Powered By Blogger

quarta-feira, agosto 06, 2008












Blog do Leonardo Ferrari =

http://leobelferrari.blog.uol.com.br/

COMO RECONHECER UM FASCISTA

Fotografia in Corriere della Sera, 3/8/2008.


Perseguir e criminalizar toda uma etnia, como os ciganos? Pode. Mudar a lei para não ser processado? Pode. Roubar, roubar e roubar? Pode. Seio à mostra em uma obra de Tiepolo? Não pode.

Aconteceu semana passada na Itália. A reprodução da obra-prima de Giambattista Tiepolo, “La Verità svelata dal Tempo” [“A Verdade desvelada pelo Tempo”], localizada atrás da mesa do primeiro ministro da Itália, o canalha e fascista Silvio Berlusconi, foi “retocada” para evitar a visão de um seio. O bisonho retoque já virou piada nacional: “Il Tempo svela, ma Palazzo Chigi vela” [“Enquanto o Tempo desvela, o Palácio Chigi vela”].

Vejam como os fascismos se parecem. Na China, a bunda de uma mulata estremece os pilares de um regime obeso de tanta repressão. Já na Itália, o problema é com os seios. É que os fascismos não lidam bem com a diferença. Não é por outra razão que o patético presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, quando de sua “palestra” na Universidade Columbia em Nova Iorque, declarou não existir homossexuais no Irã. Os fascistas têm pavor da diferença. Quer reconhecer um fascista? É muito fácil. Basta escutar frases como “vestir a mesma camisa”, “pensar igual”, “todos juntos numa mesma direção”, “se adaptar ao mercado”, “essa é a única solução”, “cumprir suas obrigações”, “não se atrasar”, “fazer tudo certinho”, “você tá demitido”. Os fascistas amam a uniformidade, têm orgasmos quando pintam o “chão da fábrica” para que ninguém pise fora da linha e adoram estabelecer padrões de comportamento. Cuidado com os fascistas. Eles estão no meio de nós.

Arquivo do blog