento ateu, redigiu a encíclica 'Quantopere Dominus Jesus', dizendo aos fiéis que a fome da verdade é natural, mas que o espírito santo deseja que ela seja refreada. E ordenou o pontífice que as pesquisas fossem até os limites permitidos pela autoridade religiosa.
Graças às críticas do cardeal Passionei, o documento não foi publicado. O mundo católico ainda não era refém da burocracia curial. Mas logo vieram a 'Quanta Cura' e o 'Syllabus', que proibiram o pensamento autônomo e denunciaram a 'liberdade de perdição'. Para fugir daqueles pecados, só o sacrifício do intelecto. Estavam prontas as bases para o reinado do cardeal Ratzinger e de João Paulo 2º.
No Estado, desde o Termidor, passando pela censura napoleônica e chegando ao totalitarismo do século 20, a norma foi a renúncia ao intelecto pessoal. E surgiu a cultura dos militantes com a sua lógica ensandecida. Tal imposição une-se à exigência do silêncio obsequioso. Immanuel Kant sofreu a censura e, segundo Domenico Losurdo, internalizou-a. Ao contrário de Espinosa, o 'chinês de Konigsberg' valorizava a cátedra e já estava imbuído do espírito burocrático universitário. Liberdade, para ele, apenas fora do mundo oficial.
Lyssenko foi um caso espetacular de sacrifício do intelecto somado ao silêncio obsequioso dos cientistas soviéticos e ocidentais que ajudaram Stálin. Sem os dois elementos, muito certamente a política socialista conheceria outros rumos. Mas a tolice do governante foi aplaudida pelos acadêmicos, o que os tornou mais culpados do que o próprio autocrata.No Brasil, a crítica recebe veto perene. A tradição oficialista ordena que as espinhas se curvem, sempre que um novo inquilino se instala no poder. A crítica e a oposição constituem mau gosto e devem ser banidas dos campi e dos laboratórios.
Quando Fernando Henrique presidia o país, escrevi, nesta coluna, um artigo intitulado 'O PT e a dignidade da oposição'. Nele, criticava autoridades que ironizavam aquele partido. Hoje, noto que a mente dos que ocupam o poder é a mesma. A forma é petista, mas o conteúdo tem o sabor do oficialismo.
Na época, a imprensa e os intelectuais eram valiosos para o PT. Hoje, com verbas imensas e Duda Mendonça, quem no governo precisa de crítica? Apagar o que se produziu é o primeiro passo para a boa acolhida entre os cortesãos. E pobre de quem ergue a espinha e a face! Enquanto essa mentalidade imperar entre políticos e universitários brasileiros, vários Lyssenko serão paridos entre nós.Pensamento e ciência são riquezas que não podem ser alienadas, por mais sublime que seja a 'causa' alegada. O respeito pela diferença integra a democracia.
Quem recusa esse ponto, adestra-se para aceitar com louvores os piores golpes contra os cidadãos. Silêncios obsequiosos e sacrifício do intelecto geram apenas servilismos, como assistimos em nosso país desde o século 16.
(Folha de SP, 24/9)
Roberto Romano Moral e Ciência. A monstruosidade no sec. XVIII
Silence et Bruit. Roberto Romano
FILOSOFIA. ROBERTO ROMANO
Blog Perolas Alvaro Caputo
Blog do Orlando Tambosi
República Blog de Itapeva
Filosofix
Blog Marta Bellini
Blog Panorama Mário Araújo Filho
ZGuioto
Roque Sponholz
Roberto Romano : "Direito Natural e Democracia em Spinoza". No Foglio Spinoziano (Italia).
The classics page: AD FONTES ACADEMY
Wikipedia (textos em latim, inclusive de Spinoza)
Movimentos democráticos precisam resgatar o sentido dos partidos politicos
VOTO SECRETO CONDUZIU A GOLPE DE ESTADO, CORREIO CIDADANIA
Roberto Romano-A Igualdade.Considerações Críticas
Roberto Romano "Reflexão sobre o Estado e os Juízes".
