Powered By Blogger

sexta-feira, dezembro 07, 2007

Por indicação de Alvaro Caputo, segue abaixo umas coisas tristes sobre este Brasiu...



Comentário: Alvaro Caputo remete para os considerandos de analistas como Reinaldo Azevedo. Da matéria, no entanto, prefiro sublinhar um ponto que evidencia ao máximo o sentido autoritário e retrógrado —o que é o hábito— do Noço Líder. Este ângulo tem sido sublinhado por mim ao custo de "desconvites", corte de financiamento de pesquisa, calúnias, e demais gentilezas dos petistas fanáticos (com raras exceções, esta frase é puramente tautológica). Qual é o ponto? "O gás é do Evo e ele está correto em nacionalizar."

Vejamos: o gás, se a mente política tanto de Evo quanto de Lulla fosse democrática, não seria "do Evo". Seria do Estado boliviano. Estado, que por sua vez, não seria o dono do gás, mas seu administrador em nome do povo soberano. É apenas no absolutismo do século 17 que a riqueza natural de um país seria "propriedade" do governante. Os resquícios desta forma doutrinária encontram-se no patrimonialismo, um dos costumes herdados pelos nossos dirigentes, os quais julgam seu o que é público. Daí, a facilidade de usar riquezas com extrema naturalidade, o que leva ao deboche absoluto, como é o caso dos senadores mentirosos que "absolveram" o seu Capo, Renan Calheiros.

"O gás é do Evo", o petróleo é do Lulla e de sua turma, e por aí segue o delírio que mantêm a improbidade no sistema político nacional e sul-americano.

"O diabo se esconde nos detalhes" é um dito alemão que merece ser atendido. Na frase de Lulla sobre o gás do Evo temos todos os elementos da forma ditatorial e do Egocratismo que amaldiçoa o nosso continente com os Fidel, os Chavez, os Evos, os Lullas. Estes últimos nomes e cabeças se refratam nos militantes fanáticos —repito, fora as exceções, a frase é tautológica— como se estivéssemos observando um diamante ideológico [meu professor Claude Lefort diria: "uma ideologia de granito"] ou um prisma diabólico: COM LULLA OU SEM LULLA, TODOS NÓS SOMOS O LULLA. Como a cadeira do Planalto é uma só, resulta a corrida aos cargos que permitem o botim da coisa pública. Afinal, a riqueza social é do Lulla e dos micro-Lullas, entendem ?

Não temos Estado, temos milhões de espinhas dobradas por mil motivos. Temos o vandalismo e o saque em marcha!

Aqui d´El Rey!

Roberto Romano


PS: Notem, antes da frase sobre Evo, o eterno EU de Lulla, já análisado por mim no velho artigo "O senhor da Razão".

Por Ricardo Brandt, Jornal O Estado de São Paulo


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem que não haverá integração entre os países do Mercosul se os mais fortes economicamente, como Brasil e Argentina, não fizerem concessões para os menores. Ele defendeu o avanço das esquerdas na América do Sul e Central e elogiou publicamente os colegas Hugo Chávez, da Venezuela, e Evo Morales, da Bolívia, que se envolveram em recentes conflitos diplomáticos com o Brasil. „Ficam de um lado uns países achando que a Argentina é um país imperialista. De outro lado os companheiros da Bolívia e do Paraguai tratando o Brasil como imperialista. Obviamente que tem de ser assim, porque nós não fazemos aquilo que tem de ser feito em política internacional. Nós temos de ceder para esses países menores poderem crescer."

Num discurso descontraído, mas repleto de citações históricas, que durou 45 minutos no evento de encerramento do Encontro de Governadores da Frente Norte do Mercosul, Lula surpreendeu a todos. Iniciou seu discurso lembrando o Fórum de São Paulo, primeiro encontro promovido na América Latina entre as esquerdas. „Lembro como se fosse hoje, só da Argentina tinha 13 organizações políticas de esquerda que não se conversavam. A única coisa que os unia era o Maradona."

Segundo ele, a partir dali começou uma revolução das esquerdas na América do Sul que agora caminha para a América Central. „O que aconteceu na América do Sul é um fenômeno político que possivelmente os sociólogos levarão um tempo para compreender, porque foi tão rápida a mudança", afirmou.
(...)
„E hoje vemos que o que aconteceu na América do Sul está se espraiando pela América Central e para a América Latina", disse, sob aplausos - citando as eleições na Guatemala, no Panamá e as possibilidades da esquerda em El Salvador.
(...)

O presidente defendeu Chávez e Morales. Lembrou o episódio da nacionalização do gás na Bolívia como exemplo de concessão a ser feita nas relações entre países. „Estava em época de eleição quando o Evo Morales quis nacionalizar o gás dele e eu disse: "O gás é do Evo e ele está correto em nacionalizar, o gás é uma matéria prima e a única coisa que a Bolívia tem".

Arquivo do blog