Powered By Blogger

terça-feira, novembro 20, 2007

COMUNICADO DA B nai B rith sobre outorga de medalha.

B´nai B´Rith Press Especial.

10 de Kislev 5768 20 de Novembro de 2007

B' nai B' rith outorga Medalha de Direitos Humanos
ao Prof. Dr. Roberto Romano, ao celebrar 75 anos
de atuação, dia 1º. de dezembro de 2007


A B´nai B´rith do Brasil decidiu outorgar a Medalha de Direitos Humanos 2007 ao Prof. Dr. Roberto Romano, pelo reconhecido desempenho e sensibilidade como cidadão na defesa da Ética, da Democracia e dos Direitos Humanos.

A solenidade será no dia 1 de dezembro, às 20h30, no marco das comemorações dos 75 anos de existência da B´nai B´rith no País, durante a 18º. Convenção Nacional da entidade em sua sede em São Paulo.

O evento contará com a presença do Presidente da B´nai B´rith Internacional, Moishe Smith, do Vice-Presidente executivo Dan Mariaschin e do Diretor da BB Latino-Americana Eduardo Kohn, e dos co-presidentes da B´nai B´rith do Brasil Abraham Goldstein e Francisco Gotthilf, e será seguido de jantar comemorativo.

Livre docente adjunto e professor titular da Unicamp, o Prof. Dr. Roberto Romano doutorou-se pela Escola de Altos Estudos Sociais de Paris, em 1978. Leciona História da Filosofia Moderna na graduação e Ética e Filosofia na pós-graduação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Assessor do CNPq, Capes, Fapesp, entre outros, coordenou a Frente Nacional em Defesa da Ciência e Tecnologia e foi diretor Associado da Faculdade de Educação da Unicamp.

Presidiu a Comissão de Perícias da Unicamp, no período em que solucionou, de modo positivo, a questão das "Ossadas de Perus". Com cinco livros publicados e participação em vários outros, como colaborador, é autor de inúmeros artigos em revistas especializadas e jornais do País, e profere conferências e palestras no País e no Exterior sobre Ética, Democracia, Direitos Humanos e na defesa do Ensino Público.

Foi distinguido em 2000, pela `Associação Juízes para a Democracia`, como defensor dos direitos humanos no Brasil.

`... no meu trabalho em Filosofia, sempre insiro a estética e a política... para mim, a estética, a política e a ética têm de ser vistas sob o prisma da beleza e da verdade`, afirma no livro Conservadorismo Romântico.

`Outorgar a medalha ao Prof. Roberto Romano é antes de tudo, ao reconhecer o valor do seu trabalho, relembrar a todos o quanto a ética e a moral e a democracia, em todas as organizações, entidades e atividades de nossa sociedade, são fatores importantes e básicos para o estabelecimento de uma sociedade justa e ao sê-lo respeitará e praticará naturalmente os Direitos Humanos para e com todos`, reforça o Presidente da B‚nai B‚rith do Brasil Abraham Goldstein.


Medalha de Direitos Humanos foi entregue a: FEB,
Dra.Zilda Arns,Paulo Paim, Ibsen Pinheiro e Mauricio Correa

Instituída em 1967, a`Medalha Nacional de Direitos Humanos` destina-se a homenagear personalidades que se destacaram no campo da promoção e defesa dos `Direitos Humanos` na vida pública brasileira. O Prof. Dr. Roberto Romano vem se juntar aos agraciados em anos anteriores como a Força Expedicionária Brasileira, Profª Ruth Cardoso pela instituição do programa Comunidade Solidária; Dra. Zilda Arns Neumann - Pastoral da Criança, Deputado Federal Paulo Paim, Dr. Ibsen Valls Pinheiro, Secretário Estadual da Comunicação Social do RS, ambos pela ação nas leis contra o anti-semitismo, e em 2005, ao Ministro e Presidente do Supremo Tribunal Federal Dr. Mauricio Correa.

Representado em uma das faces da Medalha, o candelabro de sete braços - a MENORÁ - o mais antigo símbolo do judaísmo levado posteriormente para o primeiro Templo erigido para o culto de Deus em Jerusalém - representa para a B‚nai B‚rith a missão de difundir e desenvolver a Luz, a Justiça e a Paz, com Beneficência, Fraternidade e Harmonia, sob o manto incontestável da Verdade.



Edição : Lia Bergmann - Assessora de Direitos Humanos e Comunicações da B´nai B´rith do Brasil

Arquivo do blog