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quinta-feira, setembro 20, 2007

De Roseli Fischmann, recebo os documentos abaixo. Peço perdao ao leitor, mas se trata de um atentado a mais ao direito publico.

Roseli Fischmann
20 Sep 2007 09:05:28 -0300
Assunto: Cobertura da mídia sobre o projeto Deus na Escola

A Folha de S.Paulo está cobrindo hoje o tema do absurdo projeto "Deus na Escola", aprovado na Assembléia Legislativa de S.Paulo e que, como alguns colegas confirmaram após a mensagem anterior, foi aprovado em 28 de agosto, tramita ainda internamente na ALESP, para a seguir ir à sanção/veto do Governador Serra. A CBN/Heródoto Barbeiro ontem entrevistou a deputada que apresentou o projeto (que declarou que a "matéria" poderia ser dada por "qualquer um", até "pelos próprios pais dos alunos na escola"). Hoje a entrevista foi comigo, e o Heródoto procurou frisar o signficado do Estado laico na escola, afirmei que o projeto é inconstitucional ao propor "conteúdo homogêneo para todas as crenças" - e bancado pelo
bolso do contribuinte. O Heródoto perguntou se, por hipótese, fosse constitucional, se seria exeqüível, e eu disse que é justamente por ser inexeqüível, por ser impossível conciliar conteúdos de religiões tão diferentes, que é inconstitucional, que viola as religiões/denominações. O exemplo que tomei foi a partir do próprio conceito de Deus, diferente entre as monoteístas, não atende às politeístas e distante das religiões que sequer se valem de uma divindade - e o Heródoto completou "como o budismo". Como ele abrira a matéria propondo que as pessoas se dirigissem aos deputados, propus que complementarmente e mais importante neste momento, era que se dirigissem também e em particular ao governador.

Ontem a Rede Record confirmou que veicularia matéria a respeito, gravou entrevista comigo, já havia gravado com a deputada, mas não cheguei a assistir, seria no jornal das 20h. Se conseguir a transcrição, enviarei a todos. Estou juntando aqui o arquivo da matéria da Folha de S.Paulo, para os que não têm acesso ao jornal, e gostaria de sugerir novamente que
todos os que possam fazer algo a respeito, que se movimentem nessa direção, em particular com relação a mostrar ao Governador Serra como o veto a esse absurdo é o esperado. Estou anexando também o material que se refere ao manual de mesmo nome do projeto aprovado nesse PL, que foi utilizado em Sorocaba e a que a FSP faz menção, porque considero relevante partilhar esse resultado de pesquisa que venho desenvolvendo com alguns colegas, mesmo antes de resultados analíticos finais, pois há urgência.

É de interesse de todas as minorias religiosas, pois constitui grave violação do direito à liberdade de crença, como jamais aconteceu antes, merecendo toda mobilização para que seja vetado pelo Governador - lembro que a deputada é, no momento, líder do PSDB na ALESP. Para o conhecimento científico é desastroso, porque desaparece o espaço do pensamento e da criação científica. Para a ética, é devastador, porque a única justificativa para que os seres humanos se
respeitem, é o recurso à divindade. Sobretudo às companheiras do movimento de mulheres peço atenção, porque há tópicos ali de interesse para quem trata de direitos reprodutivos e saúde reprodutiva. Muito obrigada pela atenção e a todos os que me enviaram colaborações a partir de minha soliciação na terça-feira e peço que continuem a mobilização. Se tiverem novidades, serão bem vindas.

Roseli Fischmann
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A matéria da Folha de S.Paulo:
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2009200728.htm

São Paulo, quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Assembléia aprova criação da disciplina "Deus na escola" em SP O texto aprovado não especifica se será tema opcional ou se será um conteúdo a ser abordado em várias matérias Projeto requer sanção do governador José Serra para vigorar; em Sorocaba, projeto foi instituído pelo marido da deputada

LEANDRO BEGUOCI
DA REPORTAGEM LOCAL

Deus recebeu autorização da Assembléia Legislativa de São Paulo para virar disciplina na rede pública estadual de ensino fundamental. Foi aprovada lei que institui o projeto "Deus na escola", de autoria da deputada estadual Maria Lúcia Amary, líder do PSDB na Assembléia. O texto aprovado não especifica se "Deus na escola" será matéria opcional a mais na grade curricular ou conteúdo espalhado na grade curricular, tratado em várias matérias. Nem define o conceito de Deus. Diz apenas que "será composto um grupo de estudos formado por professores, pedagogos, estudiosos e representantes de diversas
religiões para, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa, elaborarem um manual do projeto "Deus na escola", homogêneo a todas as crenças religiosas". Hoje, o ensino religioso é facultativo nas escolas de ensino fundamental do Estado. Para entrar em vigor, o projeto precisa da sanção do governador José Serra (PSDB). Após aprovado o Projeto de Lei, a Comissão de Redação aprovou parecer do relator que acrescentou um artigo referente ao financiamento do projeto, que deverá ser feito, segundo a nova redação dada a lei, com verbas públicas destinadas especificamente para esse fim e complementadas conforme a necessidade. O secretário da Casa Civil do tucano, Aloysio Nunes Ferreira, disse que o texto não foi discutido com o governo e, portanto, não sabe do que se trata. Porém, destacou ser "preciso tomar muito cuidado com os princípios de laicidade do Estado previstos na Constituição do país" e que isso deverá ser levado em conta na avaliação.

Em Sorocaba, em 1997, no governo do marido de Maria Lúcia, o hoje deputado federal Renato Amary (PSDB), o "Deus na escola" foi instituído. A cartilha usada em salas de aulas se propunha "a auxiliar o professor do ensino fundamental que, voluntariamente, se dispuser a ministrar aulas de religião, interdisciplinariamente". A autora diz ter confiança de que o projeto será sancionado. "Queremos construir o caráter das crianças por meio de Deus", diz a deputada, católica.
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PROJETO DE LEI Nº 17, DE 2004

Institui o Projeto "DEUS NA ESCOLA" na rede pública estadual de ensino fundamental



A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO DECRETA:


Artigo 1º - Fica instituído na rede pública estadual de ensino fundamental do Estado de São Paulo o Projeto “DEUS NA ESCOLA”.

Artigo 2º - Consistirá em atividade extracurricular e facultativa do ensino religioso como área de conhecimento, auxiliando o educando a buscar princípios e valores fundamentais como: valorização do ser humano, respeito pela vida, convivência fraterna, abertura, democracia e integridade.

Artigo 3º - Será composto um Grupo de Estudos formado por professores, pedagogos, estudiosos e representantes de diversas religiões para, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa, elaborarem um manual do projeto “DEUS NA ESCOLA” homogêneo a todas as crenças religiosas.

Artigo 4º - Será respeitada a proposta pedagógica-administrativa de cada estabelecimento de ensino, elaborada pelos seus profissionais da educação, com a participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares.

Artigo 5º - O Poder Executivo regulamentará esta lei no prazo de 90 (noventa) dias, contados de sua publicação.

Artigo 6º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.





JUSTIFICATIVA


Visa o presente projeto estabelecer o ensino religioso como área de conhecimento, integrante e integrador da oferta curricular, auxiliando o educando a buscar princípios e valores fundamentais como: valorização do ser humano, respeito pela vida, convivência fraterna, abertura, democracia e integridade.

A educação religiosa visa possibilitar ao educando maior abertura e compromisso consigo mesmo, com o próximo e com Deus, de forma transformadora e integradora ao contexto escolar, inserindo-o na realidade social, econômica, política, cultural religiosa e ambiental de sua comunidade, permitindo-lhe o desenvolvimento integral e construção de uma sociedade mais justa, mais fraterna e mais acolhedora.

A Escola é o espaço de construção de conhecimentos. E, portanto, o conhecimento religioso deve também estar disponível a todos os que a ele queiram ter acesso.

A Escola deve integrar, dentro de uma visão de totalidade, os vários níveis de conhecimento: o sensorial, o intuitivo, o afetivo, o racional e o religioso.

Assim, o conhecimento religioso, enquanto sistematização de uma das relações do ser humano com o transcendental (divino), está ao lado de outros, que, articulados, explicam o significado da existência humana. Ele é o instrumento que auxilia na superação das contradições de respostas isoladas de cada cultura. Criar a oportunidade de ter o Ensino Religioso de forma sistematizada permite uma compreensão mais crítica do cidadão, isto é, de todos nós.

