Powered By Blogger

quinta-feira, junho 05, 2008


Publicada em 5/6/2008

Caderno C
História da Paz será lançado hoje na Saraiva

/ DIPLOMACIA / Livro organizado pelo sociólogo Demétrio Magnoli narra superação de conflitos armados

Hoje, o sociólogo Demétrio Magnoli e o professor Roberto Romano promovem o lançamento do livro História da Paz, na Saraiva Mega Store (Shopping Iguatemi, Av. Iguatemi, 777, Vila Brandina), às 19h. A obra reúne textos de especialistas em diversas áreas. São 15 artigos que narram os esforços diplomáticos que resultaram em acordos e mantiveram o mundo em harmonia, evitando novas guerras. São episódios poucos citados pela imprensa ou que sequer chegaram ao conhecimento do público, mas que mostram a importância dos diplomatas em um mundo cada vez mais próximo da destruição.

A noite de autógrafos será precedida de palestra com Magnoli e Romano. O bate-papo contará também com os comentários do doutor em Filosofia pela USP, Luiz Paulo Rouanet. Roberto Romano, que assina o capítulo Paz na Westfália, é professor titular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutor pela École de Hautes Études en Sciences Sociales de Paris. Ele também é colaborador do Correio Popular, onde publica coluna às quartas-feiras.

Dentre os autores que participam da coletânea estão nomes como Fernando Gabeira (Protocolo de Kyoto), Celso Lafer (Declaração Universal dos Direitos Humano
s), Gilson Schwartz (Conferência de Bretton Woods), Maria Helena Valente Senise (Tratado de Nanquim), Elaine Barbosa (Conferência de Berlim), José Rivair Macedo (Concílios Ecumênicos Medievais), Flávio de Campos (Tratado de Tordesilhas), Mônica Herz (Carta da OEA) e Luiz de Alencar Araripe (Tratado de Versalhes), entre outros. A entrada é franca. (Da Agência Anhangüera)

Arquivo do blog