Powered By Blogger

sábado, junho 28, 2008









UNICAMP-INSTITUTO DE FILOSOFIA E DE CIÊNCIAS HUMANAS (IFCH)

Curso do Professor Roberto Romano- Segundo Semestre de 2008.

CÓDIGO / TURMA NOME
HG 914A
Tópicos Especiais de Filosofia Política II
PRÉ-REQUISITOS
AA420 HG303/ AA200 AA420
CARGA HORÁRIA: (Nº DE HORAS POR SEMANA)
TEORIA 04 PRÁTICA 00 LABORATÓRIO 00 ORIENTAÇÃO 02 ESTUDO 04
ATIVIDADE À DISTÂNCIA: 00 HORAS AULA EM SALA 04
CRÉDITOS:


HORÁRIO:
6a.f - 08h às 12h


Roberto Romano da Silva
PED: A ( ) B ( ) ou C ( )
PAD
EMENTA

O curso se propõe a desenvolver tópicos em filosofia política, a partir de textos clássicos pertinentes, de acordo com as pesquisas em andamento no departamento de Filosofia.

PROGRAMA

O curso será dedicado ao estudo dos conceitos de ditadura e golpe de Estado, contrapostos às doutrinas de revolução e direito de resistência. A exposição teórica seguirá os textos fundamentais dos temas, a partir do século 16. Serão examinados os textos de Maquiavel, Gabriel Naudé, Inocent Gentillet, Buchanan, Suarez, Sexby e outros escritores que apresentaram, em variados matizes, a doutrina do tiranicídio e do direito de resistência ao poderes ilegítimos. Serão utilizados, para referências próximas ao nosso tempo, livros publicados por escritores revolucionários como Karl Marx, Karl Kautsky, Lenine, Trotsky e reacionários como Carl Schmitt, Leo Strauss, Karl Popper e outros.

Justificativa: no plano da filosofia política os conceitos de golpe de Estado, ditadura,resistência à tirania e revolução definem imensos territórios analíticos, com graves consequências práticas. Os estudantes de filosofia podem se munir, caso assim o desejem, de informações básicas sobre aqueles assuntos, o que possibilitará maior acuidade no exame de problemas centrais como o de regime democrático, Estado de direito, poder legítimo, soberania, etc.

PLANO DE DESENVOLVIMENTO

O curso será totalmente dado em aulas expositivas do professor, antecedidas de leitura domiciliar pelos alunos, recomendada pelo mesmo professor.

BIBLIOGRAFIA

A bibliografia será dada no primeiro dia de aula. Desde já os interessados poderão buscar nas bibliotecas as obras dos autores mencionados acima

FORMAS DE AVALIAÇÃO

Presença em sala de aula e um trabalho final, impresso, cujo tema será decidido, aluno por aluno, com o professor.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO A ALUNOS
Sextas-feiras a tarde inteira.

Arquivo do blog