Powered By Blogger

sábado, agosto 04, 2007

No Blog Republica de Itapeva...

ITAPEVA (MG) - Cidade realiza plebicito para mudar de nome

A cidade de Itapeva, na região Sul do Estado [de Minas], vai realizar um plebicito para mudar de nome. Isso porque uma cidade no Estado de São Paulo tem o mesmo nome, o que acaba por confudir as duas cidades e causando transtornos aos órgãos públicos. Se aprovado, o nome da cidade será Itapeva de Minas.

O plebicito será realizado em 30 de setembro. A decisão para mudança de nome foi aprovada pelo Tribunal Regional Estadual de Minas (TRE-MG), por unanimidade. A realização do plebicito foi pedida em junho pela prefeita da cidade, Sílvia Antônia Ferreira Santiago.

Comentário: sempre que rumava para Minas, eu via como algo estranho o nome Itapeva, para designar uma cidade quase fronteiriça entre São Paulo e o Estado das Alterosas. Nunca pensei que os habitantes estivessem incomodados com o nome. Algumas vezes, entrava em um restaurante ou bar da Itapeva mineira, e dizia conhecer a de São Paulo. Percebia certo incômodo das pessoas e recebia um silêncio estranho após o meu comentário. Agora percebo a coisa. Obrigado Sebastião Loureiro, por transmitir a notícia.

Roberto Romano

Arquivo do blog