COMENTÁRIO: NÃO QUERO DAR UMA DE SUJEITO DESAGRADÁVEL. SEMPRE ADMIREI O MEU PROFESSOR FRANCISCO WEFFORT, DESDE A GRADUAÇÃO NA USP. CREIO SER EXCELENTE QUE ELE, HOJE, CRITIQUE LULA E QUEJANDOS. MAS É PRECISO SER DURO: DURANTE MUITOS ANOS, O MESTRE WEFFORT CONVIVEU COM OS SINDICALISTAS E POLÍTICOS DO PT. FOI, INCLUSIVE, SECRETÁRIO DAQUELE PARTIDO. NÃO DESEJO QUE ELE ASSUMA RESPONSABILIDADE PELO CRESCIMENTO DAQUELE SETOR. DESEJO APENAS QUE DIGA, CLARA E DISTINTAMENTE, QUE ERROU AO SERVIR DE PORTA-VOZ DE LULA. NAQUELA ÉPOCA, EXISTIA GENTE QUE CRITICAVA OS PROCEDIMENTOS AUTORITÁRIOS E ANTI-ÉTICOS DO PT, DE LULA, E SECTÁRIOS. E NADA LI DE MESTRE WEFFORT, EM SENTIDO DE CRITICAR OU DENUNCIAR A ESCALADA DOS SINDICALISTAS NA VIDA PÚBLICA. CONTRA A VIDA PÚBLICA.
ACHO EXCELENTE O ARTIGO ABAIXO. ACHO EXCELENTE O DR. WEFFORT.
MAS SINTO SAUDADE DE ALGO QUE NÃO FOI: SUA DENÚNCIA DE PESSOAS E PROCEDIMENTOS QUE ELE CONHECIA PERFEITAMENTE, NA ÉPOCA EM QUE A SERPENTE AINDA ESTAVA NO OVO.
ROBERTO ROMANO
O Globo
Lula, o pelego?
Francisco C. Weffort
Que coisas tão graves em seus gastos na Presidência estará Lula procurando esconder da opinião pública?
Que coisas tão graves em seus gastos na Presidência estará Lula procurando esconder da opinião pública? Que de tão grave têm as despesas dos palácios do Planalto, da Alvorada e da Granja do Torto que possam explicar a cortina de fumaça que o governo criou para impedir o controle dos cartões corporativos de Lula, Marisa, Lulinha, Lurian etc.? A estas alturas, só o governo pode responder a tais perguntas. E como o governo não responde, a opinião pública, sem os esclarecimentos devidos, torna-se presa de dúvidas sobre tudo e todos.
É conhecida a ojeriza de Lula a qualquer controle sobre gastos. Evidentemente os dele, da companheirada do PT, dos sindicatos e do MST, sem esquecer um sem-número de ONGs sobre as quais pesam suspeitas clamorosas. Ainda recentemente, ele vetou dispositivo de lei que exigia dos sindicatos prestação de contas ao TCU dos recursos derivados do imposto sindical (agora “contribuição”). Há mais tempo, Lula era contra o imposto em nome da autonomia sindical.
Agora que está no governo, deixou ficar o imposto e derrubou o controle do TCU. Tudo como dantes no quartel de Abrantes. O que o Lula e os pelegos querem é o que já existia na “república populista”, dinheiro dos trabalhadores sem qualquer controle. Lula, a chamada “metamorfose ambulante”, não se tornou ele próprio um pelego? Assim como defendeu a gastança dos sindicatos em nome da autonomia sindical, agora defende sua própria gastança na Presidência em nome da segurança nacional. Isso me lembra uma historinha de 1980, bem no início do PT, quando João Figueiredo estava no governo e Lula estava para ser julgado na Lei de Segurança Nacional. Junto com alguns outros, eu o acompanhei numa viagem à Europa e aos Estados Unidos em busca de apoio.
Como outros na comitiva, eu acreditava piamente que tudo era em prol da liberdade sindical e da democracia, e as coisas caminharam bem, colhemos muita simpatia e apoio nos ambientes democráticos e socialistas que visitamos. Mas, chegando à Alemanha, fomos surpreendidos pela recepção agressiva do secretário-geral do sindicato alemão dos metalúrgicos. Claro, ele também era a favor da democracia e estava disposto a defender os sindicalistas.
Sua agressividade tinha outra origem: o sindicato alemão que representava havia enviado algum dinheiro a São Bernardo e cobrava do Lula a prestação de contas! A conversa, forte do lado alemão, foi num jantar, e não permitia muitos detalhes, mas era disso que se tratava: alguém em São Bernardo falhou na prestação de contas e o alemão estava furioso. Lula se defendeu como pôde, mas, no essencial, dizia que não era com ele, que não sabia de nada. A viagem era longa. Antes da Alemanha, havíamos passado pela Suécia, e fomos depois a França, Espanha, Itália e Estados Unidos. Em Washington, tivemos um encontro com representantes da AFL-CIO, e ali repetiu-se o mesmo constrangimento. Embora não tão agressivos quanto o alemão, os americanos queriam prestação de contas sobre dinheiro enviado a São Bernardo.
