Roberto Romano Moral e Ciência. A monstruosidade no sec. XVIII
Silence et Bruit. Roberto Romano
segunda-feira, abril 30, 2007
Na COLUNA DE MONICA BERGAMO, DA FOLHA DE SAO PAULO, 30/04/2007
VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA
NUA E CRUA
Justiça é só para pobre. É o que diz um dos juízes investigados num dos grampos da Operação Têmis, sobre suposta venda de sentenças judiciais. O diálogo, de acordo com a transcrição da Polícia Federal, ocorreu entre o juiz Djalma Moreira Gomes, da 25ª Vara Cível, e pessoa desconhecida.
Diz o juiz: "A Justiça não é uma coisa que interessa... é uma coisa, que a Justiça acaba sendo uma... uma coisa "pá" pobre, né? Porque rico resolve as coisas dele (...) de outra maneira. Então a Justiça foi uma coisa dada pros pobres, pra eles viver (sic) brincando aí".
IMAGINA, PÔ!
O interlocutor do juiz concorda com ele. Djalma continua: "Então quando isso aí... quando isso ameaça muito, então é bom... Aí imagina, pô! O nosso sistema foi feito pra não funcionar. É, foi feito pra não funcionar, se funcionar, tá errado". O interlocutor ri. "É, se funcionar, tá errado. Da forma como ele foi concebido, imagina. "Tão" tentando dar uma mexida nisso, mas... imagina."
BASTANTE CURIOSO
O diálogo nada revela sobre irregularidades, mas foi colocado no relatório pelos investigadores por ser "bastante curioso", já que Djalma "é membro da Justiça". O juiz não comenta a transcrição. Seu advogado o proibiu de dar entrevistas.
GENTE FINA
Nos relatórios da Operação Têmis, os policiais citam os excelentes, e caros, restaurantes que alguns dos investigados costumavam freqüentar: La Tambouille, Rodeio, Café Armani e Frans Café.
COMENTÁRIO:
É APENAS EM SITUAÇÕES COMO A NOTICIADA QUE AS EXCELÊNCIAS COLOCAM NA LINGUA O QUE LHES VAI NO CORAÇÃO E NO FÍGADO. MAS NA MESMA EDIÇÃO DA FOLHA DE SÃO PAULO, LEMOS A NOTICIA VELHA, DADA A REPETIÇÃO SEM QUARTEL DOS PROCEDIMENTOS HABITUAIS AOS QUE SE JULGAM SUPERIORES ÀS PESSOAS COMUNS. A NAUSEA AUMENTA, DEPOIS DA LEITURA DA "NOVIDADE". COMO DIZ O AMIGO TAMBOSI, TRAGAM OS SAQUINHOS DE VÔMITO.
RR
Magistrados levam parentes a evento pago pela Febraban
Em 14º Ciclo de Estudos de Direito, vice-presidente do TST fala de ética e moral
Evento, realizado em hotel de luxo de Natal, termina na terça-feira; as despesas com alimentação e lazer também foram custeadas
FÁBIO GUIBU
DA AGÊNCIA FOLHA, EM NATAL
Um grupo formado por 44 juízes do trabalho e ministros do TST (Tribunal Superior do Trabalho) participam durante o feriado prolongado de 1º de maio de um congresso patrocinado pela Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), em Natal (RN). O transporte e a hospedagem em um hotel de luxo foram pagos pela entidade.
Grande parte dos magistrados ainda compareceu ao evento acompanhado das mulheres ou dos maridos. As despesas com a viagem e a hospedagem dos familiares também foi custeada pela Febraban. O pacote, de valor não revelado, inclui ainda alimentação e lazer.
O congresso, batizado de "14º Ciclo de Estudos de Direito do Trabalho", começou sábado e termina amanhã. A agenda é leve e prevê de duas a quatro horas e quinze minutos de atividades diárias, sempre pela manhã. Nos dias mais movimentados -domingo e segunda-, há um coffee break de 15 minutos.
O evento, realizado no próprio hotel, o Serhs, o mais luxuoso do Estado, foi aberto pelo vice-presidente do TST, ministro Milton de Moura França. Em discurso de cinco minutos, França falou sobre ética e moral. Na platéia, além dos magistrados e seus familiares, estavam representantes de bancos, advogados e convidados.
O presidente da Febraban, Fábio Colletti Barbosa, encerrou o dia com uma palestra que começou com a pergunta: "por que os bancos existem?" Os trabalhos terminaram às 13h.
"Temos uma boa e uma má notícia para dar a vocês", disse ao microfone um dos juízes. "A boa é que o almoço será servido em seguida. A ruim é que o sol foi embora e deu lugar à chuva, sem direito a aviso prévio." Mas, para a alegria de quem pretendia desfrutar da praia, o sol voltou a brilhar antes que os juízes terminassem o almoço.
