Powered By Blogger

segunda-feira, julho 21, 2008

O Itamarati era uma das raras instituições de Estado. Com o governo de Sua Excia. O Apaideuta, com sua equipe, opera na lógica das ideologias e do ressentimento nacional e internacional. Seus gurus pregam a idéia de que os países do Norte, todos e sempre, são inimigos. A divisão simplória do mundo que impera na antiga casa de Rio Branco, acirra os ódios e nada traz em proveito do país. Quem segue os tratos comerciais do mundo sabe, perfeitamente, que interesses violentos estão em jogo. E que tais interesses esperavam (e como são bem informados, previam) uma reação tola e imprudente como a do Chanceler, aconselhado por áulicos. A boca entortou: de tanto falar tolices em assuntos domésticos, e encontrar penas favoráveis de jornalistas a soldo, as autoridades do atual governo imaginam poder falar o que lhes vêm à lingua. O desastre ocorreu, foi dada a desculpa. Claro que os ex-querdistas do governo e das ONGS gritarão "imperialismo". Cruzadas surgirão, para mergulhar no ridículo habitual das ideologias de rebanho. A ideologia emburrece, eis uma prova que ao povo brasileiro custará muito. Bravatas não definem estadistas. E nunca neste país tivemos tantos bravateiros metidos em assuntos de Estado. E olha que nem me lembrei do top top...
RR


VINICIUS ALBUQUERQUE
da Folha Online

Os Estados Unidos já tentam esvaziar qualquer esforço para retomar hoje as negociações da Rodada Doha, que discute a liberalização do comércio mundial, baseados em um comentário agressivo do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. Ele comparou a resistência dos países ricos em negociar com a atitude do chefe da propaganda da Alemanha nazista, Joseph Goebbels.

Amorim lembrou que, em sua estratégia, Goebbels dizia que uma mentira contada muitas vezes acaba sendo aceita como verdade. Dada a sensibilidade do momento atual na economia global, em que se fala cada vez mais em protecionismo, um comentário desse tipo causou melindre àqueles que esperam qualquer desculpa para dificultar o processo de abertura.

Entenda o que é a Rodada Doha

Susan Schwab, a representante comercial dos EUA --e descendente de sobreviventes do holocausto-- foi a primeira a reagir, através de seu porta-voz Sean Spicer. Ela disse que "esse tipo de comentário maldoso não tem lugar nessas negociações". Amorim pediu desculpas ontem pela declaração. Mas o que tirou com uma mão, recolocou com outra, insistindo no conteúdo da idéia de Goebbels: "Mantenho: repetir uma distorção faz com que as pessoas acreditem que ela é a verdade".

Em um tom um pouco menos diplomático, mais crítico, Spicer disse que "no momento em que tentamos encontrar um resultado bem sucedido para as negociações, esse tipo de declaração é altamente infeliz". "Para alguém que é ministro de Relações Exteriores, ele devia estar mais atento para alguns pontos sensíveis."

Ele ainda afirmou: "[Amorim] fazer declarações desse tipo é incrivelmente errado. Elas são insultuosas."

Por mais inoportuno que tenha sido o comentário, as negociações comerciais já estavam estagnadas muito antes desse episódio. A obstrução de fato é causada pela dificuldade (ou desejo) que o governo norte-americano tem de enfrentar o lobby agrícola --um dos mais poderosos do país-- e cortar os subsídios aos produtores do país. Tanta atenção a um comentário mal colocado seria uma forma de desviar o foco do que realmente é o caso em Genebra: evitar que a rodada seja declarada oficialmente morta --como disse o prêmio Nobel de Economia de 2001, Joseph Stiglitz, em seu livro "Globalização: Como Dar Certo".

No sábado, Amorim disse que os líderes dos países ricos se baseiam em fórmulas diferentes de redução de alíquotas ao se referir às negociações, o que daria a entender que as concessões que poderão fazer em agricultura são muito maiores que as que os países em desenvolvimento estão dispostos a aceitar no capítulo industrial. "Essa é uma afirmação sob medida para aqueles que não querem fazer sua parte em agricultura", afirmou.

Ele disse ainda que é um "mito" a crença de que a questão agrícola já está fechada, e que a OMC só está à espera de que os países do Sul demonstrem sua boa vontade em relação aos produtos industrializados para que se alcance o acordo esperado. "Ainda resta muito a fazer na agricultura", ressaltou --prevendo que um fracasso da reunião ministerial iniciada hoje pode adiar a conclusão de um acordo de livre comércio em três ou quatro anos.

Repercussão

O diário americano "The Wall Street Journal" disse em um artigo que a declaração de Amorim é "absurda e realmente preocupante, vinda de um diplomata moderado".

Já o jornal americano "The New York Times" diz que a rodada está viva "através de aparelhos". O diário diz que a Índia e o Brasil "se recusam a reduzir suas tarifas devido ao medo das economias movidas a exportações, como a China".

O jornal "The New Zealand Herald" disse que a declaração de Amorim é "potencialmente um incidente diplomático". "O comentário motivou uma pronta resposta dos EUA, cuja representante comercial, Susan Schwab, é filha de sobreviventes do holocausto".

Arquivo do blog