Powered By Blogger

sábado, agosto 11, 2007

No Blog de Orlando Tambosi...

Sexta-feira, Agosto 10, 2007
Picaretagem livre no Grotão

Charlatanismo campeia nas farmácias

Fui à farmácia comprar uns bagulhos contra a gripe e me deparei com a propaganda de florais (à venda, claro).

No folheto, a definição dessa pseudociência: "florais são essências vibracionais que agem através do efeito de ressonância. Falando de forma mais simples: não são remédios, nem fitoterápicos, e sim essências que possuem apenas o registro do campo energético da planta"!!!

Alguém entendeu? Não é pra entender mesmo. Quem inventou a coisa foi um inglês doido, Edward Bach (vivo fosse, estaria devidamente internado).

Mais idiotices: "os florais ampliam a consciência e agem na emoção e no estado da Alma" (ah, a "alminha" está grafada assim mesmo, em caixa alta).

Há fórmula para tudo: Aprendizagem, Ciúmes, Reprogramação de Vícios, Mestrado/Doutorado (atenção, alunos!), Novo Começo, Mulher Sábia e - ahá! - Alma Feliz...

Alô, Anvisa! Alô, ministério da Saúde! Alô, PF!

Isto é crime menor do que vender bilhete de loteria premiado?
* * *
P.S.: não tem a poção mais necessária: aquela contra Dívidas.

Comentário:

Caro Orlando: e que dizer das receitas filosóficas cujo conteúdo tem igual ressonância (ops!) dos florais? Irracionalismo por irracionalismo, os fluidos báquicos talvez sejam menos inofensivos dos que frases do tipo: "quando Elle fala, o mundo se illumina, tudo se escllarece"... Pobres luzes, onde foram postas ? Tudo "se esclarece"....as baboseiras do Apedeuta elevadas ao estatuto de Aufklärung...

Enfim, terra de Bruzunganga, onde quem dá gorgeta grande é doutor, quem entra para uma quadrilha acadêmica recebe menção honrosa, quem desgraça familias aos montes na ordem aérea recebe medalha...Brasiu...iu...iu...iu...

Talvez exista solução: uma lei (editada por quem, Deus nosso?) que proclamasse : quando os irracionalistas ficarem doentes, devem ser, sempre unidos aos seus políticos (nos últimos dias, sobretudo os mineiros) num tratamento com base nos florais. Quanto mais grave a doença, mais ressonâncias da planta. Assim, quem sabe, enviaríamos para o inferno, mais rápido do que pode fazer a nossa malha aérea, terrestre, maritima, fluvial, os apologetas da superstição, do fanatismo, da ignorância.

E vivam Newton, Kant, Voltaire, Diderot, Darwin, Einstein, e outros que ajudaram a diminuir um pouco a carga pesadíssima de burrice que esmaga o genero humano.

RR

Arquivo do blog