TEMOS UM GOVERNO DE MENTIRA E MENTIROSO, COM ORGULHO DE SUA "ESPERTEZA" AO PONTO DE SE DIRIGIR AOS CONTRIBUINTES COM REPETITIVOS DEBOCHES ("RELAXA E GOZA", "FALAMOS QUE EM 2007 NÃO HAVERIA AUMENTO DE IMPOSTOS"). EM SUMA, UM GOVERNO SEM CARÁTER. QUANDO OS DIRIGENTES NÃO HONRAM SUA PALAVRA E SE JACTAM DISTO, ESTAMOS EM PLENA CORRUPÇÃO INCENTIVADA PELO ÁPICE DO ESTADO. NÃO SERIA PRECISO QUE O EX-CHEFE DA CASA CIVIL AFIRMASSE O QUE TODO MUNDO SABE (INCLUSIVE E SOBRETUDO O MANDATÁRIO, QUE DEVERIA SER O RESPONSÁVEL MAIOR).
O ARTIGO ABAIXO, EMBORA ESCRITO POR MIM EM TOM AMENO, É TRISTE DESABAFO. QUEM LUTOU DESDE 1962 COMO EU, PARA QUE UM PADRÃO DEMOCRÁTICO FOSSE IMPRESSO EM NOSSA FACE, NESTE INÍCIO DE 2008 SÓ PODE SENTIR ASCO, VERGONHA, MELANCOLIA. E OS BENEFICIADOS NO GOVERNO, COM SEUS BATE ESTACAS ENCARREGADOS DE ATACAR A HONRA DOS QUE NÃO SE CONFORMAM COM A BANDALHEIRA, CERTAMENTE DIRÃO QUE SE TRATA DE MAIS UM "GOLPE" DOS INIMIGOS DO GOVERNANTE. DESDE JÁ AFIRMO: SOU INIMIGO DE QUEM TRATA A CIDADANIA COMO IDIOTA. E ISTO O ATUAL GOVERNO FAZ. QUEM JUSTIFICA A REFERIDA BANDALHEIRA, MESMO QUE ESCREVA O DIABO CONTRA OS CRITICOS, NÃO PASSA DE...BANDALHO.
APÓS A FALA DO MINISTRO DA FAZENDA, FICA DECRETADO: A ANTIGA REPÚBLICA DAS ALAGOAS PASSA A SER CHAMADA DE REPÚBLICA BANDALHA.
REVOGADAS AS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO.
ROBERTO ROMANO
Jornal O Estado de São Paulo
Domingo, 06 de janeiro de 2008
CADERNO ALIÁS
PÁGINA J-7
BREVE ENSAIO SOBRE A MENTIRA
Roberto Romano
“É útil enganar o povo?”
(Pergunta do rei Frederico 2º à Academia de Berlim, que dela fez o tema de um concurso público em 1778).
Nos EUA existe um serviço oficial para fiscalizar a aplicação das leis e a obediência do governo à fé pública. Trata-se do GAO (Government Accountability Office). Ninguém afirma que naquela federação a palavra dos governantes segue padrões perfeitos, mas o princípio é mantido. No Brasil não existe nada semelhante e a maioria dos políticos —sobretudo os que deixam a oposição e se instalam no poder— sequer imagina o significado da palavra empenhada. A prática usual é deixar de lado compromissos solenes tendo em vista interesses eleitorais e outros menos confessáveis.
Em nossa terra, a responsabilidade ética na administração é anulada pela propaganda política, pessoal ou partidária e as instituições tornam-se meros instrumentos dos governantes. Aqui, autoridades dizem qualquer coisa que lhes permita vencer crises ou agradar setores sociais. Elas afirmam algo hoje e amanhã (literalmente, como no caso dos impostos agora aumentados), anunciam o contrário. Só existe fé pública se governantes e cidadãos acreditam sinceramente no Estado de direito. Recordemos o que diz a lógica sobre tal assunto de natureza ética. A sinceridade, afirma John Austin, é pressuposta na comunicação democrática (“How to do things with words”). Austin fala em “atos infortunados” para marcar os abusos da insinceridade : aconselhar com alvo torpe, culpabilizar o inocente, prometer e não querer cumprir, dessa fonte nasce a mentira.
