Powered By Blogger

segunda-feira, agosto 06, 2007

Blog de Marta Bellini...


Fogo!

Este pessoal artista é fogo! Charge de Renan (não do gadogate), mas estudante de Física da Universidade Estadual de Maringá. Do BLOG Caminhando. Governador depois de comer mamoma, descobre nova fonte de combustível: as verbas das universidades públicas paranaenses.

COMENTÁRIO:

O IMPÉRIO DO GARDENAL, OPS, ESTADO DO PARANÁ, LEVA A PALMA NO TRATO ABSOLUTISTA COM A UNIVERSIDADE. ISTO RECORDA O CONSERVADOR MAS HONESTO TOCQUEVILLE, NO LIVRO "O ANTIGO REGIME E A REVOLUÇÃO". ELE INDICA O COSTUME DOS REIS ABSOLUTISTAS DE TRANSFORMAR CARGOS DOS MUNICÍPIOS, DE ELETIVOS EM NOMEADOS PELA CORTE, PARA CONSEGUIR PASSAR A MÃO NOS COFRES DAS CIDADES. DUPLO LUCRO: O REI PODE METER AS MÃOS NOS DINHEIROS, SEM QUE NINGUÉM POSSA PROTESTAR E VENDE O CARGO DE PREFEITO, DELE FAZENDO UM REPRESENTANTE DO PODER REAL NA CIDADADE, NÃO MAIS UM DEFENSOR DO POVO CONTRA O REI. SEMPRE DIGO ALGO ASSIM SOBRE REITORES. ELES PODEM SER REPRESENTANTES DOS CAMPI JUNTO AO PODER, MAS TAMBÉM PODEM SER REPRESENTANTES DO PODER JUNTO AOS CAMPI. OS REITORES DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS, NA SUA MAIORIA ESMAGADORA, ENTRAM NA SEGUNDA CATEGORIA. NA PRIMEIRA, FIGURA AQUELE VENERANDO REITOR QUE DISSE AOS OFICIAL DO EXERCITO QUE DESEJAVA INVADIR A UNIVERSIDADE CARIOCA; "AQUI, A ENTRADA É FEITA APENAS COM O VESTIBULAR". HEIDEGGER É O PARADIGMA DO REITOR DO PRIMEIRO TIPO. TAIS DIRIGENTES UNIVERSITÁRIOS DEVEM EXIBIR O TÍTULO DE "MAGNÍFICO", PORQUE O TÍTULO NÃO LHES PERTENCE, MAS À COMUNIDADE ACADÊMICA E AOS SABERES NELAS GERADOS. MAS NA MAIOR PARTE, SÃO INDIGNOS DA MENÇÃO. ESCREVI, CERTA FEITA, NA FOLHA DE SÃO PAULO (QUANDO AINDA ERA PERSONA GRATA NAQUELE JORNAL) UM ARTIGO DO QUAL NÃO ME ARREPENDO: "O MAGNÍFICO BUFÃO". SEMPRE QUE VEJO AS FOTOS DE REITORES DE JOELHOS DIANTE DO PODER, CONFIRMO O MEU TRISTE JUÍZO.

HOJE, CERTAMENTE O REINO DO GARDENAL É O MAIS FEROZ INIMIGO DOS CAMPI, COM ATAQUES AOS SEUS RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS. EM SÃO PAULO AS COISAS ANDARAM NO MESMO RUMO, FELIZMENTE ATENUADO. E POR TOCAR NO ASSUNTO, POR ONDE ANDA O SECRETÁRIO PAULISTA DAS UNIVERSIDADES?

ROBERTO ROMANO

Arquivo do blog