LULA, SERRA OU AÉCIO: QUE DIFERENÇA FAZ?
Por Paulo G. M. de Moura, cientista político
Um pressuposto subjaz às equações estratégicas dos tucanos José Serra e Aécio Neves para 2010. Trata-se de achar que Lula não concorrerá a um terceiro mandato e não tem nomes fortes em suas fileiras a apoiar. Logo, o próximo presidente seria da oposição. Como no campo da oposição só os tucanos têm nomes fortes, o próximo presidente seria um tucano. José Serra, em melhor posição nas pesquisas, posiciona-se como virtual eleito. Aécio, embora nem tão bem situado, também. Se calculismo matasse os tucanos seriam viúvos de um ex-presidente e órfãos de dois presidentes virtuais. Não se curaram.
O calculismo de Serra e Aécio torna-os óbvios e previsíveis no jogo para 2010. Em política, muitas vezes, a essência de um cenário e das estratégias dos contendores é auto-evidente antes da batalha. Mas, saber as estratégias dos e outros, não altera a lógica do processo. O que, sim, pode alterar, é o eleitor. OU a ação tática dos jogadores. Se há algo imponderável na vida humana em sociedade, certamente é o resultado da combinação aleatória das ações dos jogadores do poder em busca de uma posição na qual só há espaço para um ocupante. Que o digam os tucanos, que recusaram abrir processo de impeachment por acharem que o mensalão havia derrotado o presidente petista por antecipação, um ano antes da eleição de 2006.
Não existe lei, escrita ou não, que prescreva a eleição inevitável de um tucano em 2010. Não faz diferença. Mas isso não faz a menor diferença. Na política há leis não escritas que se impõem. A agenda do próximo presidente será uma agenda de esquerda, seja que for o eleito. Por quê?
Pela mesma razão que fez com que a agenda social-democrata de Fernando Henrique Cardoso se impusesse a Lula em 2002. Objetivamente, os fundamentos da política econômica de Lula são os mesmos do antecessor. O que mudou foi apenas o cenário, hoje mais favorável, e as sutis inflexões que os petistas foram implementando, sem nunca mexer na presidência do Banco Central. A única mudança relevante constatada na área econômica do governo Lula aconteceu dentro da cabeça do ministro Guido Mantega que, para estar onde está, precisou esquecer o que pensava e escreveu sobre economia; notadamente, sobre o Plano Real.
Tudo isso só foi possível porque a agenda tucana é social-democrata, como é a agenda petista. As poucas diferenças existentes entre tucanos e petistas são de inflexão. Os tucanos são mais democratas do que sociais e os petistas são mais socialistas e autoritários do que democratas. Os tucanos nasceram do casamento entre um segmento da elite intelectual paulista com o capital e os petistas nasceram de um casamento da elite do sindicalismo estatal com o capital.
Os tucanos são social-democratas ultralight, mais próximos dos ideólogos da superada Terceira Via que uniu FHC a Clinton, Blair e Schröder. Os petistas dobraram a espinha à agenda de FHC. Muitos a contragosto, mas dobraram. Após comprovarem-se confiáveis ao capital, passaram a implementar sutis variações sobre o mesmo tema na agenda de FHC. Começaram com o "Bolsa Família"; um programa social tucano, ampliado, rotulado e carimbado com marca petista criada por Duda Mendonça.
Outro exemplo é a intocabilidade do superávit primário. Pode-se discutir seu tamanho, mas não a sobra de caixa que garante a tranqüilidade os bancos. Mais um exemplo. Os petistas não privatizam, mas também não desfazem as privatizações tucanas. Ao contrário de Evo Morales e Hugo Chávez, Lula prefere que a Petrobrás compre empresas privadas do setor de energia e combustíveis a vá engordando seu monopólio aos poucos. Ao invés de "nacionalizar" as teles, Lula bota os fundos de pensão das estatais a comprar participação acionária, e, a partir dessas, começa a comprar empresas do setor ao mesmo tempo em que estuda recriar a Telebrás para, no futuro, quem sabe, recomprar, aos poucos e sem afrontar o mercado, o controle estatal sobre a telefonia.
Lula, ao contrário de Hugo Chávez, sabe que se tirar a novela das 8 do ar os brasileiros tomam a bastilha e decapitam o rei. Aliás, essa é a única hipótese de haver revolução no Brasil. Esperto, Lula, ao mesmo tempo em que preserva os esquemas tradicionais de compra de mídia com publicidade estatal e decisões governamentais, patrocina a Rede Record para fazer benchmarking e avançar por clonagem da programação, sobre a audiência da Rede Globo; manda criar uma TV governista. A social-democracia petista vai, assim, estendendo os tentáculos do Estado patrimonialista, ocupando como água em terreno irregular, as "falhas" do mercado de mídia nacional. Da mesma forma no mercado financeiro. O Banco do Brasil incorpora o BESC e sonha incorporar o Banrisul. Com os bancos Lula não brinca. Vai com calma por razões políticas auto-evidentes. Mas a diretriz está lá, espreitando oportunidades.
