Powered By Blogger

sexta-feira, julho 11, 2008

O QUE ESTÁ EM JOGO

É A NOSSA DEMOCACIA


Celso Lungaretti (*)

Os benefícios que o Brasil poderá colher com a punição de algumas dezenas de criminosos de colarinho branco são irrisórios, face aos malefícios que a imposição da vontade da polícia sobre a Justiça acarretará.A autoridade do Supremo Tribunal Federal foi atingida em cheio pela iniciativa do Executivo de passar por cima de uma decisão do presidente do STF, indo buscar novo mandado judicial para reconduzir à prisão o famigerado Daniel Dantas.Por esse caminho, só se chega a um lugar: o estado policial.

Ou o ministro Gilmar Mendes é idôneo e sua decisão de conceder hábeas-corpus a Dantas e seus cúmplices deve ser respeitada, na forma e no espírito; ou ele é inidôneo e deve ser apeado do cargo pelas vias legais. No entanto, enquanto ele for presidente do STF, não cabe à PF, ao Ministério Público e ao Governo Federal descumprir suas decisões mediante óbvios subterfúgios. Isto configura, claramente, um desrespeito ao Poder Judiciário por parte do Poder Executivo.

Mesmo contando com vários cidadãos que tiveram papel destacado na resistência à ditadura de 1964/85, o Governo Lula tem atropelado os princípios democráticos, movido por compadrio (violação do direito que os pugilistas cubanos tinham ao asilo) e politicalha (a utilização ilegal do Exército no Morro da Providência para alavancar a campanha eleitoral de Marcelo Crivella e a demagógica Operação Satiagraha, não por acaso desencadeada três meses antes dos pleitos municipais).

Daniel Dantas e sua gangue já deveriam estar presos há muito tempo... sem esse ridículo estardalhaço global e sem esse inconcebível braço-de-ferro com a Justiça.Neste exato momento, entretanto, mais vale preservar o equilíbrio de Poderes do que passar à opinião pública a noção de que o combate à corrupção justifica o atropelamento do Judiciário pelo Executivo.O que está em jogo é muito mais grave do que o destino de Dantas, Pitta e Nahas: é a preservação da democracia brasileira.

* Celso Lungaretti, 57 anos, é jornalista e escritor. Mais artigos em http://celsolungaretti-orebate.blogspot.com/

Arquivo do blog