Powered By Blogger

sábado, novembro 03, 2007

O GOLPE EM ANDAMENTO, NO BLOG DE MARTA BELLLINI

Comentário: tenho publicado, não por acaso, vários artigos sobre o golpe de Estado. No curso que ministro este semestre, analiso cuidadosamente um a um os escritos clássicos sobre o golpe, de Maquiavel a Naudé, e outros. No caso do governo Lulla, recomendável sobretudo é a leitura do Dezoito Brumário de Luis Bonaparte. Alí Karl Marx (que sabe das coisas) mostra a lógica do golpe de Estado, lógica que se desdobra de instante a instante, de ângulo a ângulo da vida econômicas, social, política, religiosa. Os apaideutos do PT e da base aliada desconhecem os textos de Maquiavel, Naudé, Marx. Eles, no entanto, sabem perfeitamente a prática dos golpes, porque golpistas têm formação necessária para o seu fim: golpeiam os "companheiros" desde o jardim da infância, deste modo se transformam em "lideranças". E aprendem a lição número um dos golpes: é preciso encontrar um grande Napoleão, e os napoleões pequenos (como dizia Victor Hugo). Os petistas têm o seu pequeno Napoleão, a quem se submetem.

Beware the Ides of March !

Roberto Romano





Sábado, 3 de Novembro de 2007

Texto do jornalista Ruy Fabiano, postado no Blog do Noblat

Fatos, versões e circunstâncias

Em política, ensinava José Maria Alckimin, lendária raposa do extinto PSD, vale a versão – não o fato (a frase, inclusive, é de Gustavo Capanema, mas coube a Alckmin difundi-la e apossar-se de sua autoria, comprovando assim a veracidade de seu enunciado).

A partir desse fundamento, a mentira ganha curso legítimo – e, mesmo em alguns casos, foros de nobreza e engenhosidade. Vejamos um caso presente. O deputado Devanir Ribeiro, do PT de São Paulo, elaborou semana passada proposta de emenda constitucional que permite uma segunda reeleição ao presidente da República.

Ou seja, o terceiro mandato presidencial consecutivo a Lula. Esteve com ele na quinta-feira da semana passada, em audiência individual, no Palácio do Planalto, e jura que não tratou do assunto. Vejam o que disse: “Passei no Palácio do Planalto na quinta-feira da semana passada para dar um abraço de aniversário no presidente, já que no dia da festa eu estava no interior de São Paulo”.

Nada mais. Um simples abraço. Vejam bem: o autor de uma emenda constitucional altamente polêmica, que exporá o presidente da República (já está expondo) à suspeita de estar conspirando por um terceiro mandato consecutivo, é anunciada pelo referido deputado, provocando críticas até mesmo em seu partido.

Ele a anuncia pela imprensa (ainda não a apresentou, pois está coletando assinaturas de apoio), recebe críticas, vai ao presidente Lula, dá-lhe um abraço atrasado de feliz aniversário e nem sequer toca no assunto. Nem ele, nem Lula.

Falam talvez do iminente rebaixamento do Corinthians no campeonato brasileiro, da seca em Brasília, tomam um cafezinho e Devanir despede-se como se nada mais houvesse. Claro, claro.
Devanir sabe que nenhum jornalista ou político (incluindo ele próprio) acredita em suas palavras, Mas isso é um detalhe. Importa a versão. E assim ele vai repetindo seus bordões, a imprensa os registrando e os leitores absorvendo-os como se verdadeiros fossem.

Alguns pegam, outros não. São chamados de balões de ensaio. Presentemente (e mais uma vez), está em curso o da segunda reeleição. Se decolar, decolou. Se não, tudo bem. Volta-se a falar em Constituinte para a reforma política – e lá, quem sabe, fala-se novamente em reeleição.

Esta semana, o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, que em breve ocupará interinamente a Presidência da República (Lula vai viajar de novo e o vice, José Alencar, se submeterá a cirurgia), mandou desarquivar outra emenda que permite duas reeleições ao Presidente da República. Não explicou por que o fez, nem ninguém, ao que se saiba, o indagou.

A emenda é de autoria do deputado Fernando Ferro, do PT de Pernambuco. São, portanto, agora, duas emendas na Câmara – uma em tramitação e outra colhendo assinaturas de apoio. E nenhum dos dois proponentes conversou com o presidente Lula a respeito. A que estava arquivada foi desarquivada por iniciativa do presidente da Câmara, homem da intimidade presidencial.

Por que a desarquivou? Por simpatia ao deputado Fernando Ferro? Para quebrar a monotonia dos debates? Lideranças petistas mais renomadas evitam o tema, mas o estimulam nos bastidores. É interessante notar que somente a turma do baixo clero, como os deputados Devanir e Ferro, põe a cara a tapa.

Ontem, o ministro Luiz Dulci, secretário-geral da Presidência da República, tratou o tema com o descaso habitual: “Uma reeleição só basta. É convicção dele [Lula]. Ele tem a convicção de que não é bom para o país. Uma reeleição no máximo.”

Em circunstâncias normais, tal afirmação seria um ponto final no assunto. Mas não é. Não significa, a rigor, nada. Amanhã, o ministro pode dizer exatamente o contrário – não será a primeira vez – e apelará para outra frase clássica da política: o império das circunstâncias. Magalhães Pinto dizia que política é como nuvem: “a cada hora muda a forma” – e, com ela, todos mudam.

Lula finge que não é com ele. Diz que é contra, o que não quer dizer muita coisa. Ele era contra a reeleição – e se reelegeu. Era contra a CPMF – e diz hoje que, sem ela, o Brasil é ingovernável.
Era contra a idade mínima de 53 anos para a aposentadoria, alegando que o trabalhador brasileiro não vive tanto – e, uma vez no poder, aumentou-a para 60 anos (queria, na verdade, 65 anos, mas o Senado reduziu sua proposta). Era de esquerda e hoje diz que ser de esquerda, após os 60 anos, é sinal de demência.

Enfim, Lula mistura fatos e versões com tal freqüência e habilidade que já não vale a pena decifrá-lo. Sua palavra tem prazo de validade curto. O que está claro – para quem sabe ver as nuvens da política – é que a manobra pela segunda reeleição está em marcha. Da segunda para a reeleição sem limites, como a de Hugo Chavez, é questão de tempo.

E haja nuvens, impérios e circunstâncias.

========

Arquivo do blog