Por essas razões, entendemos ser plenamente justificável a presente propositura, razão pela qual esperamos contar com o beneplácito dos nobres Pares.



Sala das Sessões, em 10/2/2004

a) Maria Lúcia Amary - PSDB



PARECER Nº 2.007, DE 2007
DE RELATOR ESPECIAL, EM SUBSTITUIÇÃO
AO DA COMISSÃO DE REDAÇÃO, SOBRE
O PROJETO DE LEI Nº 17, DE 2004

De autoria da nobre Deputada Maria Lúcia Amary, o projeto em epígrafe institui o Projeto ‘DEUS NA ESCOLA’ na rede
pública estadual de ensino fundamental. Cabe-nos, na qualidade de Relator Especial designado em substituição à Comissão de Redação, que não se manifestou no prazo regimental, propor a seguinte redação final ao projeto aprovado com a emenda apresentada no Parecer nº 1.565, de 2004:
“Institui o Projeto ‘DEUS NA ESCOLA’ na rede pública estadual de ensino fundamental.
Artigo 1º - Fica instituído na rede pública estadual de ensino fundamental do Estado o Projeto “DEUS NA ESCOLA”.
Artigo 2º - Consistirá em atividade extracurricular e facultativa do ensino religioso como área de conhecimento, auxiliando
o educando a buscar princípios e valores fundamentais como: valorização do ser humano, respeito pela vida, convivência
fraterna, abertura, democracia e integridade.
Artigo 3º - Será composto um Grupo de Estudos formado por professores, pedagogos, estudiosos e representantes de
diversas religiões para, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa, elaborarem um manual do projeto ‘DEUS NA
ESCOLA’ homogêneo a todas as crenças religiosas.
Artigo 4º - Será respeitada a proposta pedagógico-administrativa de cada estabelecimento de ensino, elaborada pelos
seus profissionais da educação, com a participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares.
Artigo 5º - O Poder Executivo regulamentará esta lei no prazo de 90 (noventa) dias contados de sua publicação.
Artigo 6º - As despesas com a execução desta lei correrão à conta de dotações orçamentárias próprias, consignadas no
orçamento vigente e suplementadas, se necessário.
Artigo 7º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.”

É o nosso parecer.
a) ROBERTO MASSAFERA - Relator Especial

http://200.211.3.173/nav_v3/index.asp?c=12&e=20070914&p=1
Secretaria da Educação
SEDU
Programas e Projetos

DEUS NA ESCOLA

Introdução


Prefácio


Sugestões ao Professor


Amor


Amor de Deus na criação


Eu com o meu Deus


Eu comigo mesmo


Eu com o meu próximo


Família


Função da Família


Autoridade na Família


Disciplina na Família


O relacionamento na Família





Eu imagem e semelhança de Deus


Eu preciso da natureza para viver


Eu tenho valor


Eu um ser transformador


Vida


Eu e a vida


Eu no mundo criado por Deus


Eu e meu corpo


Eu um ser responsável


Conclusão


Entidades



Veja também
- Escola Saudável
- Deus na Escola
- Música na Praça
- Arte na Praça
- Pajem

Introdução
O Ensino Religioso como área do conhecimento é integrante e integrador da oferta curricular, auxiliando o educando, a partir de suas inquietações e anseios a buscar respostas a princípios e valores fundamentais e absolutos, como: valorização do ser humano, respeito pela vida, convivência fraterna, abertura, democracia e integridade. Compreende, ainda, o processo evolutivo do educando que visa o seu desenvolvimento físico, psicossocial, intelectual, cultural e religioso. Assim, a partir da realidade da própria vida do educando.
A educação religiosa, visa possibilitar ao educando maior abertura e compromisso consigo mesmo, com o próximo e com Deus, de forma transformadora e integradora ao contexto escolar, inserindo-o na realidade social, econômica, política, cultural, religiosa e ambiental de sua cidade, permitindo-lhe o desenvolvimento integral e a construção de uma sociedade mais justa, mais fraterna e mais acolhedora.
Entende-se que a Escola é o espaço de construção de conhecimentos. Como todo conhecimento humano é o capital consolidado da humanidade, é portanto, patrimônio nosso, sem dúvida que o conhecimento religioso deve também estar disponível a todos os que a ele queiram ter acesso.
A Escola deve integrar, dentro de uma visão de totalidade, os vários níveis de conhecimento: o sensorial, o intuitivo, o afetivo, o racional e o religioso. Assim, o conhecimento religioso, enquanto sistematização de uma das relações do ser humano com o transcendental (divino), está ao lado de outros, que, articulados, explicam o significado da existência humana. Ele é o instrumento que auxilia na superação das contradições de respostas isoladas de cada cultura. Criar a oportunidade de ter o Ensino Religioso de forma sistematizada permite uma compreensão mais crítica do cidadão, isto é, de todos nós.
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Prefácio
A idéia deste manual nasceu da necessidade que sentimos em nossa vida de educadora, de mãe de família e cidadã, da palavra de Deus como caminho, dádiva e conforto para nossas crianças e jovens.
Sentimos a falta que faz o respeito a Deus, a espiritualidade e a sensibilidade que Sua palavra nos traz.
Sonhamos, então, com um manual que viesse colaborar com os professores, nessa sublime transmissão, nesse santo despertar, sem dogmas ou doutrinas. Um manual que sintetizasse muitas religiões e não ferisse a nenhuma delas.
Notamos também que muitos professores procuravam falar sobre Deus, mas o faziam timidamente, receosos da rejeição dos pais. Outros, potencialmente capacitados, se omitiam por segurança, temerosos em discorrer sobre algum ponto que ferisse doutrinas.
Como diretora de escola tentamos reunir alguns líderes religiosos para isso, mas sem sucesso. Era o Projeto "Deus na Escola". A dificuldade da implantação esbarrou no grande número de religiões existentes, na falta de horários e espaços físicos nas escolas, além da questão da remuneração.
Em 1997, então como Secretária da Educação e Cultura da Prefeitura Municipal de Sorocaba, sentimos que devíamos tentar novamente. Fizemos, através de toda a imprensa, um convite aberto a todas as religiões.
Várias reuniões foram realizadas. Expusemos nossas idéias e nossos objetivos. Discutimos com o grupo como fazê-lo, como transformar em realidade o Projeto "Deus na Escola".
Formou-se, então, um grupo de boa vontade, altamente capacitado, com professores, advogados, pedagogos e estudiosos, possuidores de profundos conhecimentos bíblicos e representantes de diversas religiões.
Dessas religiões surgiu este manual. Restava agora a escolha de uma capa.
Foi feito um convite às escolas, e as crianças da primeira à quarta série participaram com desenhos. O mesmo grupo que elaborou este manual, fez a escolha do desenho que ilustraria a capa.
Assim, Deus começaria a entrar na escola, através deste manual.
Despretensiosamente ele pretende auxiliar o professor do Ensino Fundamental que, voluntariamente se dispuser a ministrar aulas de Religião, interdisciplinarmente.
Não pretendemos substituir a tão necessária educação religiosa dada pela família. Esperamos, sim, que se leve a quem não conhece o respeito, o caminho e a dádiva do amor divino. Esperamos que este manual tenha uma ação interativa, adicional ou supletiva. Agradecemos ao Prefeito de Sorocaba Dr. Renato Fauvel Amary, pelo apoio e incentivo a esta idéia. O Amor de Deus nos uniu neste trabalho. Que Deus Mestre abençoe e inspire a todos que participaram da elaboração deste e aos que dele se utilizarem.
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Sugestões ao Professor
- Leia atentamente todo o manual.
- Discuta com o Professor Coordenador ou Coordenador Pedagógico e Diretor da Escola seu conteúdo e aplicação.
- Faça uma reunião com os pais e apresente-lhes este manual.
- Explique-lhes como pretende dar as aulas e o objetivo delas.
- Solicite que assinem uma autorização para que seu filho participe dessas aulas.
- De preferência escolha a última aula de um dia da semana para as aulas de religião, pois assim os alunos não autorizados pelo pais poderão sair mais cedo ou ficarem no pátio, ou biblioteca em outra atividade, conforme orientação do Diretor da Escola.
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Amor
"Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor" Jo. 4:8
Não podemos pensar em amor, sem pensar em Deus, pois Deus é a essência mais pura do amor. Deus é amor: Isso é o que nos ensina a Bíblia. Essa é uma das grandes afirmações das Escrituras.
O amor, é naturalmente um atributo de Deus, que permeia todas as coisas. Tudo o que Deus faz, todos os atos de Deus estão marcados pelo amor.
Deus é amor, porque todos os demais atributos, são expressões do seu amor. Assim podemos dizer que a bondade de Deus se baseia sobre o seu amor; Ele expressa bondade porque ama. E a sua justiça embora se mostre severa em certas ocasiões, se baseia no amor; pois até mesmo os juízos de Deus são medidas pelas quais Ele mostra às pessoas o erro dos seus distorcidos caminhos, e, ao mesmo tempo fazendo-as reconhecerem a justiça e a verdade.
O amor de Deus é belo, é puro, é bom... Agora, como nós seres humanos podemos responder ao amor de Deus? É possível ao ser humano amar? Sim, Deus nos dotou com condições de amar. Aliás a única maneira de responder ao amor de Deus, é através do amor, que demonstramos. Não podemos dizer que amamos simplesmente a Deus, se não expressarmos isso de maneira concreta e prática.
A Bíblia nos ensina que quando aprendemos que Deus nos ama, devemos amá-Lo também, e, fazemos isso mediante ao amor ao nosso próximo. Quando amamos nosso próximo, bem como, as coisas que Deus criou, estamos demonstrando nosso amor, respeito e consideração por Deus. Mas, como saber que Deus nos ama?
Deus nos ama através da sua criação. Deus criou todas as coisas, incluindo cada um de nós, porque Ele nos amou. Deus criou as aves, as árvores, as flores, os animais, e tudo o que se pode ver, como aquilo que não se pode ver, como um ato de amor. Foi o amor de Deus que O levou a criar todas as coisas.
Quando entendemos que Deus nos ama, entendemos que Ele está preocupado com cada um de nós. Deus é presente. Ele é Deus conosco. Ele está interessado em suas criaturas. Ele é o Deus providente. Ele não apenas cria, mas providencia os meios para que sua criação possa permanecer, Ele faz isso através da natureza, da família, etc..
O amor de Deus por nós deve-nos conduzir ao amor próprio, pelo nosso próximo e pelas coisas que Ele criou.
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Amor de Deus na criação

