Powered By Blogger

sexta-feira, novembro 23, 2007

No Blog Panorama, de Mario Araujo Filho, as agonias da ex-querda.

Jornal O NORTE

João Pessoa, Quinta-Feira, 22 de Novembro de 2007

Avenzoar deixa o PT e critica dirigentes

DESFILIAÇÃO Ex-deputado acusa o partido de não reservar mais espaço para
quem vive do trabalho e quem luta pelas causas sociais
Paulo de Pádua
padua@jornalonorte.com.br

"O Partido dos Trabalhadores da Paraíba não tem hoje mais espaço para quem vive do trabalho e luta pelas causas sociais. É um ambiente para quem vive de renda. Então, eu hoje estou a procura de um espaço que seja coerente". Foi o que declarou o ex-deputado federal Avenzoar Arruda que entregou no final da tarde de ontem sua carta de desfiliação dos quadros do PT.
Ele deixou claro que sua saída do PT não é um ato emocional, mas um ato racional, quevinha sendo avaliado, pensado e estudado há mais de dois anos. Avenzoar Arruda não poupou críticas a postura adotada pelos que comandam a legenda no Estado de não quererem apresentar candidatos, por exemplo, para concorrer a majoritária nas eleições do próximo ano.

O parlamentar disse não acreditar muito em partido que não se interessa em lançar candidaturas próprias em processos eleitorais. "Conheço mil exemplos de partidos que não conseguiram sobreviver e se acabaram por não apresentar candidatos nos principais municípios da Paraíba", desabafou ele. Avenzoar entende que a sociedade, de um modo geral, precisa fazer uma autocrítica do processo recente da esquerda.

Na carta de desfiliação entregue a Direção Estadual Avenzoar destaca, entre outras coisas, que "um socialista convicto tem muitas dificuldades em militar dentro de um partido que defende o capitalismo com algumas ressalvas". O ex-petista acredita que, agora, o PT ficará livre de um militante que insiste em incomodá-lo com idéias como igualdade social, método dialético, luta de classes, independência em relação aos partidos da classe dominante e outras tantas coisas incômodas ao senso comum partidário".

Avenzoar ressalta , no documento, que "também ficará livre, ao mesmo tempo, para agir de acordo com sua consciência, sem precisar justificar questões que o incomodam como, por exemplo, um terceiro mandato para Lula, uma nova reforma da previdência que reduz direitos, uma política econômica que preserve interesse do capital financeiro nacional e internacional e o apoio às forças políticas conservadoras em troca de espaços fisiológicos".

Na carta, ele lembra que sua "trajetória no PT foi sempre em defesa de um projeto independente para tentar tirar o povo da Paraíba de um atraso secular. O ex-deputado destaca, no entanto,"que isso não faz mais sentido para o partido". Ainda no documento, Avenzoar ressalta que "no PT de hoje não há mais espaços para quem não tenha condições financeiras de sustentar uma base mobilizável a qualquer tempo, a não ser para aqueles que aceitam essa situação como normal, democrática e digna para um militante, o que não é o meu caso".

SAIBA MAIS

Avenzoar Arruda não esconde o interesse de se filiar no PSOL. Ele comentou que sua filiação vai depender muito dos dirigentes e filiados da legenda. "O partido que eu apoio e simpatizo é o PSOL. Na próxima eleição estarei apoiando os seus candidatos", assegurou. O ex-deputado afirmou que ainda não definiu seu projeto político futuro e se pretende concorrer a algum cargo eletivo nas eleições de 2010. Ele assegurou na carta de desfiliação que "vai continuar nos movimentos sociais,
especialmente no movimento sindical, e que o ingresso em outro projeto de partido político, na sua concepção, é um instrumento fundamental, embora não único, do fazer político".

Avenzoar enfatiza, no documento, "que não reconhece mais o PT e que há, entre ele e o partido, uma incompatibilidade político-ideológica. O PT mudou e deixou de ser o partido que eu ajudei a fundar no Estado e que eu conheci", finalizou.

Arquivo do blog