Powered By Blogger

terça-feira, agosto 07, 2007

No site Congresso em Foco...

Saúde pública ou privada: um descaso brasileiro

Cláudio Boriola*

Fila, demora no atendimento, falta de médico! Essa é a real situação da nossa saúde pública no Brasil! O que fazer se um dia a enfermidade nos chegar? Correr para as unidades básicas de saúde (UBS) ou hospitais públicos em geral é complicado.

Pacientes sendo atendidos no chão, no corredor, em macas improvisadas! Um verdadeiro descaso ao ser humano pagador de impostos!

Infelizmente, com o salário “digno” que a maioria recebe, não dá mesmo para se ter uma boa condição de sobrevivência, pois, depender do que é público é viver mesmo jogado como se fosse um lixo qualquer!

Mas, o que fazer então para se ter uma vida digna e com respeito? Pagar um convênio médico? Bom se fosse apenas isso!

As taxas de convênios médicos estão cada vez mais nos sufocando! Quanto maior a nossa idade, maiores são as taxas! Exatamente no momento em que mais se precisa de um bom atendimento, na fase da terceira idade, que sentimos na pele, ou melhor, no bolso, o salgado preço de uma sobrevivência!

Mas, no que adianta ter hoje em dia um plano de saúde? Em partes, “tudo nos adianta”!

Dias desses, um amigo nosso precisou correr para a emergência, chegando lá, não poderia ser diferente, ou seja, demora na recepção e um péssimo atendimento médico. Precisou até ensinar o profissional da saúde sobre o que poderia se fazer para amenizar o problema, pois, se deixasse para o tal, sairia do hospital com os mesmos sintomas.

Não solucionando a questão, o amigo precisou buscar auxilio de um profissional especializado e, para sua surpresa, não havia espaço na agenda. Precisou esperar 15 dias para ser consultado. E, se não bastasse toda essa demora, a consulta estava marcada para as 17h30 e o atendimento foi acontecer somente às 20h30. Portanto, três horas de espera!

No Brasil é assim, o descaso acontece no setor público, no setor privado ou em qualquer lugar! Até quando teremos que tolerar todo esse descaso? Até quando o governo só vai arrecadar e não fazer nada? Até quando o Congresso apenas vai discutir questões de interesse próprio? Até quando? Até quando? Perguntar é fácil! O difícil é encontrarmos uma resposta sequer!

Como um cidadão aposentado pode chegar à sua melhor idade com boa saúde se o caos é total? Salário mínimo é de fato como o nome mesmo diz, o mínimo! Uma questão lamentável! Se é baixíssimo, como o ser humano que trabalhou durante toda a sua vida pode bancar as despesas de um plano de saúde? Uma questão a se pensar!

O governo precisa tomar vergonha na cara e parar de ficar aparecendo na mídia dizendo que está tudo bem, tudo perfeito! E, nós brasileiros precisamos reivindicar aquilo que é de nosso interesse: saúde de qualidade. É disso que precisamos!

*Consultor financeiro, especialista em economia doméstica e direitos do consumidor. Fundador e presidente da Boriola Consultoria, empresa criada há mais de 12 anos, é autor do livro Paz, saúde e crédito e do projeto para inclusão da disciplina "Educação Financeira" nas escolas.

Arquivo do blog