A grande definição da fala mendaz vem de Santo Agostinho : “dizer o contrário do que se pensa, com intento de enganar”.
Os partícipes da linguagem, como os que se dispõem a jogar xadrez, devem ter o intento efetivo de jogar… xadrez, não dominó. Dizer o contrário do que se pensa significa manipular : eu minto, mas “eles” não podem perceber. Descoberta, a mentira deve recorrer a razões excusas. A verdade não precisa se desculpar.
Se a política, como tudo na vida, é jogo regrado, trapaceiam os políticos que não respeitam as regras da accountability. E a trapaça não constrói um Estado democrático, porque neste último a palavra empenhada é a essência da política, ao contrario dos regimes ditatoriais.
A mentira torna-se mais danosa quando a competência linguistica é assimétrica. No regime político contrário à liberdade, a licença para mentir permite considerar desiguais governantes e governados. O máximo dessa desigualdade ocorreu nos totalitarismos nazista e comunista. O Diário Oficial soviético, chamava-se Pravda (Verdade), mas raramente alguma frase verdadeira surgia em suas páginas. Montaigne definiu a mentira como “valentia diante de Deus e covardia diante dos homens”. A sua essência é a dominação tirânica, pois a cidadania não consegue recusar ou mesmo detectar o engôdo. Fé pública e verdade são os esteios dos deveres, das leis, dos contratos.
Por antítese conhecida na Novilingüa (exposta por G. Orwell e na qual guerra é paz, ódio é amor, etc.), os totalitarismos “nunca reivindicaram a si mesmos como prováveis, mas como verdadeiros” (Angela Valcárcel, in Carlos Castilla del Pino (Org.) : El discurso de la mentira , Madrid, Alianza, 1988). ) O poder mentiroso se caracteriza por reivindicar para si mesmo o monopólio da verdade. É por semelhantes razões que o mundo político brasileiro começa mal o ano de 2008.
O Executivo federal não respeitou acordos com a oposição e deixou os contribuintes indignados com o ardil, para conseguir a DRU, a promessa de não aumentar impostos. Ao proclamar que não aumentaria tributos devido à perda da CPMF, o governo disse “o contrário do que se pensava, com intento de enganar”. Como as instituições civis dependem da confiança (isto é verdade no mercado, em vínculos financeiros, na indústria, nas relações familiares, culturais ou esportivas, etc.) quando os administradores do Estado não se comprometem com o que falam, semeiam desconfiança geral. Eles conseguem algum proveito com suas espertezas, mas os ganhos resultam na corrosão da fé pública, único sustento do Estado de direito. A lei é um complexo conjunto de palavras, cuja primeira virtude é ser aplicada universalmente. Quanto mais uma sociedade política respeita a fala dos seus legisladores e dos que executam os mandamentos soberanos, mais confiável ela é para quem a sustenta com impostos e a ela confia riquezas materiais e humanas.
Ao não cumprir sua palavra, o Executivo federal subverte o Estado. Também grave é o espetáculo oferecido por muitas Câmaras Municipais de São Paulo, onde foram aprovados aumentos que chegam a 179% nos salários de vereadores, prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais.. Sempre é possível desculpar o executor das leis com argumentos plausíveis ou não. Mas os que produzem a norma legal são indesculpáveis se dilapidam os cofres e a fé pública. Nada mais eficaz para conseguir este fim, do que elevar os próprios vencimentos acima de qualquer medida ética. A mentira gera corrupção ampla quando ocorre assimetria de poderes entre os que mentem e os enganados. No Brasil e em São Paulo, políticos em demasia usam o poder apenas para alimentar o próprio bolso. E parolam para justificar o injustificável. “Deus não precisa da minha mentira”, este é o antídoto indicado por Santo Agostinho contra a lingua mendaz. Que os poderosos inimigos da ética nos poupem suas desculpas, pois elas insultam a inteligência dos contribuintes. Para terminar: muitos intelectuais improbos responderam positivamente ao rei Frederico, e defenderam teses sobre a utilidade de enganra o povo. Não sabemos se receberam o prêmio merecido.
