Roberto Romano Moral e Ciência. A monstruosidade no sec. XVIII
Silence et Bruit. Roberto Romano
quinta-feira, abril 19, 2007
E ainda tem gente que afirma, com a face limpida, que a universidade nao cumpre seu papel social...nao e gov. Serra?
O pesquisador
Dispositivo usado em casos de cardiopatias é mais barato
e tem maior durabilidade que convencionais
Engenheiro desenvolve bomba de
sangue que auxilia coração doente
CARMO GALLO NETTO
As cardiopatias podem se situar em vários graus. As mais graves exigem transplante e muitas outras se resolvem com a recuperação do miocárdio, pois afetam principalmente o ventrículo esquerdo. Nestas duas situações, as bombas de sangue para assistência cardíaca podem ter papel fundamental. No primeiro caso, por manterem vivo o paciente enquanto ele aguarda o transplante – no Brasil, o tempo de espera média é de seis meses. No segundo, porque, quando instaladas no ventrículo esquerdo, podem contribuir para a recuperação do músculo cardíaco.
Estas duas principais aplicações, chamadas pelos especialistas de “ponte para o transplante” e “ponte para a recuperação”, motivaram o engenheiro mecânico Eduardo Guy Perpétuo Bock, orientado pelo professor Antonio Celso Fonseca de Arruda, do Departamento de Engenharia de Materiais da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da Unicamp, a desenvolver uma bomba centrífuga implantável de concepção mais simples, de duração mais prolongada e de custo significativamente inferior às convencionais importadas. A pesquisa fundamentou sua dissertação de mestrado.
O projeto foi desenvolvido em cooperação com o Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia de São Paulo, com a co-orientação do professor Aron José Pazin de Andrade, e do Baylor College of Medicine de Houston – EUA – , onde contou com a colaboração do professor Yukihiko Nosé, um dos pioneiros no desenvolvimento de equipamentos mecânicos para fins cardíacos.
Ventrículo artificial – Bock explica que para atender as cardiopatias, existem três tipos de bombas: as pulsáteis, as axiais e as centrífugas. Como o Instituto Dante Pazzanese já desenvolve uma bomba pulsátil e o Instituto do Coração, a axial, surgiu a idéia de desenvolver uma bomba centrífuga, denominada mais apropriadamente de dispositivo de assistência ventricular. Ela não substitui o órgão natural, mas, ligada ao ventrículo esquerdo, trabalha paralelamente a ele como um ventrículo artificial, auxiliando o bombeamento do sangue para a aorta, aliviando o trabalho do miocárdio.
Embora os três tipos tenham suas aplicações, as bombas centrífugas – que compõem a terceira geração – , constituem uma tendência mundial. Bock esclarece os conceitos que orientaram o trabalho: “Desenvolvemos um modelo mais simples que os existentes, e utilizamos materiais mais resistentes para que o equipamento tivesse uma maior durabilidade. Ademais, almejamos dominar uma tecnologia desenvolvida apenas em poucos países centrais e a um custo muito alto. Isso acaba inviabilizando sua utilização no Brasil”.
Maior durabilidade – Para Bock, o que distingue a sua proposta das bombas americanas, australianas e japonesas é o fato de a equipe ter optado por um projeto simplificado. “Utilizamos, nos mancais, materiais de alta resistência, como alumina e polietileno. Em vez de usarmos rolamentos, suscetíveis a grandes desgastes, ou suspensão eletromagnética, como as do trem-bala japonês, que torna o dispositivo muito caro, optamos por um sistema polimérico-cerâmico para apoio do rotor. Esta é uma das grandes inovações”. Com isso, explica o pesquisador, a durabilidade do dispositivo chega a mais de cinco anos, ao passo que as bombas que trabalham no sistema mecânico convencional não duram mais de dois anos.
Segundo Bock, o projeto não se baseou em cópia de uma tecnologia, mas concentrou-se no desenvolvimento de um dispositivo mais adequado e acessível e que chegasse à mesma qualidade dos existentes, além de não provocar a hemólise, que é a destruição das células vermelhas do sangue, o que exigiu um desenho adequado do rotor.
Embora constate que algumas das bombas disponíveis no mercado internacional custem mais de 300 mil dólares, o pesquisador considera que, mais que diminuir o custo, um projeto nacional traz embutido o desenvolvimento de uma infra-estrutura que permitirá a utilização do dispositivo. “Hoje, não há possibilidade de importação dessas bombas porque sua implantação exigiria uma estrutura de apoio ao paciente que não existe no país. Ademais, sua instalação seria muito cara e complexa. O desenvolvimento de uma tecnologia nacional leva, em decorrência e naturalmente, à montagem da assistência ventricular necessária ao atendimento do paciente”.