Mas Lula, de novo, não sabia responder à indagação referente às contas. Ou não queria responder. Não era com ele.
Nunca dei muita importância a esses fatos. A atmosfera do país nos primeiros anos do PT era outra. Ninguém na oposição estava antenado para assuntos desse tipo. O tema dominante era a retomada da democracia. A corrupção, se havia, estaria do lado da ditadura.
Saí da direção do PT em 1989 e me desfiliei em 1995. Até então era difícil imaginar que um partido tão afinado com o discurso da moral e da ética pudesse aninhar o ovo da serpente. Minha dúvida atual é a seguinte: será que a leniência do governo Lula em face da corrupção não tem raízes anteriores ao próprio governo? A propensão a tais práticas não teria origem mais antiga, no meio sindical onde nasceu o PT e a atual “república sindicalista”? Talvez essa pergunta só encontre resposta cabal no futuro. Mas, enquanto a resposta não vem, algumas observações são possíveis. Parece-me evidente que no momento atual alguns auxiliares da Presidência - a começar pelos ministros Dilma Rousseff, Jorge Hage e general Jorge Felix - foram transformados em escudos de proteção de possíveis irregularidades de Lula e seus familiares.
O outro escudo de proteção é Tarso Genro, que usa uma ginástica retórica para, primeiro, garantir, como Dilma, que o dossiê não existia, só um banco de dados. Depois passou a admitir que existia o dossiê, mas que isso todo mundo faz. Mais ou menos como no episódio do mensalão, lembram-se? Naquele momento, o então ministro Thomas Bastos, acompanhado por Delubio Soares, disse que mensalão não existia, que eram contas não regularizadas, sobras de campanha etc. E lula afirmou de público que isso todos os políticos faziam. O que não impediu que o procurador-geral da República visse no mensalão a prática delituosa de uma quadrilha criminosa.
Adotada a teoria do dossiê - aquele que não existia e que passou a existir - criou-se uma pequena usina de rumores, primeiro contra Fernando Henrique Cardoso e Dona Ruth, depois contra ministros do governo anterior. Minha pergunta é a seguinte: quando virão os dossiês contra Lula e Dona Marisa Letícia? Não é este o futuro que deveríamos almejar.
Mas no que vai do andar da carruagem dirigida por um Lula cada vez mais ególatra e irresponsável é para lá que vamos, inelutavelmente. Quem viver verá.
FRANCISCO C. WEFFORT é sociólogo.
Roberto Romano Moral e Ciência. A monstruosidade no sec. XVIII
Silence et Bruit. Roberto Romano
terça-feira, abril 15, 2008
FILOSOFIA. ROBERTO ROMANO
Blog Perolas Alvaro Caputo
Blog do Orlando Tambosi
República Blog de Itapeva
Filosofix
Blog Marta Bellini
Blog Panorama Mário Araújo Filho
ZGuioto
Roque Sponholz
Roberto Romano : "Direito Natural e Democracia em Spinoza". No Foglio Spinoziano (Italia).
The classics page: AD FONTES ACADEMY
Wikipedia (textos em latim, inclusive de Spinoza)
Movimentos democráticos precisam resgatar o sentido dos partidos politicos
VOTO SECRETO CONDUZIU A GOLPE DE ESTADO, CORREIO CIDADANIA
Roberto Romano-A Igualdade.Considerações Críticas
Roberto Romano "Reflexão sobre o Estado e os Juízes".
Classici Italiani
ESSAI SUR L ´ORIGINE DES LANGUES-ROUSSEAU
DMOZ- Texts Philosophy
Escola Superior da Procuradoria Geral do Estado/São Paulo
Dicionário Saglio (latim)
TEXTOS VÁRIOS +Spinoza
SPINOZA
O Declinio do Marxismo
Blog de Catherine Kintzler
King James I
PINTORES DE DIDEROT
Agora Enciclopédia
Renaissance
Textos Antigos e Modernos
Rousseau Vaughn
E TEXT ORG.
Escritos Revolução Inglêsa
National Security
Corpus Thomisticum
Arquivo do blog
-
▼
2008
(1097)
-
▼
abril
(112)
- Sem título
- Quinta-Feira, 3 de AbrilEntrevista com Roberto Ro...
- Sem título
- Sem título
- NÃO, NÃO É O DECALOGO DO NOÇO LIDER, NEM AS PALAVR...
- São Paulo, sábado, 05 de abril de 2008 TENDÊNCIAS/...
- Sem título
- O GOLPISMO CALHORDA ANUNCIA CLARAMENTE O QUE DESEJ...
- Obrigado pelo apoio, caro amigo Roque! Voce diz, c...
- COMENTÁRIO: TENHO DIVERGÊNCIAS EM RELAÇÃO AO TEXTO...
- Do blog de Marta Bellini....
- Sem título
- Tinha 19 anos quando do 1° número do "pasca". Só p...
