FOLHA DE SÃO PAULO, 30/08/2007
"Tendência era amaciar para Dirceu", diz ministro do STF
Lewandowski afirma que "imprensa acuou o Supremo" no julgamento do mensalão
"Todo mundo votou com a faca no pescoço", declara o autor do único voto contra a imputação do crime de quadrilha ao petista
VERA MAGALHÃES
DO PAINEL, EM BRASÍLIA
Em conversa telefônica na noite de anteontem, o ministro Ricardo Lewandowski, do STF (Supremo Tribunal Federal), reclamou de suposta interferência da imprensa no resultado do julgamento que decidiu pela abertura de ação penal contra os 40 acusados de envolvimento no mensalão. "A imprensa acuou o Supremo", avaliou Lewandowski para um interlocutor de nome "Marcelo". "Todo mundo votou com a faca no pescoço." Ainda segundo ele, "a tendência era amaciar para o Dirceu".
Lewandowski foi o único a divergir do relator, Joaquim Barbosa, quanto à imputação do crime de formação de quadrilha para o ex-ministro da Casa Civil e deputado cassado José Dirceu, descrito na denúncia do procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, como o "chefe da organização criminosa" de 40 pessoas envolvidas de alguma forma no escândalo.
O telefonema de cerca de dez minutos, inteiramente testemunhado pela Folha, ocorreu por volta das 21h35. Lewandowski jantava, acompanhado, no recém-inaugurado Expand Wine Store by Piantella, na Asa Sul, em Brasília.Apesar de ocupar uma mesa na parte interna do restaurante, o ministro preferiu falar ao celular caminhando pelo jardim externo, que fica na parte de trás do estabelecimento, onde existem algumas mesas -entre elas a ocupada pela repórter da Folha, a menos de cinco metros de Lewandowski.
A menção à imprensa se deve à divulgação na semana passada, pelo jornal "O Globo", do conteúdo de trocas de mensagens instantâneas pelo computador entre ministros do STF, sobretudo de uma conversa entre o próprio Lewandowski e a colega Cármen Lúcia.Nos diálogos, os dois partilhavam dúvidas e opiniões a respeito do julgamento, especulavam sobre o voto de colegas e aludiam a um suposto acordo envolvendo a aposentadoria do ex-ministro Sepúlveda Pertence e a nomeação -que veio a se confirmar- de Carlos Alberto Direito para seu lugar. Lewandowski chegou a relacionar o suposto acordo ao resultado do julgamento.Ontem, na conversa de cerca de dez minutos com Marcelo, opinou que a decisão da Corte poderia ter sido diferente, não fosse a exposição dos diálogos. "Você não tenha dúvida", repetiu em seguidas ocasiões ao longo da conversa.
O fato de os 40 denunciados pelo procurador-geral terem virado réus da ação penal e o dilatado placar a favor do recebimento da denúncia em casos como o de Dirceu e de integrantes da cúpula do PT surpreenderam advogados de defesa e o governo. Na véspera do início dos trabalhos, os ministros tinham feito uma reunião para "trocar impressões" sobre o julgamento, inédito pelo número de denunciados e pela importância política do caso.Em seu voto divergente no caso de Dirceu, Lewandowski disse que "não ficou suficientemente comprovada" a formação de quadrilha no que diz respeito ao ex-ministro. "Está se potencializando o cargo ocupado [por Dirceu] exatamente para se imputar a ele a formação de quadrilha", afirmou.
Enrique Ricardo Lewandowski, 58, foi o quinto ministro do STF nomeado por Lula, em fevereiro do ano passado, para o lugar de Carlos Velloso. Antes, era desembargador do Tribunal de Justiça de SP.No geral, o ministro foi o que mais divergiu do voto de Barbosa: 12 ocasiões. Além de não acolher a denúncia contra Dirceu por formação de quadrilha, também se opôs ao enquadramento do deputado José Genoino nesse crime, no que foi acompanhado por Eros Grau.
No telefonema com Marcelo, ele deu a entender que poderia ter contrariado o relator em mais questões, não fosse a suposta pressão da mídia. Ao analisar o efeito da divulgação das conversas sobre o tribunal, disse que, para ele, não haveria maiores conseqüências: "Para mim não ficou tão mal, todo mundo sabe que eu sou independente". Ainda assim, logo em seguida deu a entender que, não fosse a divulgação dos diálogos, poderia ter divergido do relator em outros pontos: "Não tenha dúvida. Eu estava tinindo nos cascos".
