Powered By Blogger

segunda-feira, agosto 06, 2007

E POR FALAR EM GOLPISMO...

06/08/2007 - 09h09
PT vai retomar Constituinte, diz presidente da legenda

Publicidade

MALU DELGADO
da Folha de S.Paulo
O PT vai ressuscitar a proposta de criação de uma Constituinte exclusiva para tratar da reforma política, idéia polêmica já defendida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no primeiro turno da eleição de 2006. O assunto deve se transformar numa bandeira partidária no 3º Congresso Nacional do PT, a ser realizado nos dias 30 de agosto a 2 de setembro.

O tema vem à baila diante do iminente fracasso da votação da reforma política no Congresso --ainda que Lula tenha não só tenha incluído a reforma entre as prioridades de seu programa de governo como feito a promessa de se empenhar por ela, horas após a confirmação de sua reeleição em 31 de outubro do ano passado.

"Existe um movimento forte no PT hoje, que pode se traduzir numa resolução [nacional], favorável a uma Constituinte exclusiva e específica sobre a reforma política para garantir que os eleitores --dissociados da eleição normal do Parlamento-- possam constituir uma Assembléia Revisora da estrutura política do país e que discuta uma agenda mais ampla, como o papel do Senado e decisões envolvendo a democracia participativa", afirmou à Folha o presidente nacional da legenda, Ricardo Berzoini (SP).

A votação da reforma política deixou rusgas entre o PT e o presidente Lula. Para o partido, Lula lavou as mãos.

"Achamos que um dos problemas foi que o governo, o Palácio e o presidente, na votação da reforma, não se manifestaram. Não houve posicionamento político do governo. Foi uma questão tratada só no âmbito do Parlamento e dos partidos. Isso foi um erro, porque o ideal seria que o governo se manifestasse", desabafou Berzoini, que também se desgastou no escândalo do dossiegate --tentativa de petistas de comprar um dossiê contra políticos do PSDB.

Por conta do episódio, Berzoini perdeu o posto de coordenador-geral da campanha de Lula pela reeleição e, em seguida, de presidente da legenda.

"O presidente Lula poderia ter se posicionado de forma mais afirmativa a favor da reforma política, pois esse é um tema importante demais para se dizer que é só atribuição do Congresso", endossa o deputado Maurício Rands (PT-PE), que acompanha a tramitação do projeto na Câmara.

Plebiscito

Segundo Berzoini, a Constituinte poderia analisar a possibilidade de realização de plebiscitos e referendos no futuro. Essa idéia também não é nova. O PT já havia debatido reservadamente a idéia de fazer plebiscitos, tema que foi encarado por adversários como uma forma disfarçada de o partido propor um terceiro mandato para Lula, a partir da implantação de um sistema parlamentarista.

O PT sustenta a proposta da Constituinte para a reforma política sob a alegação de que é impossível que os parlamentares se disponham a alterar regras que os beneficiam. Portanto, seriam eleitos constituintes exclusivos, que não se confundiriam com os parlamentares, só para discutir uma reforma.

Os petistas contam com o apoio de segmentos da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e do movimento sindical. "Essa proposta será letra morta sem mobilização popular", admite Berzoini.

As crises políticas de 2005 e 2006 --o mensalão e o dossiegate, respectivamente-- geraram feridas ainda não cicatrizadas no PT. Boa parte da bancada se rebelou, na votação da reforma política em junho, contra a proposta de lista fechada por temer desmandos da cúpula partidária, responsável por definir a ordem em que os candidatos apareceriam.

Chegou-se a cogitar punições no partido, já que a Executiva e o Diretório Nacional recomendaram a votação na lista fechada e no financiamento público de campanhas. A idéia de eventuais processos disciplinares foi abandonada pela direção em prol da defesa da Constituinte. "Houve um momento de divisão, já superado", diz o petista.


Comentário:

Diz o caipira brasileiro: "quem usa, cuida". É o caso dos petistas. Sempre à cata de golpear, eles não cansam de apontar "os outros" como golpistas. Já contei o caso de uma velhinha conhecida: andava pelo centro de São Paulo, quando um trombadão levou sua bolsa. A macróbia saiu gritando o tradicional "pega ladrão". Diante de um policial, que a tudo assistia tranqüilis (homenagem ao Grande Homem), ela repetiu o grito. Quando imaginou que o policial a ajudaria, ele indicou o dedo para ela, berrando: "pega ladrona!". Todos foram parar na Delegacia, onde o trombadão e o seu sócio perderam a fala, no momento em que a velha senhora nomeou sua condição de esposa de importante político paulista. O guarde e seu sócio foram presos.
No caso brasileiro, os cidadãos não podem se proteger, como a velhinha, em políticos importantes, porque a maior parte está vendida ao poder. O que é possível falar neste caso? Chama ladrão, chama o ladrão!!!

RR

Arquivo do blog