"Todas as coisas criadas por Deus, as visíveis e as invisíveis, são expressão do seu amor. A criação é um ato de amor"
1.1. Objetivo: Levar a criança a: Entender que as coisas criadas expressam o amor de Deus. Sentir o amor de Deus nas coisas criadas por Ele. Cuidar das coisas criadas por Deus.
1.2. Recursos Pedagógicos: Usar o texto bíblico: "E viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom" (Gn. 1:31). O professor deve aproveitar o momento para cânticos. O professor pode ainda: Levar um peixe num aquário, um vaso de flor. Orar agradecendo a Deus todas as coisas criadas. O professor pode fazer uma lista junto com os alunos do que está mais próximo da realidade de cada um.
1.3. Pistas: Todas as coisas que Deus criou, são expressão do seu amor. Uma das maneiras de Deus demonstrar que nos ama, é, através da criação. Quando nós olhamos para a Bíblia, notamos que antes de Deus criar o ser humano, Ele criou todas as coisas, para que o homem e a mulher, tivessem condições de sobreviver. Isso é realmente um amor imenso e maravilhoso de Deus. Nas coisas criadas por Deus, não vemos apenas o amor, como também a beleza, a harmonia e a ordem. As flores, os pássaros, as estrelas, enfim, se observarmos bem, veremos como é linda a criação de Deus.
Como nós temos tratado da natureza criada por Deus? O que temos feito com a criação de Deus? Será possível a vida no planeta terra sem a natureza? Como nós respondemos ao amor de Deus em sua criação? Sem dúvida que essas perguntas são importantes, nós precisamos levar em consideração que sem a natureza, não há qualquer possibilidade de existência. Quando eu cuido das coisas criadas por Deus, eu estou colaborando com o meu próprio bem-estar, assim como estou contribuindo para que outras pessoas vivam bem em nossa casa, que é a terra. A natureza é importante, não só para o ser humano, assim como para todos os seres vivos. Você já viu, quando um navio derrama óleo no mar? Muitos peixes morrem. O que acontece quando há incêndio na floresta? Sim, muitos animais morrem.
1.4. Compromisso: A partir de hoje eu estou consciente de que o amor de Deus é também demonstrado nas coisas criadas por Ele, sendo assim, me comprometo a amar a Deus também, cuidando das coisas que Ele criou para a minha felicidade.
1.5. Atividades: As crianças deverão ilustrar numa cartolina, naturalmente ou de outra forma preferida pelo(a) professor(a), as quatro estações do ano. As crianças poderão ainda, ilustrar de forma criativa a devastação da natureza. É possível também elaborar um quadro com recortes mostrando a beleza das coisas criadas por Deus.
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Eu com o meu Deus
"O homem foi criado por Deus, portanto, só achará sentido para sua vida em Deus".
2.1. Objetivo: Levar a criança a: Compreender a importância de Deus em sua vida. Sentir a presença de Deus através da leitura da Bíblia e da oração. Praticar os ensinamentos de Deus em sua vida diária.
2.2. Recursos Pedagógicos: A Bíblia: Leituras de textos tais como: "Feliz a pessoa que não anda no conselho dos ímpios, não para no caminho dos pecadores e nem se assenta na roda de pessoas más. Antes tem a sua alegria na lei de Deus, e, nesta lei medita de dia e de noite" (Sl. 1:1,2). "Os teus mandamentos são mais desejáveis do que o ouro" (Sl. 19:10). Cânticos que expressem a importância da vida com Deus, oração, poesias, uma pequena redação. O professor pode criar histórias que falem do relacionamento com Deus. Cartazes, recortes, etc.., também poderão ser usados.
2.3. Pistas: Nós nos relacionamos com muitas pessoas: Pais, irmãos e amigos. É muito importante nos relacionarmos. Assim entendemos que o relacionamento com Deus é muito saudável. À medida que vivemos bem com Deus, poderemos viver bem com o nosso próximo também. Se buscamos as coisas de Deus em primeiro lugar, as demais nos serão acrescentadas, é isso que nos ensina a Bíblia (veja Mateus 6:33). Como viver bem com Deus? Como posso demonstrar que amo a Deus de verdade? Como posso ter um relacionamento agradável com Deus? Para viver bem com Deus, preciso estar sempre em comunhão com Ele. A minha vida pode estar diante de Deus através da leitura da Bíblia, da oração, dos cânticos, na participação dos programas da minha comunidade religiosa, etc.. Posso amar a Deus, amando o meu próximo, como veremos mais adiante na próxima lição. Amo a Deus à medida que cuido das coisas que Ele me deu, conforme vimos na lição anterior. Busque sempre a Deus. Mantenha um diálogo com Deus. Quando oramos, nós estamos falando com Deus, quando lemos a sua Palavra, Ele está falando conosco.
2.4. Compromisso: Agora sei que posso me relacionar com Deus. Se mantiver um bom relacionamento com o Pai Celestial, também terei condições de viver melhor com as pessoas ao meu redor. Assumirei um compromisso de estar sempre orando, lendo a Bíblia, e, sobretudo, tratando bem as outras pessoas.
2.5. Atividades: Cada criança deverá fazer uma história sobre o relacionamento com Deus. As crianças poderão fazer poesias que demonstrem a importância da comunhão com Deus. Pode-se montar um mural com recortes que demonstrem pessoas buscando a Deus. Oração de agradecimentos, pedidos. Montar uma história em quadrinhos.
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Eu comigo mesmo
"Amar a si mesmo é bom para desenvolver a autoconfiança. Quem ama a Deus, ama as coisas criadas por Deus, com certeza, amará a si mesmo".
3.1. Objetivo: Levar a criança a: Entender que é mais feliz quem vive bem consigo mesmo. Sentir amor por sua própria vida. Cuidar de si mesmo, desenvolvendo uma auto-imagem positiva.
3.2. Recursos Pedagógicos: "Amarás ao teu próximo como a ti mesmo" (Marcos 12:31). "Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no seio de minha mãe" (Salmo 139:13). Pode ser montado um painel com gravuras onde se percebe claramente crianças cuidando de seus corpos. Aproveite para deixar as crianças tirarem as conclusões. Peça à criança para fazer uma poesia sobre: "Meu corpo é dádiva de Deus". Pode-se usar também cânticos e orações.
3.3. Pistas: A Bíblia diz: "Vosso corpo é santuário do Espírito Santo" (I Coríntios 6:19). Quando cuidamos do nosso corpo. Quando amamos a nós mesmos, estamos amando e cuidando daquilo que Deus fez. Nosso corpo é importante, não só pela beleza exterior, mas, especialmente pelo fato de que foi Deus quem nos fez assim. É importante desenvolver a nossa auto-imagem. Ter uma auto-imagem positiva é extremamente necessária para enfrentarmos a vida lá fora. Fazer nossa higiene pessoal é muito bom para deixar nosso corpo saudável e bonito. Tomar refeições na hora certa, etc..
Uma outra forma de cuidar do corpo que Deus nos deu é evitar de prejudicá-lo com o uso de: drogas, álcool, cigarro, etc.. Essas coisas trazem doenças que prejudicam nosso corpo. É preciso também aprendermos a falar coisas bonitas, pois quando falamos palavrão, quando respondemos a alguém de forma mal educada, estamos também contaminando o nosso corpo. Veja quantas coisas nós podemos fazer para nosso próprio bem-estar.
Faz-se necessário lembrar que o fato de cuidarmos bem de nós mesmos não é egoísmo, desde que não seja de forma exagerada.
3.4. Compromisso: A partir de hoje estarei desenvolvendo uma auto-imagem positiva, cuidando bem de mim mesmo, pois com isso, estarei criando condições para meu próprio bem-estar.
3.5. Atividades: Escrever com suas palavras uma história sobre sua vida. Desenhar os olhos, as mãos, os braços, as pernas, etc.. Procure fazer uma lista de coisas que podemos fazer com os membros do nosso corpo.
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Eu com o meu próximo
"As pessoas foram criadas para viverem juntas. Conviver é uma arte que o próprio Deus nos ensina. Viver é sobretudo, conviver".
