Powered By Blogger

sexta-feira, julho 18, 2008

SE O PEDIDO DE IMPEACHMENT FOSSE AO MESMO TEMPO PARA OS CHEFES DOS TRÊS PODERES, INCLUINDO SOBRETUDO O CHEFÃO COMPANHEIRO SINDICALISTA, EU DESCONFIARIA "MENAS"DESTA TURMA. MAS SÃO ENSANDECIDOS: OS VÍNCULOS DE DD COM O PT SÃO MAIS DO QUE EVIDENTES E OS VÍNCULOS DO PT COM SEU BRAÇO AUXILIAR PELEGO, A CUT, SÃO AINDA MAIS EVIDENTES. É GENTE ASSIM QUE, ACOSTUMADA AO TRATO COM BEÓCIOS MILITANTES, JULGAM QUE TODOS OS INTEGRANTES DO COLETIVO NACIONAL SÃO BOÇAIS COMO OS SEUS COMANDADOS.SE A CUT ESTÁ CONTRA O MINISTRO GILMAR MENDES, EU QUE TENHO RESERVAS SOBRE A ATUAÇÃO DO MAGISTRADO, APOIO TOTALMENTE O PRESIDENTE ATUAl DO STF.
RR




Brasil

CUT-DF protocola pedido de impeachment contra presidente do STF

Publicidade

RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília

Um grupo de 15 manifestantes ligados à CUT (Central Única dos Trabalhadores) do Distrito Federal protocolou nesta sexta-feira, na Secretaria Geral do Senado, a denúncia de pedido de impeachment do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes. Os sindicalistas acusam o ministro de crime de responsabilidade.

"Esse pedido de impeachment vai servir para que o presidente do Supremo apresente suas explicações e não pairem dúvidas sobre os julgamentos que ele [Gilmar Mendes] participar", disse o secretário de Imprensa e dirigente da CUT-DF, Cícero Rola.

Cícero subscreve o pedido de impeachment que foi protocolado no Senado. Segundo o sindicalista, depois das decisões do ministro em favor de alguns dos denunciados pela Polícia Federal na Operação Satiagraha, não há dúvidas que houve favorecimento em decorrência do nível econômico dos suspeitos.

"Nós não podemos conviver no Brasil com a suspeição de um presidente do Supremo Tribunal Federal", disse o dirigente da CUT-DF. "A soltura do Daniel Dantas [banqueiro investigado pela PF] e outros [suspeitos investigados] acabou prejudicando a operação."

Dificuldades

A idéia de impeachment de Gilmar Mendes surgiu no começo desta semana, quando procuradores da República levantaram a hipótese. Porém, o presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), avalia como difícil a denúncia ser acolhida pelos parlamentares.

Uma vez protocolado, o pedido de impeachment deve ser analisado pela Mesa Diretora do Senado, se acatado por ela, segue para a leitura no plenário - quando é oficialmente instalado.

Após a instauração do processo, o pedido tem de ser analisado por uma comissão integrada por 21 senadores que tem o papel de decidir se o processo deve seguir adiante.

Pela Constituição, o pedido ainda tem de ser aprovado por dois terços dos senadores, em plenário, para configurar a perda do cargo a Mendes --que ficaria inabilitado, por oito anos, para o exercício de função pública.

Manifestação

Um grupo de manifestantes ligados à CUT-DF, o mesmo que protocolou o pedido de impeachment, fez um protesto em frente ao Congresso Nacional nesta sexta-feira. Em nome da defesa do fim da corrupção e combate à impunidade, alguns manifestantes seguravam faixas em protesto ao ministro Gilmar Mendes.

Nas faixas, havia inscrições com os dizeres: "Fora Gilmar Mendes" e "Algema para Bandido Rico".

RR

Arquivo do blog