A grande diferença entre o petismo de ontem e o de hoje é de concepção estratégica. A não ser por uma minoria recalcitrante, boa parte da qual se foi para o PSOL, há consenso na esquerda de que a "revolução" é possível sem ruptura. Devagarinho; com lubrificante (desculpe leitor) e uma boa lábia, os capitalistas tupiniquins se deixam seduzir pelo Estado. E até gostam do aconchego protetor.
A grande diferença entre petistas e tucanos é o grau de intervenção do Estado na vida e nos negócios dos cidadãos brasileiros. Não o princípio que ambos consideram positivo e desejável, de que o Estado deva meter o bedelho em tudo, inclusive no que não lhe diz respeito. Esse é o leito sobre o qual corre o rio da política brasileira. Até para mudar o curso do rio São Francisco Lula vai devagarzinho. Cedeu na primeira greve de fome do bispo. Mas, na segunda, não houve jeito. A obra vai em frente, com o voto de silêncio da Igreja.
Estamos condenados a governos tucano-petistas. A diferença entre ambos é apenas de estilo. Se Lula fizer o sucessor, acentuará sua inflexão estatista da agenda tucana. Se o calculismo de Serra e Aécio resultar no que eles sonham, a inflexão terá outro sentido. Mas, mudam o estilo e o timing. Só!
Diante disso, o fim da CPMF, contra a lógica, foi um autêntico milagre. Mas, literalmente, não perdemos por esperar. Lula; Aécio ou Serra darão um jeito nisso. Aliás, já estão dando.
Roberto Romano Moral e Ciência. A monstruosidade no sec. XVIII
Silence et Bruit. Roberto Romano
FILOSOFIA. ROBERTO ROMANO
Blog Perolas Alvaro Caputo
Blog do Orlando Tambosi
República Blog de Itapeva
Filosofix
Blog Marta Bellini
Blog Panorama Mário Araújo Filho
ZGuioto
Roque Sponholz
Roberto Romano : "Direito Natural e Democracia em Spinoza". No Foglio Spinoziano (Italia).
The classics page: AD FONTES ACADEMY
Wikipedia (textos em latim, inclusive de Spinoza)
Movimentos democráticos precisam resgatar o sentido dos partidos politicos
VOTO SECRETO CONDUZIU A GOLPE DE ESTADO, CORREIO CIDADANIA
Roberto Romano-A Igualdade.Considerações Críticas
Roberto Romano "Reflexão sobre o Estado e os Juízes".
Classici Italiani
ESSAI SUR L ´ORIGINE DES LANGUES-ROUSSEAU
DMOZ- Texts Philosophy
Escola Superior da Procuradoria Geral do Estado/São Paulo
Dicionário Saglio (latim)
TEXTOS VÁRIOS +Spinoza
SPINOZA
O Declinio do Marxismo
Blog de Catherine Kintzler
King James I
PINTORES DE DIDEROT
Agora Enciclopédia
Renaissance
Textos Antigos e Modernos
Rousseau Vaughn
E TEXT ORG.
Escritos Revolução Inglêsa
National Security
Corpus Thomisticum
Arquivo do blog
-
▼
2008
(1097)
-
▼
janeiro
(99)
- Tratar com bandidos narcotraficantes, eis uma tare...
- Publicada no Correio Popular de Campinas em 2/1/20...
- GLOBO NEWS PAINEL 29/12/2007
- Sem título
- No Blog de Marta Bellini...os deputados Mont Blanc...
- Ainda no Blog de Marta Bellini, a sublime profissa...
- A opinião de José Nêumanne ( jornal O Estado de Sã...
- Sem título
- TEMOS UM GOVERNO DE MENTIRA E MENTIROSO, COM ORGUL...
- O PREMIO "GAROTINHO DE OURO" VAI PARA OS QUE DIZEM...
- Sem título
- BLOG PEROLAS CHEGA AOS 80 MIL! PARABÉNS ALVARO CAP...
- AH, BONS TEMPOS AQUELES EM QUE EU SÓ PRECISEI ESCR...
- NO BLOG DE MARTA BELLINI... COM UM SÓ PROTESTO. O ...
- Sem título
- NO BLOG PEROLAS DE ALVARO CAPUTO....
- Sem título
- Sem título
- CARA MARTA BELLINI, MINHA IRRESTRITA SOLIDARIEDADE...
