Powered By Blogger

sábado, maio 17, 2008

COMENTÁRIO: TEMOS ABAIXO UM EXEMPLO DA RETÓRICA USADA PELOS DEFENSORES DAS COTAS. SEM NENHUM RUBOR, "DADOS" SÃO REFERIDOS, SEM NENHUMA COMPROVAÇÃO. POR HONESTIDADE INTELECTUAL, LOGO DEPOIS DO DEBATE, PEDI AOS RESPONSÁVEIS PELA UNICAMP REFERÊNCIAS SOBRE O SUPOSTO NÚMERO, DE QUE 90 % DOS QUE INGRESSAM NA MEDICINA DA UNICAMP, FEITO NOVAMENTE O VESTIBULAR APÓS UM ANO, SÃO REPROVADOS. NÃO EXISTIU, NÃO EXISTE E NÃO EXISTIRÁ O DADO, PORQUE A PRÁTICA ENUNCIADA PELO REVERENDÍSSIMO JAMAIS EXISTIU. OU SEJA, FOI RETIRADA DO BOLSO CONSAGRADO AO PREJUÍZO DE UMA DAS MAIS SÉRIAS E RESPEITADAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO MÉDICO DO PAÍS. FICA O REPTO: O FRADE DEVE SATISFAÇÕES À UNICAMP E À FACULDADE DE MEDICINA, PELA NÃO VERDADE ENUNCIADA COM TANTA POMPA E TOLICE.

O STF CERTAMENTE PESARÁ TAIS FALAS E PROPAGANDAS, ANTES DE ACEITAR OS "ARGUMENTOS", BOA PARTE DA MESMA LAVRA DO AVENTADO PELO RELIGIOSO, ANTES DE PRONUNCIAR SUA SENTENÇA.
HOUVESSE UM POUCO MAIS DE RESPEITO PELAS POSIÇÕES ALHEIAS, E CERTAMENTE O FRADE NÃO SERIA LEVADO À RETÓRICA MAQUIAVÉLICA POR ELE USADA PARA ACUSAR, SEM PROVAS, A UNICAMP.

ROBERTO ROMANO



Entrevista Rádio CBN –

Debate sobe cotas nas universidades, entre Roberto Romano e Frei David, da Educafro.


“Frei David:... Ora eu pergunto ao Irmão Prof. Roberto Romano, o Senhor tem consciência, o Senhor é um educador, o Sr. sabe que no Brasil a classe média, os ricos, tem escolares particulares que estudam ostensivamente todas as técnicas e estratégias do vestibular. É aquilo que pede as universidades públicas, já os pobres da rede pública, os negros e os indígenas na rede pública estudam simplesmente um conteúdo inferiorizado , ora portanto não há igualdade no vestibular, o vestibular exclui ostensivamente pobre e negro , agora o mais duro também que dizer que o conteúdo cobrado no vestibular é um conteúdo totalmente descartável, você pega os alunos que passaram na Unicamp em medicina uma ano depois, coloca esses alunos na sala de aula, e aplica o mesmo vestibular, pra minha vergonha, como brasileiro, 90 % dos alunos da Unicamp estarão reprovados quando você aplica o mesmo vestibular a eles um ano depois . Então o vestibular é uma vergonha, então eu peço encarecidamente ao Prof. Roberto e demais s intelectuais que mudem o vestibular no Brasil que é o principal instrumento de exclusão do pobre e do negro.

Prof. Romano: Primeiro lugar eu gostaria de ter acesso à pesquisa que fundamentou esse dado que 90 % dos alunos que fazem vestibular um ano depois são reprovados, eu não conheço essa pesquisa, então eu gostaria que o Frei David indicasse a fonte e a prova do que ele diz.

Em segundo lugar, eu sou professor da Unicamp há quase 30 anos, e tenho notado nos últimos quinze anos que a qualidade dos estudantes que entram, inclusive temos pesquisas sobre isso feitas na USP (e na própria Unicamp), e que vêm da rede pública, aumentou e temos alunos que vem da rede pública e que se saem muito bem. Inclusive como testemunho de professor que está toda semana em contato com os alunos, eu posso dizer com muito orgulho que temos alunos que vem da rede publica e que estão se saindo muito bem, ao contrário do que acontecia há quinze anos atrás. Então a realidade é móvel, ela tem determinações diversas e efetivamente o princípio da igualdade não é um princípio para inglês ver, ele é um princípio que deve ser obedecido. Se não obedecermos ao princípio da igualdade nesse ponto, nós não obedeceremos em outro, e aí nós estaremos na terra de ninguém.


