Powered By Blogger

domingo, julho 20, 2008

Folha On Line


SEM COMENTÁRIOS, OU ENTÃO "TARDE PIASTE".
RR

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, pediu a libertação de cerca de 3.000 reféns colombianos, incluindo centenas de presos pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). A declaração de Lula segue os milhares de eventos pela libertação dos seqüestrados em todo o mundo, neste domingo.

Lula e o presidente do Peru, Alan García, estão na Colômbia por causa do desfile militar em ocasião da celebração do 198º aniversário da Independência do país, realizado na cidade fronteiriça do sudeste do país. Depois do desfile, os dois presidentes lançaram seus apelos pela liberdade dos seqüestrados.

"Só uma palavra. De um poeta brasileiro que uma vez escreveu uma frase muito bonita sobre a liberdade. Ele gritava: "liberdade, liberdade nos abrace, liberdade, liberdade nos abrace, liberdade, liberdade para todos", disse Lula em português.

John Vizcaino/Reuters
(L-R) Brazil's President Luiz Inacio Lula Da Silva, Lina Moreno and her husband Colombia's President Alvaro Uribe, singer Shakira and Peru's President Alan Garcia stand during Independence Day Parade in Leticia July 20, 2008. REUTERS/John Vizcaino (COLOMBIA)
Presidente Lula (esq.) reúne-se com líderes e artistas em protesto pela libertação dos reféns

Em seguida, o presidente García mencionou os anos em que viveu exilado na Colômbia e disse: "que tenha fim a horrível noite, que se abra o caminho da vitória do povo colombiano e de seu projeto independente de liberdade".

Os colombianos realizaram neste domingo grandes marchas em mais de mil cidades e povoados do país para exigir a libertação de cerca de 3.000 seqüestrados.

García e Lula presidiram com o líder colombiano, Alvaro Uribe, a parada militar em ocasião da festa Nacional da Colômbia, realizada este ano nesta cidade localizada na fronteira com Brasil e Peru.

Os três políticos também assistiram ao início de um grande show da cantora pop colombiana Shakira e de seu compatriota Carlos Vives.

O presidente brasileiro concluiu neste domingo, em Letícia, uma visita oficial à Colômbia iniciada nesta sexta-feira à noite na capital Bogotá.

Agradecimentos

Uribe agradeceu ao presidente Lula e ao governante peruano pela presença na celebração do Dia da Independência da Colômbia e por pedir a libertação dos seqüestrados.

"Presidente Lula, jamais os colombianos esquecerão que veio nos acompanhar neste 20 de julho", disse Uribe.

Ao chefe de Estado peruano, Uribe afirmou que os colombianos jamais vão esquecer que, neste sábado, marchou pelas ruas de Lima envolvido na bandeira da Colômbia para pedir a liberdade dos seqüestrados.

García lembrou um verso do hino colombiano para solicitar que "cesse a horrível noite" e "se abra o caminho de um projeto de liberdade na Colômbia".

Também se dirigiu aos seqüestrados nas mãos das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), para que saibam que fica "um dia menos para sua liberdade".

O presidente peruano manifestou a solidariedade e o abraço fraterno dos latino-americanos com a Colômbia, em "uma luta que é nossa", disse, antes de gritar: "Viva a paz na Colômbia".

Uribe discursou aos presentes e agradeceu o "grito da liberdade se manda uma mensagem de força, que vai derrotar o terrorismo".

Uribe também agradeceu à cantora Shakira, que deu início ao desfile militar da Data Nacional da Colômbia, "pela generosidade em vir e estar com seus compatriotas para entoar o hino nacional" colombiano.

A artista cantou o hino colombiano e lembrou que hoje é um dia histórico, porque todos os compatriotas se uniram para fazer uma mobilização com o objetivo de exigir a liberdade de todos os seqüestrados e a paz na Colômbia.

Mobilização

A jornada, promovida com o lema "Liberdade Já", tem como ponto central Leticia e contou com a presença de 11 militares e policiais resgatados das Farc pelo Exército no último dia 2, junto com a ex-candidata presidencial Ingrid Betancourt e três americanos.

Em Bogotá, as principais ruas foram cobertas de branco desde cedo, com centenas de milhares de manifestantes com camisas brancas com as inscrições como "Liberdade já", "Chega de seqüestrados" e "Paz para a Colômbia".

A ministra da Cultura colombiana, Paula Moreno, afirmou que até o momento o Grande Concerto, como foi denominada a iniciativa de fazer shows musicais em todos os municípios da Colômbia, é um sucesso ao qual se uniram 1.060 das 1.102 cidades do país.

Alguns atos já foram realizados ontem em Londres, Madri e Lima, onde grupos de colombianos se reuniram para pedir a liberdade dos reféns e celebrar o aniversário da independência.

Arquivo do blog