Testes foram feitos nos EUA
A seleção dos materiais mais adequados para os mancais, o estudo do desenho mais indicado para o rotor e a construção do protótipo foram realizados no Brasil. Entretanto, restavam os testes para aceitação desse tipo de dispositivo. Eles permitem verificar a ocorrência da hemólise e são realizados in vitro, segundo normas técnicas vigentes. Incentivado pelo professor Celso Arruda, Bock foi realizá-los no Baylor College of Medicine, em Houston, onde ficou por sete meses. Considerou a experiência “ímpar”, principalmente pela convivência com o professor Yukihiko Nosé, que lhe sugeriu e custeou a construção de outro protótipo.
Os testes foram realizados com sangue humano. Com base nos resultados, Bock considera que a bomba centrifuga implantável projetada e desenvolvida apresentou excelente desempenho nos testes in vitro, revelando-se uma possibilidade promissora para utilização em pacientes cardíacos com indicação para assistência ventricular. “O dispositivo revelou-se barato, confiável e mostrou em relação à hemólise resultados tão bons ou melhores que outros que não apresentam solução interna tão simples”, avalia o pesquisador.
Nos testes de bancada, os protótipos foram construídos em acrílico para facilitar a observação. Concluído o trabalho de mestrado, Eduardo Bock pretende iniciar, agora no doutorado, a confecção de uma nova bomba, sem alterações dimensionais, mas em material biocompatível, como o titânio.
Os testes futuros com essa nova bomba deverão ser realizados em animais e servirão para ao aperfeiçoamento dos diversos subsistemas que devem compor um dispositivo implantável em seres humanos. Vencidas essas etapas, o dispositivo poderá ser implantado em pacientes do Instituto Dante Pazzanese, o que permitirá uma avaliação clínica minuciosa.
Bock enfatiza que os resultados obtidos devem ser creditados a uma equipe integrada por professores e pesquisadores da Unicamp e de instituições nas quais trabalhou em cooperação. Ele faz questão de frisar que o Brasil, apesar de um país em desenvolvimento, é líder em tecnologia cardiológica e possui instituições que estão em pé de igualdade com as de países de primeiro mundo. Bock ressalta também o alcance social do trabalho realizado pelas instituições envolvidas: “Muito paciente morre na fila do transplante ou vive atrelado a uma cama por não ter à disposição um equipamento adequado. Além disso, esse tipo de bomba centrífuga que possibilita a recuperação do miocárdio, diminui cada vez mais a necessidade de transplante”.
Como funciona
Implantada na cavidade torácica, uma cânula instalada no ventrículo esquerdo é ligada à entrada da bomba. Na saída, outra cânula conduz o sangue bombeado para a aorta. A bomba trabalha paralelamente com o coração, diminuindo a pressão que o ventrículo esquerdo teria que vencer para levar o sangue para a aorta. A diminuição do trabalho realizado pelo miocárdio leva em muitas situações à recuperação do músculo cardíaco. As ilustrações mostram a bomba centrifuga implantável. O dispositivo não é maior que uma bola de tênis, mas de formato cônico.
FILOSOFIA. ROBERTO ROMANO
Blog Perolas Alvaro Caputo
Blog do Orlando Tambosi
República Blog de Itapeva
Filosofix
Blog Marta Bellini
Blog Panorama Mário Araújo Filho
ZGuioto
Roque Sponholz
Roberto Romano : "Direito Natural e Democracia em Spinoza". No Foglio Spinoziano (Italia).
The classics page: AD FONTES ACADEMY
Wikipedia (textos em latim, inclusive de Spinoza)
Movimentos democráticos precisam resgatar o sentido dos partidos politicos
VOTO SECRETO CONDUZIU A GOLPE DE ESTADO, CORREIO CIDADANIA
Roberto Romano-A Igualdade.Considerações Críticas
Roberto Romano "Reflexão sobre o Estado e os Juízes".
Classici Italiani
ESSAI SUR L ´ORIGINE DES LANGUES-ROUSSEAU
DMOZ- Texts Philosophy
Escola Superior da Procuradoria Geral do Estado/São Paulo
Dicionário Saglio (latim)
TEXTOS VÁRIOS +Spinoza
SPINOZA
O Declinio do Marxismo
Blog de Catherine Kintzler
King James I
PINTORES DE DIDEROT
Agora Enciclopédia
Renaissance
Textos Antigos e Modernos
Rousseau Vaughn
E TEXT ORG.
Escritos Revolução Inglêsa
National Security
Corpus Thomisticum
Arquivo do blog
-
▼
2007
(1371)
-
▼
abril
(233)
- E ainda tem gente que afirma, com a face limpida, ...
- Este post e o anterior foram extraidos do JORNAL D...
- Sem título
- E no Blog de Marta Bellini...
- Tres perolas de oportunismo e cegueira recolhidas ...
- Claro que e preciso prestar atençao na "OBRA" do ...
- MAFIA...
- Viva o coronelato tucano, petista, pedetista, etc....
- E bom final de semana ....
- Sintese do Brasil, no Blog Perolas de Alvaro Caputo
- E no Blog de Marta Bellini...
- Do Blog de Marta Bellini para o Blog do Rigon e de...
- e por falar em anti-semitismo catolico....
- Es gibt noch Richter in Berlin ....
- Tristes Tropicos...
