Powered By Blogger

segunda-feira, maio 12, 2008

COMENTÁRIO:

NA RELIGIÃO DO ESTADO SOVIÉTICO, SOB STALIN, O JORNAL MAIS MENTIROSO DA HISTÓRIA DA IMPRENSA, CUJO NOME ERA "VERDADE" (PRAVDA), TROUXE A PÉROLA ABAIXO, COMO ELEMENTO DO "DEBATE" SOBRE O MARXISMO E A LINGUAGEM, DEBATE ILUMINADO PELO GRANDE CIENTISTA E LINGUISTA STALIN. NO TRECHO, SEQUER A DISTINÇÃO TEOLÓGICA ENTRE O ESPÍRITO E A LETRA FOI ESQUECIDA (CLARO, A LETRA SE TRANSFORMOU, BEM METAFÍSICAMENTE, EM "ESSÊNCIA"). AO NEGAR OS DOGMAS, O DOGMA SE IMPUNHA, NO ESTILO PRÓPRIO ÀS HIEROCRACIAS. A VERDADE DO MUNDO TRANSITÓRIO É DITA PELO CAMARADA SUPREMO. QUEM NÃO ATENTA PARA OS SEUS LÁBIOS, PERDE O SENTIDO DA LINGUA (COMO DISSE O SEU CRÍTICO, A NOVILINGUA...) E O SENTIDO DA HISTÓRIA.

A NAU DOS INSENSATOS NÃO SE INSTALOU APENAS NO KREMLIN. ELA PENETROU OS PORTOS DAS CONSCIÊNCIAS DO ORIENTE E DO OCIDENTE. AINDA HOJE, MEIO ENCALHADA, SE HOSPEDA NOS DELÍRIOS DOS QUE SE IMAGINAM DE ESQUERDA E APOIAM UM GOVERNO CONSERVADOR.
COMO SOU CORINTHIANO, SEI QUE RELIGIÃO É ALGO QUE NÃO SE DEVE DISCUTIR. MAS QUANDO A RELIGIÃO SE APRESENTA COMO CIÊNCIA...
RR




"Os textualistas e Talmudistas observam o Marxismo e separam conclusões e fórmulas do Marxismo como uma coleção de dogmas, os quais ´nunca´ mudam, apesar das mudanças no desenvolvimento da sociedade. Eles acreditam que se aprendem tais conclusões e fórmulas ao decorá-las, e as citam em atacado, poderão resolver todo problema, que as fórmulas e conclusões servirão para todo tempo e país, para todas as ocasiões da vida. Mas esta só pode ser a convicção das pessoas que enxergam a letra do Marxismo, mas não sua essência, que aprendem os textos e conclusões e fórmulas do Marxismo, não entendem seu significado.

O Marxismo é a ciência das leis que governam o desenvolvimento da natureza e da sociedade, a ciência da revolução da massa dos oprimidos e explorados, a ciência da vitória do socialismo em todos os países, a ciência da construção da sociedade comunista. Como ciência, o Marxismo não pode permanecer inerte, ele se desenvolve e se aperfeiçoa. No seu desenvolvimento, o Marxismo só pode ser enriquecido por novas experiências, novos conhecimentos —consequentemente, algumas de suas fórmulas e conclusões só devem mudar no transcurso do tempo, só devem ser substituídas por novas fórmulas e conclusões, que correspondem às novas tarefas históricas. O Marxismo não reconhece conclusões invariáveis e fórmulas idem, obrigatórias para todas as épocas e períodos. O Marxismo é inimigo de todo dogmatismo". (28 de julho de 1950, no jornal PRAVDA, 2 DE AGOSTO DE 1950).


FONTE:

J. V. STALIN : MARXISM AND PROBLEMS OF LINGUISTICS

FOREIGN LANGUAGES PRESS- PEKING 1972 - First Edition 1972

[http://www.marx2mao.com/Stalin/Index.html]

Arquivo do blog