Powered By Blogger

segunda-feira, setembro 17, 2007

Os aparatchiks do socialismo social climber.



45% da cúpula do governo é sindicalizada
Pesquisa do CPDOC/FGV mostra que membros filiados a sindicatos ocupavam quase metade dos cargos de elite no poder

Vagas são as mais altas do serviço público; estudo, que levou em conta 1º governo Lula, afirma que cerca de 19% eram filiados ao PT

FERNANDO BARROS DE MELLO
DA REDAÇÃO

Os cargos de confiança mais altos no governo de Luiz Inácio Lula da Silva são ocupados por sindicalizados e filiados ao PT, de acordo com dados da pesquisa "Governo Lula: contornos sociais e políticos da elite do poder", coordenada por Maria Celina D'Araújo, do CPDOC (Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil) da FGV.

"Você tem ainda uma superposição: parte dos petistas é também sindicalizada. É uma malha associativa muito forte", diz a pesquisadora.

A amostra da pesquisa levou em conta os cargos DAS 5, DAS 6 (Direção e Assessoramento Superior) e NE (Natureza Especial), que são os mais altos no serviço público. "A população brasileira tem em torno de 14% de sindicalizados. Na nossa amostra, a gente tem 45%. É muito diferente da realidade brasileira", diz. "Nós pegamos os níveis 5 e 6, que são cargos de direção. Acho que, se olhar mais para baixo, a tendência é até ter mais militantes e sindicalizados. A nossa amostra é uma elite que requer especialização técnica", complementa.

Segundo a pesquisa, cerca de 25% tinham filiação partidária: 19,90% eram filiados ao PT, e 5%, a outros partidos. O estudo mostra que a maior parte dos filiados vem do serviço público estadual e municipal. Informações do próprio PT dão conta de que, ao todo, são 5.000 filiados que ocupam cargos comissionados no governo Lula.

"Os filiados são, em sua maior parte, "outsiders" da esfera pública", diz o texto da pesquisa, segundo o qual os indicadores de "associativismo" também impressionam. "Um total de 46% declaram ter pertencido a algum movimento social, 31,8% declaram ter pertencido a conselhos gestores e 23,8%, a experiência de gestão local. Apenas 5% pertenceram a associação patronais."

Profissionalização

Outro ponto que chamou a atenção foi o fato de a área econômica ter o maior número de servidores com experiência anterior (27%). Na área da saúde, o número fica em 14,55%, na social, em 19,12%, e na de educação, em 13,93%. "O que a gente observa é que a área econômica é a mais profissionalizada", comenta. "Quando a gente vai ver as áreas onde há maior concentração de pessoas sem experiência, sem currículo anterior e com maior militância é na área de saúde e nas áreas sociais. É muito a cara do Brasil, uma cara que se repete."

O estudo faz questão de ressaltar que "nada disso permite conclusões retumbantes, apenas aferir que, de fato, a tese que insiste num forte vínculo sindical, social e partidário está correta". Para D'Araújo, a alta participação de sindicalistas e filiados ao PT pode ser vista como democratização, "porque significa que a sociedade está participando do governo", mas também pode ser analisada como se a "sociedade organizada estivesse sendo cooptada pelo governo".

Mesmo assim, diz ser preciso olhar com cuidado a possibilidade de movimentos sociais serem controlados pelo Estado. "Isso acontece em outros países, Venezuela, Bolívia. Tem sido um recurso bastante usado por governos de recorte popular e pode ter custo para a democracia também, porque você tira autonomia, independência desses movimentos."

A professora, que é autora do livro "O Estado Novo", explica que uma participação tão intensa de sindicalistas é inédita. "Getúlio nem pensar. João Goulart não era sindicalista. O primeiro sindicalista no ministério foi o [ex-ministro do Trabalho Antonio] Rogério Magri, no governo Collor", lembra.

