Powered By Blogger

quinta-feira, agosto 28, 2008

Recebi de presente, em tempos passados, uma cópia xerox de certa carta de apoio, escrita por Luis Inácio da Silva (sem o apelido de Lula), ao movimento grevista dos professores que trabalhavam na Univerdade Federal. O documento integra o acervo da Associação de Professores da Universidade Federal de Santa Catarina. Transcrevo o texto, incluindo os erros de redação. Muita coisa mudou, de 1981 para os nossos dias. Mas recordar é viver, ou morrer duas vezes, certo?

RR



O Partido dos Trabalhadores -PT- , através de sua Ppresidência (Lula hesitou entre o P minúsculo e o P maiúsculo, RR), declara sua solidariedade à Greve Nacional dos Professores Universitários Autárquicos por considerar justa a pauta de reivindicações apresentada ao Govêrno pelos professores. Neste sentido coloca à disposição do Comando Nacional de Greve todas as forças do PT para forçar as negociações e dar continuidade à luta pelo ensino público e gratuito de qualidade, única forma dos trabalhadores brasileiros terem a possibilidade de ascesso (sic) à educação formal.

Brasília, 16/11/1981

Luis inácio da Silva
Presidente


Comentário: além do slogan (repetido como ladaínha pelos petistas até hoje) sobre o "ensino gratuito e de qualidade" note-se a anáfora involuntária (forças/forçar) que indica, no fundo da alma, a solução predileta dos problemas sociais e político: o uso da força e não tanto da razão ou do direito. Com o poder, tais bravatas foram ainda mais escondidas, mas elas jazem no fundo da alma petista, cuja intolerância e dogmatismo são quase irremovíveis.

Consultar documentos é um ato liberador, sempre.

RR

Arquivo do blog