Classici Italiani
ESSAI SUR L ´ORIGINE DES LANGUES-ROUSSEAU
DMOZ- Texts Philosophy
Escola Superior da Procuradoria Geral do Estado/São Paulo
Dicionário Saglio (latim)
TEXTOS VÁRIOS +Spinoza
SPINOZA
O Declinio do Marxismo
Blog de Catherine Kintzler
King James I
PINTORES DE DIDEROT
Agora Enciclopédia
Renaissance
Textos Antigos e Modernos
Rousseau Vaughn
E TEXT ORG.
Escritos Revolução Inglêsa
National Security
Corpus Thomisticum
Arquivo do blog
-
▼
2007
(1371)
-
▼
novembro
(70)
- OS GOLPISTAS.
- Sem título
- Para os meus dois leitores segue, como e a minha m...
- Sem título
- Sem título
- O GOLPE EM ANDAMENTO, NO BLOG DE MARTA BELLLINI
- NOTICIAS ENVIADAS POR UM AMIGO, COM COMENTARIOS EX...
- Sem título
- Sem título
- Sem título
- Correio Popular de Campinas, 07/11/2007. Os trapac...
- O Garotinho de Ouro vai para as companhias de avia...
- Sem título
- Sem título
- Pedir respeito e democracia para um ditador idiota...
- Sem título
- Sem título
- No Blog Perolas de Alvaro Caputo, o bom humor para...
- DE UM AMIGO CHEGA O ARTIGO ABAIXO, IMPORTANTE BUSC...
- Sem título
- Correio Popular de Campinas, 13/11/2007. Metafisic...
- Sem título
- NADA A COMEMORAR, MUITO PELO CONTRARIO.
- Sem título
- Avaliaçao pelos "pares" (de chinelinhos ao jeito d...
- Premio Garotinho de Ouro para todos os que defende...
- FIM DE POLEMICA.
- Sem título
- Uma charge de Sponholz e um artigo meu, ja velho, ...
- Para escapar dos slogans, um artigo sobre o "ensin...
- Leio, neste momento, com muita atenção, uma coletâ...
- Para saber um pouco mais sobre Vallauri (autor do ...
- ENVIADO POR ALVARO CAPUTO, NESTE DOMINGO.
- De Antonio Romane, uma anedota (com pequenas varia...
- COMUNICADO AOS AMIGOS, COM ALEGRIA RECEBEREI A MED...
- Sem título
- COMUNICADO DA B nai B rith sobre outorga de medalha.
- Golpes e poder eterno
- Sem título
- Sem título
- Sem título
- No Blog Panorama, de Mario Araujo Filho, as agonia...
- PARABENS SEBASTIAO LOUREIRO, PELA FILHA CAÇULA! QU...
- JUSTIÇA? JUSTIÇA? JUSTIÇA?
- JUSTIÇA? JUSTIÇA? JUSTIÇA?
- O PREMIO "GAROTINHO DE OURO" DE HOJE FOI REPARTIDO...
- E A NOVA DENUNCIA DO PROCURADOR DA REPUBLICA, HEIN...
- Villas Boas no JB e no Blog Perolas de Alvaro Capu...
- Seleçao de noticias, trazidas pelo Blog Perolas, d...
- E pensar que os hierarcas do Brasil me consideram ...
- Nao contaram para Chavez a anedota de Stalin. Dest...
- LEIA NO BLOG PANORAMA DE MARIO ARAUJO FILHO, A ENT...
- GEMEOS, MAS NAO DIGA POR FAVOR, QUE SE TRATA DE PT...
- HITLER TAMBÉM SE DISSE OPERÁRIO (O QUE ERA UMA VER...
- No Blog de Orlando Tambosi....
- Sponholz ....
- Sem título
- NO BLOG PEROLAS, DE ALVARO CAPUTO, O DESTAQUE:L., ...
- PEQUENAS FARSAS E TRAGÉDIAS Celso Lungaretti (*) E...
- Sem título
- CORREIO POPULAR de Campinas, 28/11/2007
- Sem título
- 1) E quem irá investigar a responsabilidade da Jui...
- PELA CARTA DA GOVERNADORA CAREPA AO POLICIAL DEMIT...
- DE UM AMIGO, CHEGA ESTA ENTREVISTA. CONFESSO QUE A...
- Semana passada, sumiram estas flores. Ano que vem,...
- Sem título
- No site Congresso em Foco
- Sem título
- PREMIAÇÃO: GOVERNADORA DO PARÁ RECEBERÁ HOMENAGEM ...
-
▼
novembro
(70)