4.1. Objetivo: Levar a criança a: Sentir que a pessoa que vive em minha volta é um ser humano igual a mim, que necessita do meu amor. O amor para com o meu próximo é realizado quando eu respeito, honro e sou solidário dentro de minha família e na sociedade.
4.2. Recursos Pedagógicos: Usar o texto: "Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa, ou como o címbalo que retine. Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé ao ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei. E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres, e ainda que eu entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará" (I Cor. 13:1-3 ou Lucas 10:25-37, uma vez que ambos falam a respeito do amor). Ensinar que alguns gestos como: cumprimentar o meu próximo, saudá-lo, ser solidário num momento de dificuldade, alegrar-me por seu triunfo, faz parte da demonstração de amor. Usar recortes de pessoas ajudando uma a outra.
4.3. Pistas: O desejo de Deus é que amemos o nosso próximo. Quando amamos a Deus, estamos amando o nosso semelhante. Posso amar meu próximo quando: obedeço a meus pais, ajudo meus irmãos, respeito meus vizinhos e autoridades e quando de qualquer forma me solidarizo com alguém que está enfrentando dificuldades.
Podemos demonstrar nosso amor em casa não falando palavrão, mentindo, brigando, desobedecendo ou quebrando objetos intencionalmente. Posso fazer o mesmo, na casa de nossos amigos, na nossa comunidade religiosa, na nossa rua e em nossa escola. Quando amamos, cuidamos das nossas coisas, bem como das coisas do nosso semelhantee se fizermos assim, Deus se agrada de nós. Deus nos amou primeiro, e, quando amamos a Deus, a nós mesmos e ao nosso próximo, estamos sendo agradecidos a Deus pelo seu amor primeiro.
4.4. Compromisso: Hoje entendo que só se pode amar a Deus, na medida em que se ama ao próximo. Assim sendo, me comprometo a ser mais cuidadoso e a estar mais atento, amando as pessoas que estão ao meu redor, pois fazendo assim, estou criando condições para uma vida mais fraterna e mais justa.
4.5. Atividades: Encenar uma pequena peça sobre o bom samaritano, fazendo a aplicação prática para os nossos dias. Escrever uma poesia: "Vive melhor quem ajuda o próximo". Montar um painel de solidariedade. Fazer uma redação sobre: "amizade".
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Família
F alar de família, é falar da célula máter da sociedade. Quando pensamos em família, pensamos na mais antiga e estável das sociedades. Foi Deus quem instituiu a família, devendo ela portanto, fundamentar-se nos princípios estabelecidos pelo Senhor em Sua Santa Palavra, e, também nos princípios legais, desde que esses não firam as ordenações bíblicas.
Entendemos que a família é a base, o fundamento, o alicerce e a força de qualquer sociedade, independente de credo, o bem estar social depende da boa formação familiar. O bom cidadão começa a ser modulado dentro do lar, na família.
Da família depende também a continuidade da raça humana aqui na terra. Assim sendo, a família deve estar estruturada, para que possa perpetuar a espécie com inteligência e sabedoria.
É imprescindível que a família tenha bem definido seus objetivos, a fim de que possa haver um relacionamento harmonioso, equânime, fraterno, justo, saudável, disciplinado e cheio de amor.
Precisamos entender que a família deve ser sólida, para que a sociedade também seja sólida. Os bons princípios do lar devem ser mantidos com base na Palavra de Deus.
Apesar de vivermos na era da comunicação, presenciamos com lamento a morte do diálogo na família, assim necessitamos com urgência, resgatar valores tais como: autoridade, disciplina, comunicação, valorização do outro, reverência, gratidão, comunhão e perdão, princípios estes fundamentais que tornam o lar um espaço de compreensão e amizade e não uma arena de disputas e discórdias.
Entendemos também que a família precisa resgatar os princípios morais, como fidelidade conjugal. A família deve ser preservada de todo tipo de imoralidade, isto porque, a imoralidade: corrompe os bons costumes, destrói a união familiar, conduz a família ao caos, a separação, etc..
Para que a família seja bem sucedida e feliz, e saiba enfrentar todos os problemas de forma positiva, os pais e os filhos devem desempenhar seus papéis, só assim ela poderá ser o paradigma para a sociedade.
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Função da Família
"A família foi instituída por Deus para a preservação da espécie, o bem estar do ser humano e a fundamentação da sociedade".
1.1. Objetivo: Levar a criança a: Entender a importância da família, como instituição divina. Amar sua família, uma vez que ela garante a perpetuação da raça humana e garante a sobrevivência.
1.2. Recursos pedagógicos: O professor pode trabalhar com perguntas: Como é sua família? Quantas pessoas tem em sua família? Você consegue lembrar os nomes de seus tios e tias? E dos primos? Quantos anos tem seus avós? Em que estação do ano você nasceu? Você seria capaz de dizer como são algumas famílias que você conhece? O que você pensa que Deus espera das famílias? Aproveite o momento para listar as necessidades de cada família para então orar pelos problemas de cada um. Use também alguns cânticos.
1.3. Pistas: Por meio da família, Deus concede ao homem a grande bênção de continuar a maravilhosa obra da criação. Em cada novo ser humano que vem ao mundo, renova-se a esperança de uma sociedade mais bonita, como bonita são todas as crianças. Na família também aprendemos os princípios básicos para a vida, tais como: o respeito, a solidariedade, a educação que é tão importante para vivermos em sociedade.
Deus concedeu à família a missão de gerar filhos, não somente de gerar filhos, mas, especialmente, oferecer um ambiente de fraternidade para que a criança possa crescer de forma equilibrada e ser um cidadão respeitado e honrado. Na família também temos a oportunidade de pensar em nosso futuro, traçar nossos alvos e objetivos, estabelecer planos e lutar para conquistá-los, em família também poderemos compartilhar nossos sonhos, nossas alegrias, nossos triunfos e nossos fracassos, assim como receber o consolo para os momentos de tristeza.
Para manter os bons costumes, a integridade, a unidade e a identidade da família, é sempre importante voltar as suas origens, isto é, Deus.
1.4. Compromisso: Como membro de uma família, comprometo-me, a partir de hoje a viver de forma integrada, obediente e em plena comunhão com os meus familiares. Agora entendo que a família é uma ótima instituição divina, e que por meio dela eu também sou participante na obra da criação de meu Deus.
1.5. Atividades: Desenhar a sua família. Faça uma poesia: "Família bênção de Deus para a humanidade". Vamos montar um painel com fotografia das nossas famílias. Vamos fazer um concurso, ganha quem conseguir colocar mais pessoas numa foto. Ganha também quem trouxer a foto mais antiga. Vamos orar pelas famílias.
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Autoridade na Família
"Autoridade é um princípio divino. Quem não sabe submeter-se à autoridade, nunca usará a autoridade com sabedoria".
2.1. Objetivo: Levar a criança a: Entender que a autoridade é a garantia da estrutura, da preservação e da moral da família. Sentir como é importante honrar e respeitar as autoridades constituídas.
2.2. Recursos pedagógicos: A Bíblia. Mostrar textos que falam sobre a autoridade. "Toda pessoa deve estar sujeita à autoridade" (Rm. 13:1). Fazer uma diferenciação entre autoridade e autoritarismo. Fazer perguntas: O que você entende por autoridade? Quem é autoridade dentro da sala de aula? Por que? Você acha importante a existência de autoridades? Por que? O professor deve usar cânticos e orações pelas autoridades.