Em entrevista à Folha, o vice-presidente do TST disse não via "nenhuma incompatibilidade" entre a atividade do juiz do trabalho e a participação dele em um evento pago por um de seus maiores interessados, os bancos. "Os médicos vão a congressos patrocinados por grandes laboratórios, mas nem por isso eu acredito que o meu médico vá me receitar um remédio que não seja compatível com o que eu preciso, só para agradar um laboratório", disse.
O ministro defendeu a presença de familiares de juízes no local: "Minha mulher não veio por uma série de circunstâncias, mas, se o colega trouxe, não vejo mal, até para evitar maledicências, porque muitas pessoas, às vezes, pensam erradamente que um congresso desses pode ter um sentido menos nobre".
Entidade nega benefício com o patrocínio
DA AGÊNCIA FOLHA, EM NATAL
O presidente da Febraban, Fábio Colletti Barbosa, negou ontem que a entidade busque algum tipo de benefício ao patrocinar um congresso sobre direito do trabalho e custear passagens aéreas e hospedagem em hotel de luxo a juízes, ministros do TST (Tribunal Superior do Trabalho) e seus familiares.
"Faz 14 anos que esse ciclo existe", disse ele à Folha, referindo-se ao evento, batizado de Ciclo de Estudos de Direito do Trabalho. "O tema é complexo e de interesse de toda a sociedade", declarou.
"Muitas instituições fazem debates sobre muitos temas, e, a julgar pela presença de ministros, de juízes, eu quero crer que também é do interesse deles."
Segundo Barbosa, não há "nenhuma expectativa" da Febraban em melhorar o desempenho dos bancos nos tribunais com a realização do evento. "Não há também nenhuma intenção disso."
"Esse debate, inclusive, não fala de assuntos ligados ao setor financeiro, mas de toda a questão do direito do trabalho." Barbosa acha "normal no setor [bancário] e em vários outros da economia que haja uma aproximação entre as partes para que se debata um tema de relevância para o futuro das próprias relações, da economia e da sociedade", declarou.
COMENTÁRIO:
"Os médicos vão a congressos patrocinados por grandes laboratórios, mas nem por isso eu acredito que o meu médico vá me receitar um remédio que não seja compatível com o que eu preciso, só para agradar um laboratório". DIZ SUA EXCELÊNCIA.
TEMOS UMA NOTICIA BOA E UMA NOTICIA RUIM A TRANSMITIR À SUA EXCELÊNCIA. NA INDÚSTRIA E NA COMERCIALIZAÇÃO DOS REMÉDIOS, NO TRATO ENTRE LABORATÓRIOS E MÉDICOS, EXISTE MUITO CONFLITO DE INTERESSE. É DE ESTARRECER A INOCENCIA DA ALEGAÇÃO MAGISTRAL. ELA, SE NÃO FOR DIGNA DE CHAPEUZINHO VERMELHO, HONRARIA MUITO O DISCURSO DO LOBO.
TRISTE BRASIL!
ROBERTO ROMANO
FILOSOFIA. ROBERTO ROMANO
Blog Perolas Alvaro Caputo
Blog do Orlando Tambosi
República Blog de Itapeva
Filosofix
Blog Marta Bellini
Blog Panorama Mário Araújo Filho
ZGuioto
Roque Sponholz
Roberto Romano : "Direito Natural e Democracia em Spinoza". No Foglio Spinoziano (Italia).
The classics page: AD FONTES ACADEMY
Wikipedia (textos em latim, inclusive de Spinoza)
Movimentos democráticos precisam resgatar o sentido dos partidos politicos
VOTO SECRETO CONDUZIU A GOLPE DE ESTADO, CORREIO CIDADANIA
Roberto Romano-A Igualdade.Considerações Críticas
Roberto Romano "Reflexão sobre o Estado e os Juízes".
Classici Italiani
ESSAI SUR L ´ORIGINE DES LANGUES-ROUSSEAU
DMOZ- Texts Philosophy
Escola Superior da Procuradoria Geral do Estado/São Paulo
Dicionário Saglio (latim)
TEXTOS VÁRIOS +Spinoza
SPINOZA
O Declinio do Marxismo
Blog de Catherine Kintzler
King James I
PINTORES DE DIDEROT
Agora Enciclopédia
Renaissance
Textos Antigos e Modernos
Rousseau Vaughn
E TEXT ORG.
Escritos Revolução Inglêsa
National Security
Corpus Thomisticum
Arquivo do blog
-
▼
2007
(1371)
-
▼
abril
(233)
- E ainda tem gente que afirma, com a face limpida, ...
- Este post e o anterior foram extraidos do JORNAL D...
- Sem título
- E no Blog de Marta Bellini...
- Tres perolas de oportunismo e cegueira recolhidas ...
- Claro que e preciso prestar atençao na "OBRA" do ...
- MAFIA...
- Viva o coronelato tucano, petista, pedetista, etc....
- E bom final de semana ....
- Sintese do Brasil, no Blog Perolas de Alvaro Caputo
- E no Blog de Marta Bellini...
- Do Blog de Marta Bellini para o Blog do Rigon e de...
- e por falar em anti-semitismo catolico....
- Es gibt noch Richter in Berlin ....
