Powered By Blogger

domingo, abril 29, 2007

Ler o passado, para entender o presente e o futuro

O que constitui essencialmente um Estado democratico, e a concordia das vontades. Dai ser impossivel uma democracia de grandes proporcoes, a atrocidade das leis nas pequenas aristocracia. Ali onde a concordia das vontades que se tocam e ferida pelo isolamento do terror< se estabelece entre os cidadaos um distancia moral equivalente, por seus efeitos, a uma distancia fisica, e esta distancia moral se estabelece como um inquisidor civil que deambula perpetuamente entre os indviduos com o machado posto sobre a nuca de quem ousar dizer bem ou mal da administracao. O grande crime nesses paises e a satira ou o elogio do governo. O senador de Veneza escondido atras de uma grade diz a seu respeito QUEM ES TU PARA OUSAR APROVAR NOSSA CONDUTA. Uma cortina se levanta, o pobre veneziano tremulo enxerga um cadaver preso ao poste, e ouve uma voz terrivel que lhe grita atras da grade..E ASSIM QUE TRATAMOS NOSSO APOLOGISTA, volte para casa, e fique calado. (Diderot, na Historia das Duas Indias)

comentario

Por enquanto o governo petista nao chegou ao refinamento da republica veneziana. Mas com o andar da carruagem, logo estaremos naquele ponto. Por enquanto, pelo que ocorre com Arnaldo Jabor, apenas os criticos dos poderosos seguem para o cadafalco. Com a enormidade de aduladores e oportunistas, logo logo o Estado brasileiro deve ordenar a matanca dos referidos laterones (quem desconhece o termo, leia o Padre Vieira). Agora, quem possui dignidade e inteligencia, deve apoiar todos os que levantam a voz contra o descalabro existente nos tres poderes, ou seja, no Estado.

Roberto Romano

Nota

Pelo trecho acima, da Historia das Duas indias atribuida ao Padre Raynal, mas em boa parte redigida por Diderot, podemos ter uma pista para a compreensao da violencia regalica contra a inconfidencia mineira. O livro de Raynal era um dos mais lidos pelos chamados inconfidentes.

RR

Arquivo do blog