Powered By Blogger

quarta-feira, abril 23, 2008

COMENTÁRIO: SOJA? NÃO SEI NÃO. E RECORDO: DESDE O COMEÇO DE ITAIPU, E MESMO ANTES, A

OPÇÃO PREFERENCIAL DOS POLÍTICOS PARAGUAIOS ENCONTRA-SE NO CONTRABANDO, JAMAIS NA

INDÚSTRIA E NO APROVEITAMENTO RACIONAL DOS RECURSOS ADVINDOS DA MEGA USINA. O

EPICENTRO DO COMÉRCIO PIRATA QUE DESGRAÇA O COMÉRCIO BRASILEIRO, ESTÁ SITUADO EM

ASSUNÇÃO. E TODO MUNDO SABE PERFEITAMENTE QUE ESTA É A REALIDADE.


AGORA, COM A CHORADEIRA TEOLÓGICO-POLÍTICA, O BISPO DESEJA MAIS RECURSOS. NÃO SERÁ

PARA INDUSTRIALIZAR O PAÍS OU PROMOVER DESENVOLVIMENTO TÉCNICO EDUCACIONAL.


O TRATO COM A CHINA POR SOJA ? POR SOLIDARIEDADE? POR GENTILEZA AMIGA ?

ORA, O COSTUME É TIRÂNICO. PODEM APOSTAR:

COM O BISPO NO PODER, AS PACOTILHAS CHINESAS AFOGARÃO INDÚSTRIAS E COMÉRCIO NO

BRASIL. SERÁ O "CONTRABANDO DA LIBERTAÇÃO", UM "PROGRESSO", FATO ALVISSAREIRO QUE

FORTALECERÁ O "CONTRABANDO DA LIBERTAÇÃO COCAINEIRA", DOS "COMPANHEIROS" DAS FARCS.

PEÇO QUE ME CORRIJAM E COBREM DENTRO DE DOIS ANOS.

ATÉ LÁ...SOJA, ORA SOJA! O MAIS OPORTUNO, PARA QUEM NÃO QUER TRABALHO DURO, É

CONTINUAR COM OS NEGÓCIOS...DA CHINA, ENTENDE?

FÁBRICAS BRASILEIRAS: PODEM SE PREPARAR PARA O FECHAMENTO. E COM AS BENÇÃOS DO

PATRIÓTICO GOVERNO LULA. PATRIÓTICO, SE ENTENDA: NA DEFESA DA BOLÍVIA, VENEZUELA,

PARAGUAI...

ENFIM, PODEMOS NOS ORGULHAR: NUNCA NESTE PAÍS TIVEMOS UM GOVERNO TÃO NACIONALISTA,

CONTRA NÓS.


ROBERTO ROMANO





Folha de São Paulo, quarta-feira, 23 de abril de 2008



Lugo promete aproximação com China
Opção por relações econômicas mais amplas deve afastar Paraguai de Taiwan, que perderia seu aliado sul-americano



DA REDAÇÃO

O presidente eleito do Paraguai, Fernando Lugo, afirmou que pretende estreitar as relações entre seu país e a China, indicando uma mudança significativa na política externa paraguaia. Se estabelecer relações diplomáticas com a China, Lugo terá, por exigência de Pequim, de romper as relações com Taiwan.

A ilha, que não tem representação na ONU, é considerada pelo governo chinês uma Província rebelde -o governo de Taiwan foi fundado por nacionalistas chineses que fugiram do continente após a revolução comunista, em 1949.O Paraguai é o único sul-americano dos 24 países que mantêm relações diplomáticas plenas com Taiwan. Já a China tem relações com 170 países.

"Há entre o povo e os parlamentares paraguaios o desejo de aproximação com a China", disse o ex-bispo, que tomará posse em agosto.

Quarto maior exportador de soja do mundo, o Paraguai pode aumentar a participação da China entre seus compradores do grão; o país asiático o importa também de outros pontos da América do Sul. Além disso, a China tem investido na região.
Já Taiwan, cujos aliados são majoritariamente países pobres da América Central, do Pacífico Sul e da África, financiou, entre outros projetos, a construção de casas no Paraguai."Nós queremos fortalecer nossas relações [com o Paraguai]", disse o embaixador de Taiwan em Assunção, David Hu, após encontro com Lugo.

A troca de poder no Paraguai ocorre quase simultaneamente ao mesmo processo em Taiwan; no dia 20 de maio toma posse o novo presidente, Ma Ying-jeou, eleito com uma plataforma de maior aproximação com a China. Por isso, segundo o jornal taiwanês "Tempos da China", as reações a uma eventual mudança de posição paraguaia podem antecipar o tom das relações entre Pequim e o novo governo de Taiwan.

Judiciário

Fernando Lugo, cuja vitória encerrou 61 anos consecutivos de governo do Partido Colorado, afirmou que uma de suas prioridades será reformar a Constituição, "para garantir a independência do Poder Judiciário". O eleito referia-se ao fato de a atual Carta dar aos partidos políticos influência sobre a Corte Suprema: o Senado é que aprova a lista dos juízes a ocupar o tribunal formulada pelo Conselho de Magistratura.

Em Caracas, o presidente Hugo Chávez voltou a comemorar a eleição de Lugo, dizendo que, pelo fato de ele ser ex-bispo, "o imperialismo não poderá mais chamar de diabos" os esquerdistas da região: "Nos faltava um padre presidente".

"Já não somos só Fidel e eu. O presidente Lugo se soma ao batalhão que temos", completou, citando Rafael Correa (Equador), Cristina Kirchner (Argentina), Evo Morales (Bolívia), Tabaré Vázquez (Uruguai) e Luiz Inácio Lula da Silva. "Nos transformamos no epicentro de grandes mudanças no mundo."

Arquivo do blog