Frei David: Olha só, como é que eu vejo, pra minha alegria, agora dia 2 de abril, o supremo tribunal Federal já fez a primeira sessão para julgar as cotas do Brasil. O partido DEM, o partido do PFL antigo entrou com uma ação de inconstitucionalidade contra as cotas e tivemos o voto do Ayres de Brito, uma sumidade de capacidade e ele provou por A mais B que a isonomia no Brasil, ela é teorizada e o fundamental é fazer o que pede a constituição, a verdadeira isonomia consiste em trabalhar para combater as desigualdades, ora se a Unicamp, agora, está provando que os alunos da rede pública estão tendo bom desempenho, o Prof. não disse que no vestibular esse aluno recebe pontuação a mais para compensar a desigualdade que ele sofreu, ele não disse isso, portanto para nossa alegria, por causa da luta do povo pelas cotas e pela inclusão, pela ação afirmativa, as Universidades, como a Unicamp, que ficaram sensíveis a nós estão descobrindo que houve no Brasil grandes injustiças com o vestibular porque excluiu o pobre, excluiu o negro e excluiu o indígena,e o dado bonito é que as mais de 55 universidades e instituições superiores do Brasil que adotaram cotas estão provando e derrubando todo os mitos que os contrários às cotas defendiam, eu até quero saber quais são os mitos que eles ainda têm para ajudá-los a vencerem, mais de dez mitos já foram derrubados, o principio da igualdade, o ministro Ayres de Brito de um voto bonito, brilhante provando que esse princípio não é levado como deveria pelo Brasil, é dizer que isso descrimina, e está provado que a comunidade negra não pode continuar, 97% dos afro -brasileiros nunca colocaram os pés na universidade,que Brasil é este?

Interrompido pelo jornalista (MILTON JUNG, MEDIADOR DO DEBATE, QUE PEDE AO FRADE O RESPEITO AO TEMPO DO OUTRO DEBATEDOR).

Prof. Romano Eu volto a pedir ao Frei David a fonte sobre os 90% que seriam reprovados um ano depois na Unicamp.

Frei David : Dr. Roberto é facílimo basta o Senhor aí fazer a pesquisa na sua universidade...

Prof. Romano Não, não não ..... Reverendíssimo, quando se cita um dado estatístico é preciso dar a fonte, isso se chama honestidade intelectual

Frei David: Pegue aí os alunos de medicina, coloque na sala de aula um ano depois e o Senhor vai ver que vão ficar reprovados... O Reitor da Universidade Federal do Paraná falou, “eu reitor da universidade do Paraná se for fazer o vestibular outra vez eu fico reprovado”.

Prof. Romano: Ainda, frei David fica devendo ao ouvinte bem informado a sua fonte, agora em relação ao Supremo, eu tenho todo o respeito pelo ministro Aires de brito, aliás uma amizade muito grande e eu gostaria de lembrar que ele não é o único integrante do STF, ele se pronunciou mas existem outros e outros e outros ministros e seria prudente esperar o resultado geral do julgamento para se chegar a uma definição consensual sobre o que é certo e o que é errado.


Frei David: Agora, Milton, o que há de mais bonito é dizer o seguinte: as 52 universidades que já fizeram pesquisa vendo o desempenho dos alunos que entraram nas universidades com cotas , as 52 universidade estão provando que os alunos pobres, os alunos negros que entraram com cotas ,estão tendo hoje, após um ano em sala de aula com os alunos da classe média , estão tendo notas superior acadêmicas aos demais alunos, ora gente se está sendo provado que os alunos pobres e negros estão tendo notas superiores, inclusive na Unicamp, porque insistir com o vestibular excludente? Por que não trabalhar pra mudar o vestibular?"

Arquivo do blog