Powered By Blogger

segunda-feira, outubro 20, 2008

O Sr. Paes é um político interessante, como seu colega Mangabeira Unger. Ainda ontem dizia coisa similares às reproduzidas abaixo sobre o governo federal, numa CPI. Hoje, com a benção do ontem estigmatizado por ele, solta ataques a Gabeira. Este último pode ter muitos defeitos. Mas as pessoas retas serão agradecida para sempre a ele, ao recordar a cena patética de Severino Cavalcanti, na presidência da mesa diretora da Câmara dos Deputados, esbravejando contra Gabeira, que foi dos únicos com espinha erguida, contra o coronel, apoiado por Lula. Enfim, latrina é latrina e não tem nome de partido. Seu odor fétido pode nascer em qualquer agrupamento político. Em homenagem a Paes, segue um trecho do Assim Falava Zaratustra:


“Em alguns lugares do mundo existem ainda povos e rebanhos, mas não entre nós (…) aqui só existem Estados. Estado? O que é isto ? Abri os ouvidos e lhes falarei da morte dos povos. O Estado é o mais frio dos monstros frios. Ele é frio mesmo quando mente; eis a mentira que sai de sua boca: ´Eu, o Estado, sou o povo’. Mentira. Os criadores formaram os povos e desenrolaram sobre suas cabeças uma fé e um amor; eles serviram a vida. Mas os destruidores puseram armadilhas para a multidão, é o que eles chamam Estado; eles puseram sobre suas cabeças uma espada e cem apetites. Se ainda existe um povo, ele nada compreende do Estado e o odeia como um pecado contra a moral e o direito. (…) Cada povo tem seu idioma do bem e do mal e o povo visinho não o entende. Mas o Estado sabe mentir em todas as linguas do bem e do mal e em tudo o que ele diz, mente e tudo o que possui, roubou. Tudo nele é falso; ele morde com dentes falsos, até suas entranhas são falsas. ( ) O Estado é o lugar onde todos estão intoxicados, bons e máus, onde todos se dissolvem (…) onde o lento suicidio de todos é chamado ´vida´. (…) Vede estes superfluos: eles adquirem riquezas e apenas se tornam mais pobres. Eles querem o poder (Macht) e, antes, a alavanca do poder, muito dinheiro —esses impotentes! Vede como eles sobem, estes macacos ágeis. Eles sobem uns sobre os outros e se fazem mutuamente cair na lama e no abismo. Todos querem ganhar o trono. Com frequência é a lama que está sobre o trono, e não raro o trono está plantado na lama. Todos loucos…seu idolo fede, este monstro frio ; eles também fedem, os idólatras…”

E assim La nave va...


20/10/2008 - 14h02

Paes diz que Gabeira quer legalizar cafetões e é "despreparado"


ANDRÉ ZAHAR
colaboração para a Folha Online, no Rio

Atualizado às 19h25.

O candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro Eduardo Paes (PMDB) elevou nesta segunda-feira o tom dos ataques ao adversário Fernando Gabeira (PV). A seis dias do segundo turno, o peemedebista disse que a candidatura do verde é "oca", "despreparada", "oba-oba" e "sem proposta". Citando o projeto de lei que regulamenta a profissão de prostituta, Paes disse ainda que Gabeira quer legalizar a profissão de cafetão.

As declarações foram feitas após encontro, no centro do Rio, com mulheres de PMDB, PC do B, PT e PSB --partidos que o apóiam no segundo turno. Paes disse que vai tentar enfatizar na reta final a suposta falta de projetos do verde para a cidade do Rio.

"Se algum de vocês [repórteres] puder me dizer algumas propostas do candidato Fernando Gabeira, eu pago um jantar no restaurante mais caro do Rio de Janeiro. Ele não tem propostas", disparou Paes.

Paes ironizou a presença de artistas no programa eleitoral do adversário. "Faltam propostas ao candidato. É só oba-oba, musiquinha, jingle, muito artista na televisão. Infelizmente não vamos passar os próximos quatro anos ouvindo o Caetano Veloso cantando Cidade Maravilhosa. Adoraria que isso resolvesse os problemas da cidade, mas estamos elegendo o prefeito da cidade, não alguém que vai ficar nos entretendo nos próximos quatro anos", disse.

O peemedebista afirmou que Gabeira "não sabe absolutamente nada" sobre o Rio e "não faz idéia do que vai fazer com a cidade". Ele sustenta que o verde tem uma candidatura "vazia, oca e despreparada".

Paes também voltou a citar o projeto de lei do deputado federal sobre a prostituição, que usou ontem para atacar Gabeira no debate da "TV Record".

"O deputado Fernando Gabeira mentiu ontem. Tem um projeto de lei dele que regulamenta a prostituição e tira do código penal o crime de tráfico de mulheres e de corrupção de menores. Ele mentiu ontem descaradamente no debate", disse.

Gabeira disse que o adversário quer confundir o eleitorado. "É uma tentativa de deformar os projetos e me comprometer com o eleitorado mais conservador, mas não vai ter resultado."

Ao citar panfletos sobre o assunto que a vereadora Liliam Sá (PR) tem distribuído na porta das igrejas evangélicas para prejudicar Gabeira, o peemedebista disse que os políticos podem manifestar suas opiniões. "Os políticos não podem mais manifestar opinião? Eu, por exemplo, não sou a favor de legalizar a profissão do cafetão", disse.

O encontro no centro do Rio contou com a participação da candidata derrotada no primeiro turno Jandira Feghali (PC do B). Paes anunciou o desejo de criar uma secretaria para as mulheres, mas não disse que Jandira será a titular da pasta.

Arquivo do blog