2.3. Pistas: O alicerce seguro da verdadeira autoridade é o amor que vem da lei de Deus para nós. Sem lei não há autoridade. Sem autoridade, não há disciplina. Sem disciplina, não há segurança. Sem segurança não há amor. Então precisamos saber o que é autoridade? É exercer um papel de liderança baseado no amor. Enquanto que a autoridade tem como base o amor e como objetivo o serviço, o autoritarismo, tem como base o ódio e como objetivo o ser servido. Para o bom andamento da família, Deus estabeleceu autoridade. Deus é a primeira e a maior autoridade em nosso lar, depois nossos pais, que devem exercer sua autoridade em amor. Quando respeitamos a autoridade de nossos pais, estamos agradando a Deus. Quando respeitamos a autoridade de outras pessoas, também estamos agradando e respeitando o próprio Deus.
Quando há harmonia na vivência familiar, tudo tende a ir bem. Nossos pais como autoridade são respeitados e honrados, e, assim toda a família desfruta de comunhão íntima uns com os outros, e, comunhão íntima com o próprio Deus. Quando a autoridade na família não é exercida, e, cada um faz o que quer, então nossa família vai sendo destruída pouco a pouco.
A autoridade em qualquer setor da sociedade, garante: vida saudável, feliz e harmoniosa. Além de que, também nos preserva dos efeitos nocivos dos: vícios e da imoralidade.
2.4. Compromisso: Agora entendo a importância das autoridades. A autoridade foi constituída pelo próprio Deus. A autoridade existe com base no amor e com o objetivo de servir. A partir de agora assumo o compromisso de: honrar e respeitar as autoridades constituídas.
2.5. Atividades: Faça uma poesia: "Autoridade é coisa boa". Descreva com suas palavras a diferença: autoridade x autoritarismo. Fazer uma dinâmica onde todos fazem o que querem, com o objetivo de mostrar que não dá certo. Colocar um aluno para exercer o papel de autoridade.
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Disciplina na Família
"A disciplina nem sempre parece boa quando é aplicada, no entanto, depois nos traz lições que ficam para sempre guardadas em nossos corações".
3.1. Objetivo: Levar a criança a: Entender que a disciplina é importante para a manutenção da responsabilidade. Sentir que ninguém pode viver sem disciplina. Desenvolver um espírito de compromisso com Deus, com a família, com a sociedade e com o futuro.
3.2. Recursos pedagógicos: A Bíblia: "A vara e a disciplina dão sabedoria", "Corrige teu filho, e te dará descanso, darás delícias para tua alma". (Pv. 29:15 e 17). Diálogos. Peça onde alguém representa o filho indisciplinado e outro o disciplinado. Cânticos.
3.3. Pistas: A indisciplina gera a desobediência, e a desobediência desagrada a Deus. A disciplina é um instrumento pedagógico extremamente importante. Viver sob a disciplina nos traz alegria e sucesso. Quando não há disciplina, quando tudo acontece de maneira desordenada as pessoas se entregam a um estilo de vida totalmente reprovável e que produz conseqüências terríveis para toda a família.
Deus instituiu a disciplina, não como um castigo simplesmente, ou, como algo pesado e ruim, mas, como algo que deve ser aplicado com amor e simpatia, pois assim produzirá bênçãos em nossas vidas. Quando deixamos a criança ao léu da sorte, fazendo tudo o que ela quer, com certeza essa criança terá imensas dificuldades no futuro. É muito importante saber dizer não.
A vontade da criança deve ser trabalhada na família, na escola e na comunidade religiosa, para controlar seus impulsos voluntariosos, trabalhar a vontade da criança, não é matar sua criatividade, iniciativa e destruir seus sonhos, mas desenvolver sua potencialidade com liberdade e limites. A disciplina produz calma, humildade e dará condições para que a pessoa seja bem sucedida na vida.
3.4. Compromisso: Muitas vezes fiquei zangado, pois achava que a disciplina é um castigo muito ruim. Agora que estou aprendendo seu verdadeiro sentido, sei que a disciplina é uma coisa boa, pode não parecer no momento, mas, no futuro trará lições inesquecíveis.
3.5. Atividades: Envolver as crianças em atividades que exijam disciplina. Escrever uma história sobre: "Criança disciplinada, criança feliz".
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O relacionamento na Família
"Uma doce capacidade de conviver com pessoas semelhantes a nós, isto é relacionamento"
4.1. Objetivo: Levar a criança a: Entender que o relacionamento saudável faz parte da nossa vida. Despertar na criança o interesse por um relacionamento positivo com sua família e com as pessoas que estão ao seu redor.
4.2. Recursos pedagógicos: A Bíblia. "Amarás o teu próximo como a ti mesmo" (Marcos 12:31). "Porque se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens, tão pouco vosso pai vos perdoará as vossas ofensas". Mostrar que só há relacionamento sadio, onde há espaço para amor e perdão. Cânticos. Montar um painel com figuras, onde há pessoas se relacionando. Filmes, Slides, etc..
4.3. Pistas: Para que nosso relacionamento familiar seja harmonioso, saudável e prazeroso, precisamos desenvolver a arte de saber conviver. Temos que aprender a respeitar o espaço dos outros, as coisas dos outros, a liberdade dos outros. Só é possível relacionamento num espaço de respeito e compreensão.
A base do bom relacionamento é o amor e o perdão. Todo relacionamento só se sustenta sobre essas bases.
Quando desenvolvemos o amor temos maiores condições para aceitar as outras pessoas e principalmente saber conviver com as diferenças e semelhanças de cada um. Cada pessoa é essencialmente diferente. Outra característica super importante é o perdão. Como seres humanos estamos sujeitos aos fracassos, aos erros e somente o perdão pode fazer perdurar o relacionamento.
Quando alguém falhar comigo, seja na escola, na família, na vizinhança ou em outra coisa qualquer, se houver amor e perdão, tudo poderá ser resolvido, mas, caso não haja esses ingredientes, então haverá muita dor, tristeza e separação. Por que é que muitos casais se separam? Falta amor e perdão. A Bíblia nos ensina que Deus nos amou e nos deu o seu perdão em Cristo. Assim que nós também devemos amar e perdoar, pois só assim poderemos viver bem nosso relacionamento familiar.
4.4. Compromisso: Agora sei que em família não apenas vivemos, mas, convivemos, e só poderemos conviver bem, ter um relacionamento saudável, se estivermos desenvolvendo o amor e o perdão. A partir de hoje no que depender de mim terei sempre amor e perdão para oferecer as outras pessoas.
4.5. Atividades: Orar - Desenhar a casa, os membros da família, os amigos - Escrever cartinhas para os membros da família - Fazer festinha de confraternização.
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A realidade da fé é essencial não só no campo religioso, onde tudo gira em torno dela, mas também no campo das relações interpessoais.
A fé é a abertura para o outro ser humano, a confiança nele, a atitude de se apoiar em sua força e segurança. A fé me leva a confiar no ser humano, e, saber que é possível conviver com as pessoas, isto porque, fomos criados à imagem e semelhança de Deus.
A fé religiosa, está centrada na pessoa de Deus. Deus como a raiz última da existência. Deus em quem eu posso confiar.
A fé representa um compromisso de ação de vida. Crer é comprometer-se, é mudar comportamentos e atitudes. É muito mais do que crer em algo abstrato, e, distante da nossa realidade. Crer é agir de forma que os valores do Reino de Deus, como: justiça, solidariedade, verdade, amor, etc.. , sejam de fato inseridos em nossa realidade de vida.
A fé religiosa implica uma adesão a Deus e ao mundo, ao seu projeto para a humanidade. Projeto este que inclui uma sociedade mais justa, fraterna e acolhedora.
A fé, entretanto, não é apenas fé em Deus. É, também a aceitação de Cristo, que constitui a encarnação da Palavra de Deus, dirigida aos homens, conforme declara o Apóstolo: "E o verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai" (João 1:14).