Lewandowski fez ainda referência à nomeação de Carlos Alberto Direito, oficializada naquela manhã pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Negou ao interlocutor que fizesse parte de um grupo do STF contrário à escolha do ministro do Superior Tribunal de Justiça para a vaga de Pertence, como se depreende da conversa eletrônica entre ele e Cármen Lúcia. "Sou amigo do Direito. Todo mundo sabia que ele era o próximo. Tinha uma campanha aberta para ele."Ainda em tom queixoso, gesticulando muito e passando várias vezes a mão livre pela vasta cabeleira branca enquanto falava ao celular, Lewandowski disse que a prática de trocar mensagens pelos computadores é corriqueira entre os ministros durante as sessões. "Todo mundo faz isso. Todo mundo brinca."
Já prestes a encerrar a conversa, o ministro, que ainda trajava o terno azul acinzentado e a gravata amarela usados horas antes, no último dia de sessão do mensalão, procurou resignar-se com a exposição inesperada e com o resultado do julgamento. "Paciência", disse, várias vezes. E ainda filosofou: "Acidentes acontecem. Eu poderia estar naquele avião da TAM".
Além dos trechos claramente identificados pela reportagem, a conversa teve outras considerações sobre o julgamento, cuja íntegra não pôde ser depreendida, uma vez que Lewandowski caminhou para um lado e para outro durante o telefonema.
Logo após desligar, ao voltar para o salão principal do restaurante, Lewandowski se deteve para cumprimentar um dos proprietários, o advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, figura muito conhecida em Brasília e amigo de vários advogados e políticos -entre eles o próprio Dirceu, citado na conversa.
Lewandowski ficou pouco mais de uma hora no restaurante. A Expand Wine Store by Piantella é um misto de loja de vinhos, restaurante e bar localizada na quadra 403 Sul, no Plano Piloto. Pertence ao mesmo grupo de proprietários do Piantella, o mais tradicional restaurante da capital federal, ponto de encontro de políticos.Só depois da conversa com Marcelo é que Lewandowski sentou-se e fez os pedidos: uma garrafa de vinho argentino Santa Júlia, R$ 49 segundo o cardápio, uma porção mista de queijos e outra de presunto, cada uma ao preço de R$ 35. No telão localizado às costas do ministro, eram exibidos DVDs musicais -um show do grupo Simply Red e uma apresentação da cantora Ana Carolina.
Roberto Romano Moral e Ciência. A monstruosidade no sec. XVIII
Silence et Bruit. Roberto Romano
FILOSOFIA. ROBERTO ROMANO
Blog Perolas Alvaro Caputo
Blog do Orlando Tambosi
República Blog de Itapeva
Filosofix
Blog Marta Bellini
Blog Panorama Mário Araújo Filho
ZGuioto
Roque Sponholz
Roberto Romano : "Direito Natural e Democracia em Spinoza". No Foglio Spinoziano (Italia).
The classics page: AD FONTES ACADEMY
Wikipedia (textos em latim, inclusive de Spinoza)
Movimentos democráticos precisam resgatar o sentido dos partidos politicos
VOTO SECRETO CONDUZIU A GOLPE DE ESTADO, CORREIO CIDADANIA
Roberto Romano-A Igualdade.Considerações Críticas
Roberto Romano "Reflexão sobre o Estado e os Juízes".
Classici Italiani
ESSAI SUR L ´ORIGINE DES LANGUES-ROUSSEAU
DMOZ- Texts Philosophy
Escola Superior da Procuradoria Geral do Estado/São Paulo
Dicionário Saglio (latim)
TEXTOS VÁRIOS +Spinoza
SPINOZA
O Declinio do Marxismo
Blog de Catherine Kintzler
King James I
PINTORES DE DIDEROT
Agora Enciclopédia
Renaissance
Textos Antigos e Modernos
Rousseau Vaughn
E TEXT ORG.
Escritos Revolução Inglêsa
National Security
Corpus Thomisticum
Arquivo do blog
-
▼
2007
(1371)
-
▼
agosto
(112)
- Domingos Zamagna
- Sponholz, Antonio Romane...
- Sem título
- Mentiroso, tibio, arrogante, pornografico e...que ...
- No Blog Republica de Itapeva...
- Revista Veja.
