Powered By Blogger

segunda-feira, dezembro 17, 2007

Coluna Recordando o Passado, para memória dos petistas desmemoriados (ou aloprados, na fala do seu pequeno Füher).



Carta de Antonio Carlos a Roberto Romano:
Brasília, 16 de abril de 2001

Senhor Professor Roberto Romano,

Assisti as manifestações de Vossa Senhoria em programa televisivo da Globo News sobre corrupção, levado ao ar no último final de semana.

Embora respeite os seus pontos de vista, incumbe-me dizer-lhe que, quanto a mim, está completamente enganado. De logo registro que a comparação com o Senador Jader Barbalho é injusta e despropositada. Entendo o que o teria levado a isso. O Senhor fala por ouvir dizer, mas não com conhecimento de causa.

A minha liderança na Bahia, perdoe-me a modéstia, está sempre retratada pelas pesquisas de opinião, inclusive a mais recente, em Salvador, realizada no mês passado, me dá mais de 80% da aprovação dos baianos.

Além de basear-se nas pesquisas, sugeriria que V.Sa. também, na feitura de uma análise sobre determinada pessoa, como professor diligente, ouvisse os escritores da terra. No meu caso, nomes como Jorge Amado e João Ubaldo; ou os compositores da terra, como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Jerônimo, Vevé Calazans e dezenas de outros; ou os artistas plásticos, todos eles. E, em se tratando de um professor, valeria a pena consultar, ainda, a população de 16 a 24 anos. Sob esse aspecto, devo dizer também que, na sua própria Universidade, alunos têm feito teses as mais variadas sobre o meu comportamento político e, em sua maioria, apresentando resultados positivos.

Se um dia V.Sa. for à Bahia, ouvir o povo, andar pelas ruas, será lisonjeiro para mim companhá-lo. Aí sim, o Professor de Política e Ética fará uma observação correta.

Na minha idade, as injustiças, por mais que sejam repetidas, não mudam a rota de atuação. Continuarei trabalhando pela Bahia e, a ser verdadeira sua afirmação de que 400 escolas têm o meu nome, o que não creio, terá sido porque, indistintamente, nos nossos 417 municípios existe a minha presença através do trabalho e de obras pelo engrandecimento do Estado.

Seja como for, achei o número exagerado e procurarei averiguar sua observação. Vê V.Sa. que a minha discordância é salutar, pois tem o objetivo de bem informá-lo a meu respeito, especialmente porque acredito na sua sinceridade de propósitos e dedicação ao conhecimento histórico sobre a política e os políticos de nosso País.

Atenciosamente,

Senador Antonio Carlos Magalhães.

Resposta



São Paulo, 02 de Maio de 2001

Ao Senador da República, Antonio Carlos Magalhães:

Senador:

Quando ocorreu o golpe de Estado, em 1964, eu tinha 19 anos. Em amargos anos aprendi, na universidade, a disciplina e o rigor da pesquisa. O livro que publiquei em 1979, fruto de um doutorado (Brasil, Igreja contra Estado, SP, Kayrós Ed.), sintetiza milhares de documentos recolhidos num processo lento e longo de investigação no qual as informações foram analisadas, confrontadas entre si e com os dados estatísticos, históricos, sociais, econômicos. Todos os elementos do trabalho vieram de fontes sociais, arquivos, bibliotecas especializadas, laboratórios. Aprendi, portanto, a só apresentar um juízo após minuciosa observação de comportamentos, fatos, dados. Nunca escrevi um só livro ou artigo "por ouvir dizer".

Essa frase, cujo conteúdo é a mim atribuído pelo senhor, foi extraída, como deve ter ouvido dizer V.Excia., de Spinoza. No Tratado sobre a Reforma do Intelecto, aquele é o modo mais baixo na hierarquia dos saberes. V.Excia. afeito à produção de dossiês, com base em recortes de jornais (e nossa imprensa, infelizmente, não se notabiliza pela investigação isenta e cautelosa) confunde o vosso modus operandi com o comportamento científico habitual. Não foi este modo opinativo que me levou aos considerandos sobre o comportamento público de senadores, na atual quadra da vida brasileira, que faz enrubescer até as pedras. Voltando à minha pequena história, mencionada acima: durante a ditadura eu lutei pela democracia e pelo Estado de direito.

Fui preso político por bom tempo. Sofri, como os brasileiros em geral, o peso dos censores, dos atentados cometidos contra os que não tinham o comando de batalhões. Verifiquei toda a arrogância dos políticos que se fortaleceram à sombra da exceção. Não foi "por ouvir dizer" que formei uma idéia bastante negativa dos que apoiaram a tirania.

E foi como cidadão que segui o procedimento de V.Excia., que sempre apoiou os mais lamentáveis atentados à democracia, como o fechamento do Congresso, as pressões contra o Judiciário, a intimidação sobre a sociedade civil através dos Atos Institucionais, os decretos secretos etc. Testemunhei tudo isto de um lugar privilegiado, a cidadania violentada, pagando caro os desmandos do regime do qual V.Excia. foi campeão.

Quanto à presença de vosso nome em escolas, minhas afirmações também não se originaram "no ouvir dizer". Elas se baseiam em pesquisas cuidadosas como a publicada pelo saudoso baiano, Dr. José de Oliveira Arapiraca (nome de uma só escola no seu Estado). Tive a honra de homenagear aquele grande homem na Câmara dos Vereadores de Salvador, discursando como convidado da Casa, no momento certo. O Dr. Arapiraca, após levantamento feito na Bahia, chegou aos números alarmantes a que me referi na Globonews, no relativo aos estabelecimentos públicos de ensino. O nome de V. Excia ultrapassa numericamente, em muito, o de vultos pátrios como Rui Barbosa, Padre Vieira, Tiradentes, etc. O dito livro pode ser encontrado com facilidade nas boas bibliotecas universitárias baianas. Não é preciso um levantamento especial para identificar este desvio. Trata-se, como enuncia o autor, de uso político, para fins de marketing, da coisa pública. Este abuso, no plano espiritual, é tão grave quanto a subtração de bens materiais.

Dominar a alma de um povo é um dos piores atentados à democracia.

Finalmente, fico surpreso com o rol dos artistas e intelectuais apresentado por V. Excia. em sua missiva. São os mesmos nomes inscritos no Manifesto em vossa defesa, lançado nestes dias. A coincidência indica um fato: existem pessoas, no âmbito da cultura, dispostas às zumbaias e aos rapapés. É triste, mas normal num país ainda não afeito à liberdade. Sua lista e Manifesto trouxeram-me à lembrança do célebre escrito de Julien Benda sobre a traição dos intelectuais.

Desconheço os trabalhos universitários favoráveis à V. Excia, feitos na Universidade de Campinas. Acho bizarra esta vossa afirmação, porque pesquisas sérias não são ideadas para definir juízos de partidos e de seus líderes. O rigor e a análise isenta constituem o único fundamento da ciência. E a UNICAMP é uma pequena universidade que prima por estes prismas do rigor e da cautela, longe das seitas e das preferências ideológicas.

É isto o que lhe dá credibilidade ética e científica, justamente porque nela não se confia o destino da sociedade e dos indivíduos ao "ouvir dizer" ou aos recortes de jornais, mas na lenta e dura pesquisa.

Grato pela sua missiva, digo a V. Excia. que tenho pela Bahia e pelo seu povo o maior respeito e admiração. Justo por isto, não tomo uma parcela, por mais expressiva que ela seja, pelo todo.

Atenciosamente,

Prof. Roberto Romano

Arquivo do blog