Powered By Blogger

quarta-feira, abril 30, 2008


05/05/2008

Conferência de Abertura
Liberdade de Imprensa e Utopia na América Latina e Brasil

Palestrante: Mônica Gonzalez (Centro De Investigación e Información Periodística)
Moderador: Geraldo Vieira (AVINA)

A história recente da América Latina intercalou momentos de liberdade relativa e profunda repressão à atuação plena do jornalismo. De certa maneira, somos o último continente a conhecer os princípios fundamentais da liberdade de imprensa e temos aprendido com os erros e acertos das últimas décadas.



Painel I (11h30)
A imprensa como mediadora: o acesso às fontes

Palestrantes:
Heródoto Barbeiro (CBN)
José Arbex Júnior (PUC e Caros Amigos)

Moderador: Igor Fuser (Cásper Líbero)

Esse painel tem como objetivo discutir a relação entre imprensa e fontes nos nossos dias. O ponto central do debate é a oferta de informações e a maneira como elas trafegam na sociedade, mediadas pelo jornalismo e pelos jornalistas. O acesso às fontes é uma questão fundamental para o exercício de um jornalismo de qualidade e, sobretudo, do exercício da liberdade de informação. Quanto mais transparentes forem os governos, as empresas e as instituições, tanto mais a sociedade será bem informada.


Painel II (14h00)
O direito à informação como premissa da democracia

Palestrantes:
Prof. Roberto Romano (Unicamp)

Marcio Chaer (Site Consultor Jurídico)

Moderador: A definir

A verdadeira democracia se fortalece quando a imprensa exerce seu papel social de informação, investigação, acompanhamento das instâncias de poder e denúncia, se necessária. Esse painel tem como foco discutir a relação entre informação e democracia e as dificuldades de alcançar os parâmetros ideais na atividade do jornalismo na atualidade, dadas as forças de ação sobre o trabalho do jornalista.



Conferência de Encerramento (16h00) - Conferencista a confirmar


Se após essas emendas, restarem dúvidas quanto aos temas que podem ser abordados, fiquem à vontade para procurar, na revista IMPRENSA, Gabriela Miranda ou Rodrigo Manzano, pelos: producao@portalimprensa.com.br ou rodrigomanzano@portalimprensa.com.br ou pelo telefone (11) 2117-5300.


Arquivo do blog