- Revista Isto E, no Blog de Alvaro Caputo. Pois e, ...
- El Mercurio: Chávez se autoconfiere condecoración ...
- No El Mercurio de 05/08/2007
- PARABENS ALVARO CAPUTO, PELOS 70 MIL HITS!
- Sem título
- Blog de Marta Bellini...
- E POR FALAR EM GOLPISMO...
- Sem título
- PARABENS MARTA BELLINI, PELA ADMISSAO DE SUA FILHA...
- PORTAL IMPRENSA. Roberto Romano: Deixemos as farsa...
- O governo Lula não representa a elite, mesmo que t...
- Para refrescar a memoria dos que, ao repetir a pro...
- Perdoem, mas falar em "golpe das elites", no caso,...
- No site Congresso em Foco...
- Sem título
- Como diz Alvaro Caputo, do collorido, petista desd...
- Sponholz, Antonio Romane...
- CORREIO POPULAR de Campinas, 08/08/2007
- No Blog Perolas de Alvaro Caputo...
- No blog de Marta Bellini...
- Sabe qual o nome da bandalheira com o nosso dinhei...
- No Blog Perolas de Alvaro Caputo...
- Sponholz, Antonio Romane...
- Sem título
- No Blog de Marta Bellini...
- As "Excelencias" mineiras legislam em causa propri...
- Sponholz, Antonio Romane...
- Sem título
- Chega de maniqueismo!
- Sponholz, Antonio Romane...
- Site Congresso em Foco
- O exato Sponholz !!!!
- No Blog de Orlando Tambosi...
- Hoje foi dificil selecionar as perolas do Blog de ...
- E no Blog de Marta Bellini....
- Duke, no ponto!
- Sem título
- ANIVERSARIO DE UM ASSASSINO. QUE A TERRA LHE SEJA ...
- Blog Perolas , de Alvaro Caputo....
- Sponholz, Antonio Romane...
- SILENCIO E DITADURAS. A MILITAR E A QUE SE PREPARA...
- Sponholz, Antonio Romane...
- Como diz o amigo Sponholz...
- Folha de São Paulo. 14/08/2007MARCOS NOBREGiannett...
- Sponholz, Antonio Romane...
- No Blog de Marta Bellini...
- O blog Perolas nao será atualizado até o dia 1 de ...
- Sem título
- Sponholz, Antonio Romane...
- CORREIO POPULAR de Campinas, 15/08/2007
- Sem título
- Caros amigos: estou em Porto Alegre, para uma pale...
- Longe de Sao Paulo, mando o texto abaixo para o am...
- Entre 20 e 30 de agosto, este Blog ou sera interro...
- Os senhores do STF despertam, quando seus telefone...
- De uma cyber house, para o Blog, o meu artigo de h...
- Sponholz, Antonio Romane...
- Congresso em Foco, 22/08/2007
- Radio Bandeirantes, Sao Paulo, 22/08/2007
- Sem título
- Sem título
- 3 Forum Politico da Unimed, Porto Alegre. Convidad...
- Sem título
- No post abaixo, a mais lamentavel PORNOGRAFIA do p...
- Sem título
- Sem título
- Sem título
- Sem título
- Sem título
- AINDA SOBRE O MOVIMENTO "CANSEI", UM MIX DE DONDOQ...
- Sem título
- Do bom Sponholz
- Sem título
- Sem título
- Sponholz e Orlando Tambosi
- A Associação Brasileira dos Historiadoresacaba de ...
- Associaçao Juizes para a Democracia.
- Sem título
- www.sponholz.arq.br Amigos, fui roubado pelo P...
- Os 4o, sem Ali Baba...
- Sem título
- No Blog Republica de Itapeva, de Sebastiao Lourei...
- Sem título
- CORREIO POPULAR de Campinas, 29/08/2007
- Entrevista de Roberto Romano a Herodoto Barbeiro
- Uol News, Entrevista com Roberto Romano dada a Gra...
- AMANHA, 30 DE AGOSTO, ESTAREI NA PUC RIO DE JANEIR...
- Sponholz e Antonio Romane...
- TENDENCIA ERA AMACIAR PARA DIRCEU!!!!!!!!!!!!SEM C...
- Entrevista de Roberto Romano a Anchieta Filho, Rad...
- Blog do Josias de Souza
- No Blog de Marta Bellini...
- Sem título
- FASCISMO NA PUC-RJ
-
▼
agosto
(112)