Powered By Blogger

quinta-feira, julho 10, 2008

Quinta-feira, 10 de Julho de 2008

Governo decide parar de segurar dados de desmatamentos

Parece que o Governo vai pôr fim à sua surrada prática de segurar dados de desmatamentos da Amazônia enquanto não tira da manga uma boa desculpa para eles. Por meio de boletim enviado por e-mail pela Assessoria de Comunicação do MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia), fui informado que essa pasta e o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) decidiram divulgar esses índices "assim que forem calculados, deixando para apresentar sua qualificação, quando for feita, em data posterior".

O boletim, que consiste na "Nota sobre os índices de desmatamento sobre a Floresta Amazônica", informa também que os dados mais recentes de desmatamento da Amazônia "estão em fase de conclusão e serão divulgados pelo INPE na próxima terça-feira, 15 de julho".

Curiosamente, anteontem (08/07), o ministro Carlos Minc, do Meio Ambiente (MMA) disse que os novos números de desmatamento levantados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e que estão em poder da Casa Civil, não são ruins, segundo consta na matéria da repórter Ana Paula Scinocca, da Agência Estado. A reportagem disse também que "Na semana passada, Minc disse que a chefia da Casa Civil havia pedido para 'segurar' a divulgação dos números".

Sobre a decisão informada pela nota oficial de ontem, vejo que na chamada grande imprensa, salvo engano, a notícia foi dada somente pela Folha Online, e isso por conta do blog Ciência em Dia, do jornalista Marcelo Leite, que é um dos poucos que não deixam escapar informações relevantes sobre o assunto. OK, o boletim foi enviado perto do horário de fechamento (18h45), mas dava para ele ter sido noticiado. Já que não foi, vamos ver se pelo menos alguém tenta explorá-lo em relação às declarações anteriores do ministro do Meio Ambiente. Afinal de contas, os dados estão ou não estão prontos?

Sejam quais forem os dados a serem apresentados no próximo dia 15, é preciso sempre cautela com esse tipo de índice. Aliás, salvo engano, talvez tenha sido este blog a voz mais enfática em outubro de 2006, com o post "Amazônia: ainda é cedo para comemorar", e em março de 2007, com ONG engole retórica de queda de desmatamento".

Arquivo do blog