- Hummm.....
- Sem título
- Sem título
- Sem título
- CORREIO POPULAR DE CAMPINAS 9/4/2008CONTRA O GOLP...
- Sem título
- HÁ ESPERANÇACelso Lungaretti (*) Quarenta anos dep...
- Sem título
- No site Mulheres de Olho (http://www.mulheresdeolh...
- Garotinho de Ouro, entregue nesta manha aos podere...
- MAGNIFICO LUXUOSO....SE AFASTA DO CARGO. SO ISSO? ...
- MEDITANDO MELHOR: É O LIXO DO LUXO ! QUEM É GOVERN...
- Sem título
- www.sponholz.arq.br "O reinado imoral e esbanjador...
- Sem título
- JORNAL DA UNICAMP, ULTIMA EDIÇAO. PESQUISA DE VERD...
- De um post antigo no meu Blog, feito a proposito d...
- Quanto ao PROFETA... Santos Erasmo de Rotterdam e ...
- Sem título
- Com foto da capa de Veja fornecida pelo Blog de Or...
- CARO RAMIRO: OBRIGADO PELOS SEUS PARABÉNS. FAZER 6...
- TESE E ANTITESE, PARA QUEM AINDA GOSTA DA DIALETIC...
- LEMBREM : A CAPA DA VEJA REALIZA A MESMA IDEIA DO ...
- COMENTÁRIO:ENTENDERAM AGORA, CAROS AMIGOS? É POR T...
- OBRIGADO, AMIGO ROQUE! UM FORTE ABRAÇO! E AGRADEÇO...
- DO BLOG PÉROLAS, O RESUMO DA SEMANA POLÍTICAS, COM...
- Do Blog de Orlando Tambosi. Caro amigo: o anti-int...
- Domingo, 13 de Abril de 2008Dessa, eu gostei! esqu...
- Recebi hoje o Alerta do Google, com uma reportagem...
- GRAÇAS À PROVERBIAL GENTILEZA DE ALVARO CAPUTO, SE...
- Sem título
- Sem título
- COMENTÁRIO: SEMPRE ACHEI QUE O FUTEBOL É METONÍMI...
- COMENTÁRIO: NÃO QUERO DAR UMA DE SUJEITO DESAGRADÁ...
- CARO ORLANDO TAMBOSI: PARABENS PELA SUA INDICAÇAO,...
- Sem título
- CORREIO POPULAR DE CAMPINAS, 16/4/2008INTELECTUAIS...
- EN PASSANT..."ANTES EU FALAVA MENAS LARANJA"...HOJ...
- Sem título
- No Blog de Marta Bellini... um olhar poetico.
- Sem título
- Sem título
- Sem título
- Sem título
- Sem título
- Sem título
- NÃO APOIO PRONUNCIAMENTOS DE MILITARES COM EVIDENT...
- Sem título
- Quando era menino, escutava o meu avô repetir em t...
- Sem título
- Sem título
- COMENTÁRIO: existe uma incultura melancólica nas h...
- Sem título
- FOLHA DE SÃO PAULO, segunda-feira, 21 de abril de...
- Sem título
- INTERESSANTE COMENTÁRIO NO BLOG FILOSOFIZ, AO QUAL...
- CARO ROQUE: NA UNIVERSIDADE "PUBLICA" NEM COMPRAR ...
- Sem título
- Raquel e Lia in http://www.metodista.org.brCORREIO...
- Sem título
- COMENTÁRIO: SOJA? NÃO SEI NÃO. E RECORDO: DESDE O ...
- Na publicação saudável do outro lado...RRSOBRE MEN...
- NO BLOG DE MARTA BELLINI, UM RETRATO DA CONSTITUIÇÃO.
- Retiro do site Jus Navegandi. As tabelas integras ...
- Sem título
- HISTÓRIA DA PAZORGANIZADOR: DEMETRIO MAGNOLIAUTORE...
- POR SUGESTAO DE ORLANDO TAMBOSI....
- Sem título
- Criminala a a Índice Imprimir EnviarComentarCensur...
- Sem título
- Kremlin RulesAt Expense of All Others, Putin Picks...
- Sem título
- Sem título
- HISTÓRIA DA PAZORGANIZADOR: DEMETRIO MAGNOLIAUTORE...
- Sem título
- Sem título
- No Blog Perolas de Alvaro Caputo...
- Sem título
- LULA E AS MÁSCARAS DO TERCEIRO MANDATO.ENTREVISTA ...
- Sem título
- Correio Popular de Campinas. 30/4/2008JUSTIÇA OU ...
- "O baiano toca berimbau porque só tem uma corda. S...
- Sem título
- No Blog PEROLAS DE ALVARO CAPUTO....
- Folha de São Paulo, quarta-feira, 30 de abril de 2...
- 05/05/2008 Conferência de AberturaLiberdade de Imp...
- CELSO LUNGARETTI1968, O RENASCER DAS CINZAS E O HO...
-
▼
abril
(112)