Powered By Blogger

quarta-feira, janeiro 16, 2008

No Blog de Orlando Tambosi




Já que falamos tanto em Galileu Galilei (1564-1642), mote dos protestos contra a (suspensa) visita de Ratzinger à Universidade La Sapienza, em Roma, convém recordar a sentença proferida contra ele pela Inquisição. Foi objeto de um post aqui em julho de 2006.

O Papa andou dizendo que o julgamento - ocorrido na mesma cidade em 22 de junho de 1633 - foi "justo". Confiram a sentença, que repito abaixo:

"... Dizemos, pronunciamos, sentenciamos e declaramos que tu, o dito Galileu, em função dos assuntos aduzidos em julgamento e por ti confessados, chegaste ao julgamento deste Santo Ofício veementemente suspeito de heresia, nomeadamente, de ter sustentado e acreditado na doutrina - que é falsa e contrária às sagradas e divinas Escrituras - segundo a qual o Sol é o centro do mundo e não se move de Oriente a Ocidente, e a Terra se move e não é o centro do mundo; e que conseqüentemente incorreste em todas as censuras e penalidades impostas e promulgadas nos sagrados cânones e outras constituições, gerais e particulares, contra tais delinqüências. Das quais entendemos que sejas absolvido, desde que, primeiro, com coração sincero e inabalável fé, abjures, maldigas e detestes diante de nós as ditas heresias e erros e qualquer outro erro e heresia contrária à Igreja Católica Apostólica Romana, na forma por nós prescrita. E, para que este teu grave e pernicioso erro e transgressão não fiquem impunes e para que sejas mais cauteloso no futuro e um exemplo para que outros se abstenham de delinqüências similares, determinamos que o livro «Diálogos" de Galilei seja proibido por édito público. Condenamos-te à prisão formal deste Santo Ofício durante o tempo que entendermos, e para fins de salutar penitência, determinamos que durante os três anos que se seguem, repitas uma vez por semana os sete salmos penitenciais. Reservamo-nos a liberdade de moderar, comutar, ou retirar, no todo ou em parte, as ditas punições e penitência... ".

Talvez o sábio Ratzinger queira uma nova condenação...

Arquivo do blog