- Na excelente The New Yorker, o que pode ser o noss...
- Sobre a magistratura como destino.
- REPITO O TRECHO: A casa do Direito, como a casa de...
- Por envio de Alvaro Caputo, um artigo importante.
- ELIO GASPARI, NA COLUNA DE HOJE, FOLHA DE SAO PAULO
- Minha seleçao dominical do Blog Perolas, de Alvaro...
- VEJA ON LINE
- Jornal da USP, ediçao de 2 a 8 de abril 2007.Repor...
- Carissimo Sponholz: sou profeta do passado, do fut...
- Veja ON LINE
- CONTRA O ABUSO DA ÉTICA E DA MORAL
- Liberation: o voto eletronico causa confusoes tamb...
- Segundo turno: direita versus esquerda. Ou DIRETRA...
- Washington Post: Sarkozy, Royal to Face Off in Fre...
- The New York Times
- Le Figaro: o voto "util" nao funciona apenas no Br...
- Le Nouvel Observateur: Nicolas Sarkozy affrontera ...
- A salada ideologica mundial.
- Existem juizes em Brasilia. Existem juizes em Bras...
- Quando um pe de chinelo foi preso, fica anos na ca...
- Folha de Sao Paulo, entrevista ESSENCIAL para quem...
- Marcelo Leite, lançamento relevante.
- E POR FALAR EM LIVROS E RELEVANCIAS...
- PELAAMORDEDEUS, MINISTRO! O SENHOR DEVE PARAR COM ...
- Sem título
- Sem título
- Uma das tecnicas mais eficazes do estalinismo foi ...
- NÃO EXISTE CIÊNCIA RELIGIOSA
- No Blog Republica, de Itapeva, pode-se ler a segui...
- E no Blog Perolas, de Alvaro Caputo:
- E tambem no Blog Perolas, o nosso desencanto...
- E o excelente Sponholz...uma retomada dos ultimos ...
- Folha On line- Dinheiro
- O premio Garotinho de Ouro e dividido entre um gov...
- JORNAL DA UNICAMP : Para saber mais sobre o gelo
- Artigo publicado no Mundo Jurídico (www.mundojurid...
- Hoje começa o STF a decidir, de fato, se os politi...
- A ultima frase do artigo abaixo representa o mais ...
- Tanto o artigo de Rodrigo Pinho quanto o de Fontel...
- Na coluna Toda Midia da Folha de Sao Paulo, 26/04/...
- LAICIDADE E LAICISMO
- CECAC-Centro Cultural Antonio Carlos de Carvalho
- Ediçao Especial do Blog Perolas de Alvaro Caputo.
- E o amigo Sponholz...
- No Blog Perolas, de Alvaro Caputo...
- CANALHA, TEU NOME E MILITANTE
- E O PREMIO GAROTINHO DE OURO DE HOJE CABE AOS CANA...
- Por indicaçao do Blog de Orlando Tambosi...
- E assim segue o andor.
- Visite o Studium da Unicamp
- Visite o Studium da Unicamp
- E segue o show do Legislativo...
- No Blog de Marta Bellini....peço para comparar os ...
- No blog Intellibriefs [http://intellibriefs.blogsp...
- Com Sponholz, as duas faces da mesma moeda...
- mençao honrosa do premio Garotinho de Ouro para o ...
- Carta do Leitor, no Correio Popular de Campinas, 2...
- Sem título
- Jornal da Unicamp Edição 356 - 23 de abril a 6 de ...
- Blog do Josias de Souza: Além de reajuste, deputad...
- NO BLOG DO JOSIAS DE SOUZA, OUTRA MARAVILHA ETICA
- Blog do Noblat.
- Se for confirmada a noticia, logo logo assistiremo...
- Walter Ceneviva : "Judiciário em choque" Folha de ...
- Sem título
- Sem título
- Quando a politica e a religiao se degradam em busc...
- No Blog de Orlando Tambosi...
- O premio Garotinho de Ouro foi ganho pela enesima ...
- 28/04/2007Ávidos por cargos, aliados invocam o ‘ef...
- O Post abaixo esta no Blog de Josias de Souza
- Blog do Josias de Souza: a banda do Lulla.
- No Blog Perolas de Alvaro Caputo, amostra do pessi...
- Ler o passado, para entender o presente e o futuro
- No Blog de Josias de Souza...
- Tu es Petrus
- Na COLUNA DE MONICA BERGAMO, DA FOLHA DE SAO PAULO...
- O GAROTINHO DE OURO VAI PARA AS EXCELENCIAS QUE JU...
- VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA VERGONHA
- NO BLOG PEROLAS DE ALVARO CAPUTO....MILLOR, O PROF...
- PRIMEIRO DES-MAIO. PARABENS AOS HEROIS DE LULLA, O...
- Fora o etnocentrismo, mais do que notorio na Itali...
- Correio Popular de Campinas, 30/04/2007
- Juntem-se ao meu Ego inflado...e se fosse na entre...
- Sem título
-
▼
abril
(233)