CARICATURA RETIRADA DO BLOG DE MARTA BELLINI
Roberto Romano Moral e Ciência. A monstruosidade no sec. XVIII
Silence et Bruit. Roberto Romano
sábado, janeiro 05, 2008
FILOSOFIA. ROBERTO ROMANO
Blog Perolas Alvaro Caputo
Blog do Orlando Tambosi
República Blog de Itapeva
Filosofix
Blog Marta Bellini
Blog Panorama Mário Araújo Filho
ZGuioto
Roque Sponholz
Roberto Romano : "Direito Natural e Democracia em Spinoza". No Foglio Spinoziano (Italia).
The classics page: AD FONTES ACADEMY
Wikipedia (textos em latim, inclusive de Spinoza)
Movimentos democráticos precisam resgatar o sentido dos partidos politicos
VOTO SECRETO CONDUZIU A GOLPE DE ESTADO, CORREIO CIDADANIA
Roberto Romano-A Igualdade.Considerações Críticas
Roberto Romano "Reflexão sobre o Estado e os Juízes".
Classici Italiani
ESSAI SUR L ´ORIGINE DES LANGUES-ROUSSEAU
DMOZ- Texts Philosophy
Escola Superior da Procuradoria Geral do Estado/São Paulo
Dicionário Saglio (latim)
TEXTOS VÁRIOS +Spinoza
SPINOZA
O Declinio do Marxismo
Blog de Catherine Kintzler
King James I
PINTORES DE DIDEROT
Agora Enciclopédia
Renaissance
Textos Antigos e Modernos
Rousseau Vaughn
E TEXT ORG.
Escritos Revolução Inglêsa
National Security
Corpus Thomisticum
Arquivo do blog
-
▼
2008
(1097)
-
▼
janeiro
(99)
- Tratar com bandidos narcotraficantes, eis uma tare...
- Publicada no Correio Popular de Campinas em 2/1/20...
- GLOBO NEWS PAINEL 29/12/2007
- Sem título
- No Blog de Marta Bellini...os deputados Mont Blanc...
- Ainda no Blog de Marta Bellini, a sublime profissa...
- A opinião de José Nêumanne ( jornal O Estado de Sã...
- Sem título
- TEMOS UM GOVERNO DE MENTIRA E MENTIROSO, COM ORGUL...
- O PREMIO "GAROTINHO DE OURO" VAI PARA OS QUE DIZEM...
- Sem título
- BLOG PEROLAS CHEGA AOS 80 MIL! PARABÉNS ALVARO CAP...
- AH, BONS TEMPOS AQUELES EM QUE EU SÓ PRECISEI ESCR...
- NO BLOG DE MARTA BELLINI... COM UM SÓ PROTESTO. O ...
- Sem título
- NO BLOG PEROLAS DE ALVARO CAPUTO....
- Sem título
- Sem título
- CARA MARTA BELLINI, MINHA IRRESTRITA SOLIDARIEDADE...
- Gente mes
- CORREIO POPULAR DE CAMPINAS.A REPÚBLICA DA MENTIR...
- POR sugestao de Alvaro Caputo...
- No Blog PEROLAS DE ALVARO CAPUTO....
- Sem título
- No Blog de Marta Bellini...dois momentos sublimes ...
- Sem título
- Sem título
- UM POUCO ATRASADO, O REGISTRO FOTOGRÁFICO DA ENTRE...
- Sem título
- Sem título
- No Blog de Marta Bellini...instantaneos do sublime...
- NO BLOG DE MARTA BELLINI A OBRA DE ENGENHARIA POLI...