Como toda a fé religiosa é sempre um "dom que se recebe", neste caso das mãos de Deus. Deus chama a todos a serem seus administradores, isto é, colaboradores da obra da Criação e não nos deixa sozinhos, mas caminha conosco e ilumina o coração daquele que crê, pelo Espírito Santo.
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Eu imagem e semelhança de Deus
"A maior prova da dignidade humana está no fato de sermos criados à imagem e semelhança de Deus, o que nos faz seres únicos sobre a terra".
1.1. Objetivo: Levar a criança a: Entender que o homem é a maior criação de Deus. Sentir alegria porque somos criados à imagem e semelhança de Deus.
1.2. Recursos pedagógicos: Usar o texto da Bíblia: "Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam sobre a terra" (Gên. 1:26). Cânticos e oração. Pode fazer algumas perguntas: Em que somos diferentes dos animais? O que significa ser imagem e semelhança de Deus?
1.3. Pistas: Deus é muito bom para nós. Foi Deus quem nos criou e nos acompanha em todos os momentos de nossa vida. Deus fez todas as coisas com imensa perfeição, harmonia, cores e diferenciação.
Quando olhamos para as pessoas vemos que cada um é diferente, cada um é de um jeito, Deus fez cada um de nós com imenso amor. O ser humano é a parte mais importante da criação. Deus não apenas criou o ser humano como também providenciou meios para que ele tivesse condições de explorar as coisas criadas por Deus e fazer uso delas para o seu bem e do seu próximo.
Nós somos diferentes dos animais, porque somos capazes de fazer coisas diferentes e com condições de fazer a mesma coisa de uma forma nova. Nós seres humanos temos a capacidade de amar, trabalhar, escolher, cantar, desenhar, falar e fazer tantas coisas que Deus nos concedeu.
Como seres humanos, fomos criados à imagem e semelhança de Deus, isto é, recebemos alguns presentes que são características do próprio Deus, mas, que Ele repartiu conosco, como exemplo podemos nos lembrar da Vontade como seres humanos temos vontade própria, assim sendo, podemos tomar decisões. Deus também nos deu a Consciência que é uma voz secreta que temos dentro de nós que nos faz ver entre as coisas que escolhemos aquelas que são certas e as que são erradas. Ainda temos a Liberdade para viver de forma agradável, para respeitar os limites do nosso próximo.
1.4. Compromisso: Como ser humano criado à imagem e semelhança de Deus, vou procurar viver de forma a agradar o meu Pai e assim ajudar todos os meus irmãos que me rodeiam.
1.5. Atividades: Desenhe o animal que você mais gosta. Aliste as coisas que você pode fazer e os animais não. Oração e cânticos.
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Eu preciso da natureza para viver
"No princípio, quando nada existia, Deus através de um ato de soberania, amor e bondade, criou todas as coisas para sua glória e bem-estar do ser humano"
2.1. Objetivo: Levar a criança a: Reconhecer os elementos da natureza, como obra do amor de Deus, de seu poder e sabedoria; despertando na criança atitudes de louvor e gratidão.
2.2. Recursos pedagógicos: Usar a Bíblia: "Senhor, antes que os montes nascessem e a terra e o mundo fossem formados, desde sempre e para sempre tu és Deus" (Salmo 90:2). "Do Senhor e a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam" (Salmo 24:1). Pode-se fazer perguntas: Qual a importância da terra? Água? Ar? Fogo?. Pode-se cantar: Louvado seja meu Senhor. Oração de gratidão.
2.3. Pistas: Deus criou todas as coisas para sua própria glória e para o bem da humanidade. A terra é útil para os animais, pessoas, aves e para as plantas viverem. A terra é importante porque dela tiramos vários alimentos de que precisamos para viver. Vamos citar alguns alimentos que a terra produz e que são muito importantes para nós (deixe as crianças falarem, faça uma lista na lousa). Quem criou a terra, que parece não ter fim? Deus.
Da mesma forma a água. Por que a água é importante? (anote na lousa as sugestões das crianças). A água é absolutamente necessária para a vida. Ninguém pode viver sem água. A água existe para o bem das pessoas e de toda a natureza criada por Deus. Vocês sabem quais os esportes que são praticados na água? Quem fez a água tão boa assim?
Não podemos nos esquecer do Ar. O ar, assim como a terra e água é indispensável para a existência da vida sobre a terra. Experimentem tampar as narinas um pouquinho só e constatem como é impossível ficar sem ar. Quem fez o ar tão bom para a gente respirar?
Ainda vamos falar do fogo. Por que o fogo é tão importante? O fogo nos traz o calor de que precisamos para viver; e a luz que ilumina a escuridão. O fogo também é obra de Deus. Então, quem fez esse mundo tão grande e variado? Quem dá vida à natureza? Alguém que é sábio, poderoso e amigo.
2.4. Compromisso: Hoje entendo que tudo o que Deus fez é bom. Hoje creio que Ele é o criador do mundo. A partir de hoje viverei fazendo a sua vontade, cuidando das coisas que Ele fez para o bem estar da humanidade.
2.5. Atividades: Desenhe alguma coisa que você faz com: ar, fogo, água e terra. Faça uma redação sobre: "Eu preciso da natureza para viver bem". As crianças poderão trazer gravuras sobre as funções do fogo.
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Eu tenho valor
"As coisas existem para serem usadas, as pessoas para serem amadas".
3.1. Objetivo: Levar a criança a: Entender que ela é um ser especial, portanto, diferente das demais coisas criadas por Deus.
3.2. Recursos pedagógicos: A Bíblia para mostrar o amor de Deus pelas pessoas: "Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não tem pastor" (Mateus 9:36). Contar a história do "Filho pródigo" que está registrada em Lucas 15:11-32. Pode ainda inventar uma história. Fazer alguns exercícios de esquema corporal.
3.3. Pistas: No dia em que Maria Rita completou 10 anos, houve uma festa muito bonita. Vocês não conhecem essa menina, mas se a conhecessem, gostariam dela. Ela é alegre, gosta de estudar, de brincar, de trabalhar, de ajudar a todos. Sua coleguinha é paralítica; por isso, muitos dias, não pode ir à escola, mas não fica atrasada nas lições, porque Maria Rita faz as vezes de professora dela. Maria Rita está fazendo aniversário. Quando ela nasceu seu pai plantou no jardim uma seringueira, para lembrar essa data. A seringueira está, portanto, completando 10 anos hoje. Suas vidas, porém, são diferentes. A planta não ama, não sorri, não entende, não se comunica. Qual o segredo dessa diferença? É que Maria Rita, foi criada à imagem e semelhança de Deus e por isso, como Deus, em proporções menores, ela é inteligente e sabe amar. Como é bom ter nascido gente! Que dignidade para nós sermos parecidos com Deus. Canta a música: "Parabéns a você...".
3.4. Compromisso: A partir de hoje tenho maior compreensão do grande valor da minha vida. Agora estarei olhando as pessoas além das aparências. Também entendo que posso ajudar outras pessoas que precisam de mim, procurando amar as pessoas com as quais convivo, assim como Deus me ama.
3.5. Atividades: Desenhe Maria Rita e a seringueira. Escreva o que Maria Rita pode fazer e a seringueira não. Faça uma lista de favores que você pode fazer as seus pais, colegas e demais pessoas com as quais você se relaciona.
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Eu um ser transformador
"Transformar é a capacidade de tomar uma pedra, e, torná-la na figura de um homem. Essa capacidade Deus concedeu ao ser humano".
4.1. Objetivo: Levar a criança a: Entender que o homem é capaz de transformar as coisas da natureza. Sentir o como é importante saber transformar as coisas para o bem.
