Powered By Blogger

sexta-feira, agosto 31, 2007

FASCISMO NA PUC-RJ

CHEGUEI DO RIO DE JANEIRO, PARA ONDE PROFERI A AULA MAGNA DO ANO ESCOLAR, NO INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA (UFRJ), A CONVITE DA DIRETORA, DRA. JESSE JANE VIEIRA. A DRA. JESSE É AMIGA DE LONGA DATA, DO PERÍODO MILITAR, QUANDO AMBOS PASSAMOS AS AGRURAS DA CADEIA NA DEFESA DOS IDEAIS DEMOCRÁTICOS.

HOJE À TARDE EU DEVERIA FALAR NO SEMINÁRIO "CAMINHOS DO BRASIL", NA PUC-RJ, SOBRE EDUCAÇÃO NO PAÍS.

AO CHEGAR AO CAMPUS DA PUC, FUI "RECEPCIONADO" POR UM JOVEM INTEGRANTE DO DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES, QUE ME CONVIDARA, COM AVAL DA REITORIA DAQUELA UNIVERSIDADE. COLOQUEI MEUS TARECOS EM LUGAR APROPRIADO E SEGUIMOS PARA O ALMOÇO.

NO CAMINHO, RECEBO UMA CATADUPA DE AFIRMAÇÕES SOBRE MINHA PESSOA, MEUS OBJETIVOS E OPÇÕES POLÍTICAS, TUDO SOMADO A ACUSAÇÕES —FEITAS COM SORRISO IRÕNICO NOs LÁBIOS— DE SUPOSTO APOIO MEU A, IMAGINEM...COLLOR DE MELLO ! E DEPOIS, COBRANÇAS PELO MEU VOTO EM ALKMIN. ETC.

A ÚLTIMA VEZ QUE FUI ASSIM INTERROGADO E INSULTADO NO RIO DE JANEIRO, FOI NO CENIMAR (CENTRO DE INFORMAÇÕES DA MARINHA) EM 1969. PERCEBI LOGO O TOM DA INTIMIDAÇÃO E DA CALÚNIA.

COMUNIQUEI AO RAPAZOLA IMBERBE QUE ELE ME INSULTAVA, MINHA RECUSA EM ALMOÇAR COM QUEM QUER QUE SEJA, MANDEI-O FAZER SUAS TAREFAS.

E VOLTEI PARA SÃO PAULO, SEM PARTICIPAR DO EVENTO.

A CANALHA PETISTA, NÃO TENDO COMO SUJAR NOMES DE PESSOAS QUE CRITICAM A PODRIDÃO DO GOVERNO DE ALI BABÁ,
INVENTA O QUE PODE E O QUE NÃO PODE. DISSE AO MOÇOILO QUE SE ELE NÃO FOSSE TÃO PROVINCIANO, TERIA LIDO NOS JORNAIS E REVISTAS, EDITADOS DURANTE TODO O PERÍODO COLLOR, ARTIGOS MEUS —CRÍTICOS COMO POUCOS— DO ENTÃO GOVERNANTE E HOJE ALIADO DE LULLA NO CONGRESSO. VOTO EM ALKMIN CONFORME O MEU JUÍZO, SEM NECESSITAR DE PRESTAÇÃO DE CONTAS A NINGUÉM (ALIÁS, NO PRIMEIRO TURNO VOTEI EM HH, O QUE ME TROUXE UMA CATADUPA DE CRÍTICAS DE SETORES TUCANOS, PRIMOS DO IDIOTISMO PETISTA).

"ENQUADRAR PESSOAS É MISTER DA KGB, DO DOPS, OU DOS TONTON MACOUTE. LOGO TEREMOS DEMONSTRAÇÕES MAIS VIRULENTAS CONTRA OS CRÍTICOS DO GOVERNO. OS FASCISTAS VESTIDOS DE PRETO USAVAM OLEO DE RICINO E PREGAVAM PENAS DE GALINHA NOS ADVERSÁRIOS. TENHO CERTEZA DE QUE A RECEITA SERÁ REPETIDA, DADA A VIOLÊNCIA DOS MILITANTES INCENTIVADOS PELOS LÍDERES SALAFRÁRIOS, NA FEDERAÇÃO DO "NUNCA ANTES NESTE PAÍS".