- FOLHA DE SÃO PAULO, 13/01!2008CARLOS HEITOR CONY C...
- No Correio da Cidadania....
- Entrevista de Roberto Romano à Revista Eletrônica ...
- COMENTÁRIO: ATÉ MESMO O FALASTRÃO DITATORIAL PERCE...
- NO BLOG PROSA & POLITICAhttp://www.pep-home.blogsp...
- Sem título
- COMENTÁRIO: EXISTE UMA FALTA DE MEMÓRIA, EM MUITOS...
- Sem título
- O ruim nao se encontra na fala do ditador. Ele se ...
- No Blog Perolas de Alvaro Caputo....
- NO BLOG DE MARTA BELLINI....
- Sem título
- Conferência do Papa em universidade romana gera pr...
- NO BLOG DE MARTA BELLINI....
- Correio Popular de Campinas 16/1/2008Bandidos de ...
- COMENTÁRIO: QUERIDOS MARTA BELLINI E ROQUE SPONHOL...
- Sem título
- Sem título
- Macaca nos EUA faz robô andar no Japão usando só a...
- No Blog de Orlando Tambosi
- Radio Jovem Pan, entrevista dos exilados brasileir...
- NO BLOG PANORAMA de Mario Araujo Filho, um artigo ...
- NO BLOG DE MARTA BELLINI....
- A AMORALIDADE COMO NORMACelso Lungaretti (*) Quand...
- Sem título
- NO BLOG CIÊNCIA EM DIA (MARCELO LEITE).[http://cie...
- Sem título
- Sem título
- WILLIAM WAACK NO SEU BLOGSó governo não percebe: F...
- UM ASSUNTO ÉTICO DE MÁXIMA GRAVIDADE. RRThe New Yo...
- UMA EXCEÇÃO NA FOLHA, CLOVIS ROSSI COLOCA O PONTO ...
- NO BLOG PROSA E POLITICA....
- NO BLOG DE MARTA BELLINI....
- No site de Marta Bellini, rir e o unico remedio...
- Sem título
- No Blog Perolas de Alvaro Caputo....
- Sem título
- Quem ficou negativamente impressionado com as fala...
- DUKE, no ponto!
- No Blog PanORAMA de Mario Araujo Filho...a retoric...
- Novamente o ditador de boca enorme e cerebro dimin...
- Sem título
- Aos que apoiam Chavez e seus aliados, os torturado...
- De Alvaro Caputo, vem o artigo abaixo, escrito por...
- Sem título
- Sem título
- CORREIO POPULAR DE CAMPINAS, 23/01/2008A familia d...
- SE APLICASSEM O TESTE DA PERSONALIDADE AUTORITÁRIA...
- Na perspectiva etica de publicar os varios lados...
- DE UM AMIGO, ATENTO ÀS MUDANÇAS DE ARES, LUGARES, ...
- Sem título
- COMENTÁRIO: AS DUAS NOTÍCIAS ABAIXO, EXTRAÍDAS DA ...
- DE UM AMIGO, VEM A CITAÇAO DE UM BELO ARTIGO DE MA...
- No Blog de Marta Bellini, a foto do ano, em se tra...
- No Páginas Dois (Porque temos opinião) artigo de R...
- Blog Perolas , de Alvaro Caputo, mais um trabalho ...
- NO JORNAL O REBATE [FUNDADO EM 16 DE ABRIL DE 1932...
- Sem título
- No Blog Perolas de Alvaro Caputo....
- E nao era aloprado?
- INTERESSANTE EXERCÍCIO DE IMAGINAÇÃO TEXTUAL, DA R...
- PARABÉNS, MARTA BELLINI! TORÇO PELO SEU [EXCELENTE...
- CORREIO POPULAR DE CAMPINAS30/1/2008Fanatismo, cri...
- Sem título
- Sem título
- EM 2008 ESTE ESPAÇO RETORNARÁ À SUA INSPIRAÇÃO INI...
- CELSO LUNGARETTI
-
▼
janeiro
(99)