4.2. Recursos pedagógicos: Usar a Bíblia: "Sejam bons administradores dos diferentes dons que receberam de Deus. Que cada um use seu próprio dom para o bem dos outros" (I Pedro 4:10). Observar: Carteiras, mesas, sapatos, roupas, mochila, cadernos, lápis. Como é que essas coisas chegaram a ser o que são? A partir daí mostrar a capacidade do homem em transformar.
4.3. Pistas: O professor poderá manter um diálogo constante com os alunos, mostrando a capacidade do homem em transformar as coisas. Então vejamos algumas coisas que o homem pode transformar: A árvore pode ser transformada em carteira e papel. O algodão em tecido. O trigo em farinha, que nos dá o pão. O leite em queijo, manteiga, etc.. O barro em tijolos e telhas. O ferro em pregos, portas, dobradiças, grades, etc.. O Professor pode fazer perguntas e deixar as crianças responderem: Em que o homem pode transformar o barro? (faça uma lista com as respostas).
As transformações são para tornar a nossa vida mais fácil, mais alegre, mais confortável, mais econômica, mais prática para assim vivermos mais felizes. Para facilitar essas transformações inventamos máquinas que só funcionam com a ajuda do ser humano. Quando fazemos estas invenções e transformações sem pensar em fazer bom uso delas, podemos destruir o lugar onde vivemos e prejudicar a vida dos outros (desmatamento, poluição do ar e da água, uso excessivo de inseticidas). Ao usarmos bem as nossas habilidades, as coisas transformadas tornam-se um bem para todos.
4.4. Compromisso: É de Deus que provém a capacidade humana de usar a técnica e de colocá-la a seu serviço, por isso tudo deve ser feito para o bem de todos. Assim sendo, vou procurar usar as coisas para o bem estar pessoal e do próximo. Posso fazer isso cuidando bem das carteiras, lousa, mesa, giz, material escolar, alimentos, vestuário, etc..
4.5. Atividades: Desenhe objetos que foram inventados e transformados pelo ser humano. Fazer atividades manuais com palito de sorvete, caixas de fósforo, etc..
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Vida
Falar de vida, é falar de Deus, pois Deus é vida. Deus nos deu a vida, e, não apenas a vida, mas também, providenciou os meios para que a vida fosse possível no planeta terra.
Precisamos utilizar de maneira inteligente, sábia e íntegra os fatos conhecidos sobre a vida na terra para colocar em evidência a sabedoria, a soberania e o amor do Criador, e, o conseqüente desenvolvimento de um sentido mais amplo de respeito pela vida em todas as suas manifestações: humana, vegetal e animal.
Além do mais faz-se necessário estimular o sentimento de gratidão a Deus por essa dádiva tão preciosa que é a vida, conduzindo nosso semelhante a compreensão de que a melhor forma de gratidão é saber utilizar a nossa vida de maneira positiva, isto é, construindo aquilo que é belo e bom.
A vida se faz expressar pelo corpo, sendo assim é necessário conhecer o corpo, suas partes e funções principais, tomar conhecimento da complexidade da estrutura corporal. O corpo como veículo para o reconhecimento da própria vida e da vida a sua volta, em todas as suas formas.
O ensino da vida na escola, deve levar o educando a exercícios práticos, pois só assim absorverá de forma mais completa o aprendizado. Pois é somente através de uma experiência mais íntima e prática que se poderá ter um contato mais profundo com o objeto estudado.
A experiencialização do educando ao acompanhar, por exemplo o crescimento de uma flor (fato que pode ter passado sempre despercebido para ele), poderá levá-lo a refletir mais profundamente sobre todo o processo da natureza, e, consequentemente, da Criação tão vasta, entretanto, tão harmônica de Deus.
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Eu e a Vida
"A vida é um presente de Deus, cumpre a nós, aproveitá-la de forma que outras pessoas sejam beneficiadas pela nossa vida".
1.1. Objetivo: Levar a criança a: Reconhecer a grande bênção da vida. Sentir o amor de Deus em nossa vida. Agir de forma que nossa vida seja benéfica para nossos semelhantes.
1.2. Recursos pedagógicos: A Bíblia: "...eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância" (João 10:10). Recortes de jornais e revistas, onde há pessoas se cumprimentando, ajudando umas as outras, sorrindo, trabalhando, etc.. Cânticos e orações.
1.3. Pistas: A vida é um dom de Deus. No começo do mundo, Deus criou todas as coisas. Deus também criou o ser humano e deu-lhe vida. Quando olhamos as coisas ao nosso redor, percebemos a vida em cada uma delas. A vida é a maior bênção de Deus para todas as criaturas. Deus tem a vida em si mesmo, e, concede a vida aos seres criados por Ele.
Tudo o que existe no mundo é fruto da sabedoria e amor de Deus para que o homem, usufruindo com respeito, gratidão e espírito de serviço, possa alcançar seus objetivos e conquistar o desenvolvimento moral, espiritual, econômico, social e intelectual; desenvolvimento este que só terá sentido e dará sentido à nossa existência se estiver atrelado ao amor ao próximo e a ajuda ao nosso semelhante. Deus nos deu a vida, não para vivê-la egoísticamente, mas, para contribuir para que nossa sociedade se transforme num lugar melhor para se viver.
Nossa vida e tudo o que nos rodeia é uma dádiva de Deus. Respeitar a própria vida e a vida de tudo à nossa volta é respeitar e amar a Deus, mostrando-lhe nosso carinho e gratidão.
Buscar a verdadeira consciência de que tudo foi criado por Deus, além de que tudo o que é criado pelo ser humano vem da inteligência dada por Deus, deve ser o objetivo primeiro em nossas mentes para que aprendamos a viver, no sentido mais amplo da palavra.
1.4. Compromisso: Valorizar a vida e tudo o que está ao nosso redor é valorizar o próprio Deus, portanto, nosso compromisso deve ser tanto horizontal na perspectiva do ser humano, quanto vertical, na perspectiva de Deus.
1.5. Atividades: Monitorar as crianças na construção de um mural, onde apareça cenas de ajuda mútua e valorização da vida. Elaborar uma lista de coisas que podemos fazer para que nosso próximo tenha uma vida feliz. Ao lado montar outra lista de coisas de que gostamos e que tornam nossa vida mais feliz. Fazer uma redação sobre: "Vida dom de Deus para a humanidade".
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Eu no mundo criado por Deus
"No mundo criado por Deus há uma incrível diversidade, e, ao mesmo tempo
uma completa harmonia, estar no mundo, é estar no berço de Deus"
2.1. Objetivo: Levar a criança a: Reconhecer a importância do reino natural,
vegetal e animal. Sentir a harmonia nas obras de Deus e agir em favor da natureza.
2.2 Recursos pedagógicos: A Bíblia: "Que variedade, Senhor, nas tuas obras! todas com sabedoria as fizeste; cheia está a terra das tuas riquezas. Eis o mar vasto e imenso, no qual se movem seres sem conta, animais pequenos e grandes. Por ele transitam os navios, e o monstro marinho que fizeste para nele folgar" (Salmo 104:24-26). Cânticos, orações, mapas, globo terrestre, vídeo, slides, etc..
2.3. Pistas: O mundo é extremamente vasto, imenso e harmônico. Quando olhamos para as obras de Deus, ficamos estupefatos. Olhar para o universo e contemplar as estrelas, o sol, a lua, o verde, os pássaros, os animais, retirar da terra os recursos que garantem nossa subsistência é algo realmente espetacular.
Ainda há o fato de que há inúmeras coisas que não vemos, que fogem da percepção dos nossos olhos. O mundo é realmente maravilhoso e misterioso, somente Deus com sua sabedoria e bondade poderia tê-lo criado.
Nesta aula especificamente vamos pensar no reino: vegetal, animal e mineral. Todas essas coisas conjuntamente foram criadas por Deus para o benefício do ser humano. Deus deu inteligência ao homem, para descobrir nas coisas criadas por Ele, aquilo que é essencial à vida do ser humano. No reino vegetal, animal e mineral, encontramos todas as coisas necessárias para a manutenção do planeta de uma forma correta, ordeira e que sobretudo facilite a existência das pessoas.