- Gente mes
- CORREIO POPULAR DE CAMPINAS.A REPÚBLICA DA MENTIR...
- POR sugestao de Alvaro Caputo...
- No Blog PEROLAS DE ALVARO CAPUTO....
- Sem título
- No Blog de Marta Bellini...dois momentos sublimes ...
- Sem título
- Sem título
- UM POUCO ATRASADO, O REGISTRO FOTOGRÁFICO DA ENTRE...
- Sem título
- Sem título
- No Blog de Marta Bellini...instantaneos do sublime...
- NO BLOG DE MARTA BELLINI A OBRA DE ENGENHARIA POLI...
- FOLHA DE SÃO PAULO, 13/01!2008CARLOS HEITOR CONY C...
- No Correio da Cidadania....
- Entrevista de Roberto Romano à Revista Eletrônica ...
- COMENTÁRIO: ATÉ MESMO O FALASTRÃO DITATORIAL PERCE...
- NO BLOG PROSA & POLITICAhttp://www.pep-home.blogsp...
- Sem título
- COMENTÁRIO: EXISTE UMA FALTA DE MEMÓRIA, EM MUITOS...
- Sem título
- O ruim nao se encontra na fala do ditador. Ele se ...
- No Blog Perolas de Alvaro Caputo....
- NO BLOG DE MARTA BELLINI....
- Sem título
- Conferência do Papa em universidade romana gera pr...
- NO BLOG DE MARTA BELLINI....
- Correio Popular de Campinas 16/1/2008Bandidos de ...
- COMENTÁRIO: QUERIDOS MARTA BELLINI E ROQUE SPONHOL...
- Sem título
- Sem título
- Macaca nos EUA faz robô andar no Japão usando só a...
- No Blog de Orlando Tambosi
- Radio Jovem Pan, entrevista dos exilados brasileir...
- NO BLOG PANORAMA de Mario Araujo Filho, um artigo ...
- NO BLOG DE MARTA BELLINI....
- A AMORALIDADE COMO NORMACelso Lungaretti (*) Quand...
- Sem título
- NO BLOG CIÊNCIA EM DIA (MARCELO LEITE).[http://cie...
- Sem título
- Sem título
- WILLIAM WAACK NO SEU BLOGSó governo não percebe: F...
- UM ASSUNTO ÉTICO DE MÁXIMA GRAVIDADE. RRThe New Yo...
- UMA EXCEÇÃO NA FOLHA, CLOVIS ROSSI COLOCA O PONTO ...
- NO BLOG PROSA E POLITICA....
- NO BLOG DE MARTA BELLINI....
- No site de Marta Bellini, rir e o unico remedio...
- Sem título
- No Blog Perolas de Alvaro Caputo....
- Sem título
- Quem ficou negativamente impressionado com as fala...
- DUKE, no ponto!
- No Blog PanORAMA de Mario Araujo Filho...a retoric...
- Novamente o ditador de boca enorme e cerebro dimin...
- Sem título
- Aos que apoiam Chavez e seus aliados, os torturado...
- De Alvaro Caputo, vem o artigo abaixo, escrito por...
- Sem título
- Sem título
- CORREIO POPULAR DE CAMPINAS, 23/01/2008A familia d...
- SE APLICASSEM O TESTE DA PERSONALIDADE AUTORITÁRIA...
- Na perspectiva etica de publicar os varios lados...
- DE UM AMIGO, ATENTO ÀS MUDANÇAS DE ARES, LUGARES, ...
- Sem título
- COMENTÁRIO: AS DUAS NOTÍCIAS ABAIXO, EXTRAÍDAS DA ...
- DE UM AMIGO, VEM A CITAÇAO DE UM BELO ARTIGO DE MA...
- No Blog de Marta Bellini, a foto do ano, em se tra...
- No Páginas Dois (Porque temos opinião) artigo de R...
- Blog Perolas , de Alvaro Caputo, mais um trabalho ...
- NO JORNAL O REBATE [FUNDADO EM 16 DE ABRIL DE 1932...
- Sem título
- No Blog Perolas de Alvaro Caputo....
- E nao era aloprado?
- INTERESSANTE EXERCÍCIO DE IMAGINAÇÃO TEXTUAL, DA R...
- PARABÉNS, MARTA BELLINI! TORÇO PELO SEU [EXCELENTE...
- CORREIO POPULAR DE CAMPINAS30/1/2008Fanatismo, cri...
- Sem título
- Sem título
- EM 2008 ESTE ESPAÇO RETORNARÁ À SUA INSPIRAÇÃO INI...
- CELSO LUNGARETTI
-
▼
janeiro
(99)