Powered By Blogger

terça-feira, julho 17, 2007

No Blog de Lucia Hipolito

14/07/2007
Pingos nos ii

Agora é definitivo: meu amigo Ruy Castro, biógrafo de Nelson Rodrigues, acaba de dar a palavra final: é mesmo dele a frase: "Maracanã vaia até minuto de silêncio".

Quero agradecer também a colaboração de um gentil freqüentador deste blog (que não se identificou). Segundo ele, que foi pesquisar, a frase nasceu em 1967, no jogo entre América e Botafogo. O general Castelo Branco, primeiro presidente da ditadura, tinha acabado de morrer, num desastre aéreo. O alto-falante do Maracanã pediu um minuto de silêncio, e a resposta foi uma demorada vaia. Nelson Rodrigues teria anotado: o Maracanã vaia até minuto de silêncio!


Comentário:

É preciso comentário? Salvo, talvez, recordar que Castelo Branco, como Lulla, se dizia amigo da plena democracia. No poder, "foi convencido" por meios ásperos (ameaças da "ala dura" das Forças Armadas) ou suaves (os aulicos de sempre, as vivandeiras, cada vez mais vivas em nossos dias) a permanecer, "porque senão haveria um golpe". Pensando bem, Lulla não merece a comparação. Castelo foi bem mais coerente que ele, pois jamais prometeu socialismo e outras coisinhas mais, as famosas "bravatas".

RR

Arquivo do blog