"Estou falando de gente que vem do chão da fábrica e depois faz carreira no escritório do sindicato. Agora, temos vários. Não necessariamente vêm do chão da fábrica, porque não são operários braçais, mas vêm do "chão do banco", são bancários. Por exemplo, o [Ricardo] Berzoini foi ministro."

=====================

COMENTÁRIO:

FIZERAM CARREIRA MENTINDO SOBRE A "LUTA DE CLASSES" E OUTRAS PETAS, NO MESMO PASSO EM QUE SE PREPARAVAM PARA, COM BASE NO CONTROLE BUROCRÁTICO DOS SINDICATOS, INDUZIR CARREIRAS POLÍTICAS NO "PARTIDO DOS TRABALHADORES", PARA MUDAR DE CLASSE, INSTALANDO-SE NO SETOR DIRIGENTE DO ESTADO. NADA QUE NÃO TENHA SIDO MOSTRADO À FORRA POR KARL MARX, ALGUÉM QUE ELES NUNCA LERAM A FUNDO, PORQUE SE DEDICAVAM À TAREFA PROPAGANDÍSTICA DE ENTOAR SLOGANS CONTRA O NEO-LIBERALISMO, E QUEJANDOS. CLARO, TAMBÉM NUNCA LERAM UMA LINHA DE FRIEDRICH VON HAYECK OU DOS SIMILARES. MENTIR NÃO É TAREFA QUE EXIJA LEITURA APROFUNDADA. BASTA MEIA DÚZIA DE CHAVÕES E ESTÁ PRONTA A "FALAÇÃO" para CONVENCER OS EMOTIVOS E REATIVOS DE SEMPRE. SE NÃO LIAM, ELES USARAM A INTELIGÊNCIA DE MODO SOLERTE, AO ORGANIZAR SUA TROPA PARA O CONTROLE DAS OPOSIÇÕES SINDICAIS, E DEPOIS NO PT, PARA IMPÔR SUA VONTADE AOS "COMPANHEIROS" ILUDIDOS OU DE MÁ FÉ (O QUE DÁ NA MESMA). OS INTELECTUAIS DA EX-QUERDA, SEMPRE À CATA DE BOQUINHAS NO PODER, SEMPRE À BUSCA DE PRESTÍGIO, SEMPRE SILENTES DIANTE DOS PODEROSOS DE QUALQUER CATEGORIA, ABENÇOARAM A CORJA E A JUSTIFICARAM COM FALAS NAUSEANTES. BOM ELIAS CANETTI! É DELE A FRASE CERTEIRA: "NUNCA VI UMA PESSOA DEBLATERAR CONTRA O PODER, SEM O DESEJO SECRETO DE APODERAR-SE DELE". NO CASO DOS NOSSOS APARATCHIKCS, A COISA NÃO ERA TÃO SECRETA ASSIM. MAS A EX-QUERDA, EMBURRECIDA PELA IDEOLOGIA, SERVIU COMO TRAMPOLIM PARA AQUELES MEROS OPORTUNISTAS, QUE HOJE DOMINAM O ESTADO BURGUÊS CONTRA O QUAL DIZIAM LUTAR, DA BOCA PARA FORA.

ENTREGO SOLENEMENTE O PREMIO GAROTINHO DE OURO AOS QUE AJUDARAM A INSTALAÇÃO NO PODER, DOS BUROCRATAS QUE SUBIRAM NA VIDA À CUSTA DE PROPAGAR MUDANÇAS DEMOCRATIZANTES. E QUE HOJE TÊM AO SEU DISPÔR UMA BOA QUANTIDADE DE TONTONS MACOUTES IDEOLÓGICOS, DISPOSTOS A CALUNIAR, ATACAR, INTIMIDAR QUALQUER UM QUE SE OPONHA AOS SEUS PLANOS E DESEJOS. NADA MAIS FEDORENTO DO QUE A BOCA E A ALMA DOS "MILITANTES" QUE, DE GRAÇA, TENTAM CALAR AS CRÍTICAS AOS NOVOS DONOS DO PODER.

ROBERTO ROMANO

Arquivo do blog