CERTA FEITA, NA UNICAMP, QUANDO O PT AINDA ENGATINHAVA (MAS JÁ FAZIA NAS FRALDAS O QUE FAZ HOJE NO BRASIL, TORNANDO O AR FÉTIDO) APÓS UMA AULA NO DOUTORAMENTO, UMA ALUNA ME PEDIU PARA CONVERSAR. IMAGINEI QUE SERIA SOBRE A AULA REFERIDA. NÃO. ELA EXIGIA SABER "QUAL ERA A MINHA", DEVIDO A UM ARTIGO PUBLICADO NA IMPRENSA, POR MIM, CRITICANDO OS ANJOS DO PT. DEPOIS DE DUAS PERGUNTAS NESTE SENTIDO, LEVANTEI-ME E PEDI QUE A REFERIDA MOÇA DEIXASSE MINHA SALA. A PRIMEIRA PERGUNTA: "VOCÊ É DE ESQUERDA OU DE DIREITA"? SEGUNDA: "POR QUE VOCÊ NÃO SE FILIOU AO PT"? DISPENSO OS LEITORES DA RESPOSTA POR MIM EMITIDA. MAS ELA TEM ALGO A VER COM O PRODUTO QUE SE ENCONTRA NAS FRALDAS E, HOJE, NAS FALAS DE LULLA E DOS LÍDERES PETISTAS, ALÉM, CLARO, DE SURGIR NAS EXPOSIÇÕES DE ALGUNS TEÓRICOS PETISTAS. AQUELES MESMOS QUE PREPARARAM AS DESCULPAS DO MINISTRO LEWANDOVSKI CONTRA A IMPRENSA.


ESTA NOTA É DIRIGIDA AOS QUE, POR ACASO, ESTIVERAM NA PUC-RJ HOJE PARA O SEMINÁRIO "CAMINHOS DO BRASIL". FIQUEM SABENDO O QUE OCORREU.

QUANTO A MIM, ENQUANTO SETORES DO MOVIMENTO ESTUDANTIL FOREM APENAS QUINTA COLUNA DO PETISMO OFICIAL, OU DO BENEFACTOR QUE DE NADA SABIA E SOBREVIVE NESTE FINGIMENTO, NÃO ACEITAREI MAIS "CONVITES" PARA DISCUTIR COISAS COM ENERGÚMENOS GROSSEIROS E VIRULENTOS.

DISSE CERTA VEZ LENINE, HERÓI DE DIRCEU E DEMAIS ESTALINISTAS DO PETISMO:

"DUAS COISAS A BURGUESIA NOS LEGOU, E DELAS NÃO PODEMOS ABRIR MÃO: BOM GOSTO E BOAS MANEIRAS".

O MENINOS E MENINAS TELEGUIADOS PELA CORJA NO PODER, TALVEZ NUNCA TENHAM LIDO LENINE. MAS CREIO QUE A EXPLICAÇÃO PARA O TRATAMENTO POLICIALESCO QUE RECEBI VEM DE OUTRAS PARAGENS.

SÃO OS DESCAMINHOS DO BRASIL.

ALGO FOI BOM: FIQUEI SABENDO AS CANALHICES DITAS SOBRE MIM NO RIO DE JANEIRO. NÃO POR ACASO, A TERRA QUE TEM NOS GAROTINHOS, NA BENÊ E QUE TAIS, ALGUNS DE SEUS IDOLOS. NEM TODO MUNDO NO RIO É ASSIM? É BOM SABER. MAS É COM A SENSAÇÃO DE TER SIDO POSTO DIANTE DE ESQUADRIAS MARRONS, PRETAS OU VERDES, QUE EMBARQUEI EM SANTOS DUMONT.

ROBERTO ROMANO

Arquivo do blog