Deus nos deu tudo o que necessitamos para que vivêssemos com certo conforto e tranqüilidade. Ele não esqueceu de nada. Por isso, é necessário que tenhamos consciência de tudo isso e aprendamos a olhar com bons olhos essa dádiva. Sem o devido cuidado com a vida mineral, animal e vegetal, nosso sustento e tranqüilidade estão ameaçados.
2.4. Compromisso: Cuidar das coisas que Deus criou é cuidar da minha própria casa. As coisas tão belas que Deus criou podem ser cultivadas e preservadas por mim. Preservando a vida mineral, vegetal e animal, estou garantindo a mim e a minha descendência um futuro melhor.
2.5. Atividades: Fazer a experiência do grão de feijão (reino vegetal). Pintura de desenho e recortes (reino animal). Montagem de um mostruário de pedras (reino mineral). Cânticos e oração de gratidão pelo mundo criado por Deus. Fazer uma redação sobre o tema: "O mundo é nosso, vamos cuidar dele".
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Eu e meu corpo
"O corpo é uma obra prima que saiu diretamente das mãos de Deus."
3.1. Objetivo: Levar a criança a: Reconhecer a importância do corpo e de seus membros, através dos quais podemos demonstrar amor e solidariedade.
3.2. Recursos pedagógicos: A Bíblia: "Não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo que habita em vós", "Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo" (I Coríntios 6:19 e 12:12). Cartolinas, lápis de cor, materiais de pintura em geral. Oração e cânticos.
3.3. Pistas: Nosso corpo é especial, ele tem vários membros, e, com eles fazemos várias coisas que nos são agradáveis e com as quais podemos ajudar as outras pessoas. Com os braços posso trabalhar, abraçar e servir. Com os olhos posso ver todas as coisas lindas que Deus fez e ajudar alguém necessitado. Com as pernas posso correr, brincar, pular e saltar. Com o coração posso amar. Com os ouvidos posso ouvir as necessidades das pessoas.
Olhando atentamente para o nosso corpo, para nós mesmos, para o nosso semelhante, sem nos importar com o aspecto das convenções estéticas, ficaremos convencidos da grandiosidade e complexidade do ser humano. A mente humana e todas as milhares de pequeníssimas veias que a formam. Os olhos, enfim, Deus é realmente um arquiteto de grande poder, criatividade e amor.
Nosso corpo é um no meio de um grande corpo, que foi denominado de raça humana, sociedade ou civilização, não importa, o certo é que fazemos parte de uma grande estrutura feita pelo próprio Deus, sendo assim somos membros desse grande organismo.
Quando observamos nosso corpo, notamos que quando um membro, qualquer parte, seja a menos importante, padece, está machucada, todos os demais membros são afetados, é impossível que estejamos com dor de dente sem que todo nosso corpo seja afetado, da mesma forma, quando nosso corpo está em bom funcionamento toda nossa estrutura está bem. Assim sendo, faz-se necessário abrir nossos olhos para as necessidades dos outros e ajudá-los a serem mais felizes, pois a felicidade do outro é a nossa, a tristeza do outro, também é a nossa.
3.4. Compromisso: Compreender o corpo e suas funções é algo maravilhoso. Posso me tornar feliz, mas, não posso ser completamente feliz, se o outro meu semelhante está em dificuldades, sendo assim, através do meu corpo posso expressar a solidariedade, a fraternidade e o amor.
3.5. Atividades: Pedir para que os alunos desenhem a si próprios, cuidar para que no desenho apareça: cabeça, olhos, boca, ouvidos, nariz, coração, mãos e pés.
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Eu um ser responsável
"Responsabilidade não é uma palavra feia. Responsabilidade é reconhecer o nosso lugar no mundo criado por Deus e interagir com as pessoas ao meu redor de forma que todos sejam beneficiados"
4.1. Objetivo: Levar a criança a: Reconhecer que responsabilidade foi algo que Deus colocou no coração do ser humano; sentir-se responsável pelas coisas que Deus criou.
4.2. Recursos pedagógicos: A Bíblia: "E Jesus crescia em estatura, sabedoria e graça diante de Deus e dos homens" (Lucas 2:52). Cânticos, orações. Diálogo com as crianças: Você ri ao ver outras pessoas que estão feridas, que caíram ou tem defeitos físicos? Por quê? Você conversa com pessoas pobres e doentes, ou foge delas? Por quê?
4.3. Pistas: Como ser humano Jesus Cristo crescia em sabedoria, inteligência e responsabilidade. Podemos fazer o mesmo que Jesus Cristo fez, observando a vida ao nosso redor e reconhecendo as coisas que precisamos respeitar e ser responsáveis por ela.
Nós somos responsáveis pelos objetos que usamos, como: caderno, caneta, lápis, borracha, etc.. Somos também responsáveis pela escola onde estudamos, não pixando os muros, as paredes, não riscando a lousa, enfim, há uma porção de coisas pelas quais podemos nos responsabilizar.
A responsabilidade também nos faz pessoas respeitadas e queridas pelos nossos pais, amigos, professores, etc.. Podemos ajudar outras pessoas a agirem com responsabilidade, preservando o meio ambiente no qual vivemos.
Sendo assim, somos responsáveis por tudo o que Deus criou. Deus nos dotou com esta virtude, basta que estejamos desenvolvendo o dom que Deus nos deu.
A responsabilidade nos leva ao amor a Deus e ao nosso próximo, ao cuidado das coisas, ao respeito. Agindo assim estaremos nos desenvolvendo e atraindo o respeito e a honra.
Quando a lei da solidariedade e do amor for a lei da humanidade, não haverá mais egoísmo e nós somos responsáveis para que isso ocorra.
4.4. Compromisso: Eu posso ser um ser responsável, posso cuidar das boas e belas coisas que Deus me deu. Posso ajudar meus pais, professores e qualquer pessoa que precisar de mim. Ao ser responsável estarei atraindo para mim mesmo um bom nome e respeito.
4.5. Atividades: Montar um mural com recortes onde apareçam cenas de pessoas trabalhando, cuidando de: Ônibus, praças, paredes, carteiras, etc.. A partir de textos montados pelos próprios alunos, fazer pequenas peças teatrais. Oração e cânticos.
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Conclusão
O ser humano é uma criatura de Deus, que o fez à sua imagem e semelhança e lhe deu o livre arbítrio. Assim, é bom os homens relacionarem-se com seus semelhantes, vendo neles acima da materialidade, a mão e o sopro do Criador.
Nesse diapasão é que apresentamos esses princípios básicos, elementares e fundamentais para uma vivência humana mais fraterna, mais justa e mais digna da vocação humana para a qual Deus nos criou.
Nosso trabalho é simples, mas não simplista. Nossa contribuição para o ensino religioso em nossas escolas teve como objetivo precípuo organizar e colocar a disposição dos professores e alunos os princípios absolutos para a manutenção da vida humana harmoniosa e feliz.
Nossa ênfase está sempre colocada no ser humano e em suas diversas maneiras de interagir consigo mesmo, com o próximo, com a natureza e com o Criador, Mantenedor e Provedor de todas as coisas, que é Deus.
Nunca é demais lembrar que ao elaborarmos nossa cartilha, jamais passou pela mente desta comissão fazer uso desse meio para fins próprios, políticos ou mesmo para difundir essa doutrina em detrimento de outra qualquer, também jamais foi do nosso objetivo fazer qualquer tipo de proselitismo, pois acreditamos que o ser humano é livre e objeto do amor de Deus, e em sendo assim, gostaríamos de oferecer aos mestres a oportunidade de falar sobre Deus.
A tarefa aqui concluída é apenas o começo de uma jornada que não terminará jamais, ou quem sabe terminará, quando vermos nossos filhos, netos e irmãos mais próximos da vontade daquele que nos trouxe a existência.
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Entidades Religiosas que apoiaram e aprovaram o projeto
• A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmons)
• Arquidiocese de Sorocaba
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