Sociedade sem Deus
Dinamarqueses e suecos são, provavelmente, os povos menos religiosos do planeta, segundo Phil Zuckerman, que acaba de lançar o livro Society without God.
Eles não vão à igreja nem rezam em casa, não acreditam em divindades nem em céu ou inferno. E, diferentemente do que diz um velho ditado ("se não existe Deus, tudo é permitido"), costumam ser gentis uns com os outros. Matam e roubam bem menos do que nos EUA, por exemplo.
A propósito, uma pesquisa que envolveu 18 democracias revela que as sociedades menos crentes tendem a ter menos assassinatos e suicídios e um índice relativamente menor de abortos e gravidez na adolescência. Surpresa?
Leia a resenha aqui.
================================================
COMENTÁRIO BIBLIOGRÁFICO:
VALERIA A PENA LER O EXTENSO ARTIGO DE ALBERTO BIANCHI (PROF. ISTITUTO UNIVERSITARIO EUROPEU DI FIRENZE) : "SECOLARIZZAZIONE E 'SOCIETÀ DI ATEI' NELL'ILLUMINISMO FRANCESE" IN VALLAURI, L.G. E G. DILCHER (EDS.) : CRISTIANESIMO, SECOLARIZZAZIONE E DIRITTO MODERNO (MILANO, GIUFFRÈ ED/ NOMOS VERLAGSGESELLSCHAFT, BADEN-BADEN, 1981), PP. 282 SS. ALÍ, SAPIENTES E CONSIDERAÇÕES EXISTEM SOBRE PIERRE BAYLE E A SOCIEDADE DOS ATEUS.
RR