- Tristes Tropicos...
- Na excelente The New Yorker, o que pode ser o noss...
- Sobre a magistratura como destino.
- REPITO O TRECHO: A casa do Direito, como a casa de...
- Por envio de Alvaro Caputo, um artigo importante.
- ELIO GASPARI, NA COLUNA DE HOJE, FOLHA DE SAO PAULO
- Minha seleçao dominical do Blog Perolas, de Alvaro...
- VEJA ON LINE
- Jornal da USP, ediçao de 2 a 8 de abril 2007.Repor...
- Carissimo Sponholz: sou profeta do passado, do fut...
- Veja ON LINE
- CONTRA O ABUSO DA ÉTICA E DA MORAL
- Liberation: o voto eletronico causa confusoes tamb...
- Segundo turno: direita versus esquerda. Ou DIRETRA...
- Washington Post: Sarkozy, Royal to Face Off in Fre...
- The New York Times
- Le Figaro: o voto "util" nao funciona apenas no Br...
- Le Nouvel Observateur: Nicolas Sarkozy affrontera ...
- A salada ideologica mundial.
- Existem juizes em Brasilia. Existem juizes em Bras...
- Quando um pe de chinelo foi preso, fica anos na ca...
- Folha de Sao Paulo, entrevista ESSENCIAL para quem...
- Marcelo Leite, lançamento relevante.
- E POR FALAR EM LIVROS E RELEVANCIAS...
- PELAAMORDEDEUS, MINISTRO! O SENHOR DEVE PARAR COM ...
- Sem título
- Sem título
- Uma das tecnicas mais eficazes do estalinismo foi ...
- NÃO EXISTE CIÊNCIA RELIGIOSA
- No Blog Republica, de Itapeva, pode-se ler a segui...
- E no Blog Perolas, de Alvaro Caputo:
- E tambem no Blog Perolas, o nosso desencanto...
- E o excelente Sponholz...uma retomada dos ultimos ...
- Folha On line- Dinheiro
- O premio Garotinho de Ouro e dividido entre um gov...
- JORNAL DA UNICAMP : Para saber mais sobre o gelo
- Artigo publicado no Mundo Jurídico (www.mundojurid...
- Hoje começa o STF a decidir, de fato, se os politi...
- A ultima frase do artigo abaixo representa o mais ...
- Tanto o artigo de Rodrigo Pinho quanto o de Fontel...
- Na coluna Toda Midia da Folha de Sao Paulo, 26/04/...
- LAICIDADE E LAICISMO
- CECAC-Centro Cultural Antonio Carlos de Carvalho
- Ediçao Especial do Blog Perolas de Alvaro Caputo.
- E o amigo Sponholz...
- No Blog Perolas, de Alvaro Caputo...
- CANALHA, TEU NOME E MILITANTE
- E O PREMIO GAROTINHO DE OURO DE HOJE CABE AOS CANA...
- Por indicaçao do Blog de Orlando Tambosi...
- E assim segue o andor.
- Visite o Studium da Unicamp
- Visite o Studium da Unicamp
- E segue o show do Legislativo...
- No Blog de Marta Bellini....peço para comparar os ...
- No blog Intellibriefs [http://intellibriefs.blogsp...
- Com Sponholz, as duas faces da mesma moeda...
- mençao honrosa do premio Garotinho de Ouro para o ...
- Carta do Leitor, no Correio Popular de Campinas, 2...
- Sem título
- Jornal da Unicamp Edição 356 - 23 de abril a 6 de ...
- Blog do Josias de Souza: Além de reajuste, deputad...
- NO BLOG DO JOSIAS DE SOUZA, OUTRA MARAVILHA ETICA
- Blog do Noblat.
- Se for confirmada a noticia, logo logo assistiremo...
- Walter Ceneviva : "Judiciário em choque" Folha de ...
- Sem título
- Sem título
- Quando a politica e a religiao se degradam em busc...
- No Blog de Orlando Tambosi...
- O premio Garotinho de Ouro foi ganho pela enesima ...
- 28/04/2007Ávidos por cargos, aliados invocam o ‘ef...
- O Post abaixo esta no Blog de Josias de Souza
- Blog do Josias de Souza: a banda do Lulla.
- No Blog Perolas de Alvaro Caputo, amostra do pessi...
- Ler o passado, para entender o presente e o futuro
- No Blog de Josias de Souza...
- Tu es Petrus
- Na COLUNA DE MONICA BERGAMO, DA FOLHA DE SAO PAULO...
- O GAROTINHO DE OURO VAI PARA AS EXCELENCIAS QUE JU...
- VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA
- NO BLOG PEROLAS DE ALVARO CAPUTO....MILLOR, O PROF...
- PRIMEIRO DES-MAIO. PARABENS AOS HEROIS DE LULLA, O...
- Fora o etnocentrismo, mais do que notorio na Itali...
- Correio Popular de Campinas, 30/04/2007
- Juntem-se ao meu Ego inflado...e se fosse na entre...
- Sem título
-
▼
abril
(233)