Powered By Blogger

quarta-feira, julho 02, 2008

BEM VINDO, ALVARO CAPUTO !

=====================================================

Pérolas Edição Extra
=====================================================
Yankees, go home, ou la vem as nossas Malvinas....

O Brasil pediu aos EUA que expliquem a razão do relançamento da Quarta Frota na América do Sul, Central e Caribe. O presidente Lula afirmou ontem que o chanceler Celso Amorim espera uma resposta sobre a questão da secretária de Estado americana, Condoleezza Rice.

Segundo os EUA, o restabelecimento da esquadra, que existiu entre 1943 e 1950, visa o combate ao narcotráfico, a ajuda humanitária e a assistência médica, além de exercícios militares conjuntos com aliados. A frota, que deve iniciar sua missão no dia 12, não teria porta-aviões.

Segundo Lula, o tema tem sido discutido pelo governo brasileiro. ""Descobrimos petróleo a 300 km da costa brasileira. Qual é a lógica dessa Quarta Frota se vivemos numa região pacífica? Nossa única guerra é contra a fome e a pobreza", afirmou.

O assunto foi abordado ainda pelo presidente venezuelano, Hugo Chávez, durante a cúpula do Mercosul na Argentina.

"Não tenho dúvidas de que é uma ameaça e precisamos que alguém nos explique o porquê", afirmou Chávez. Ele destacou que os recursos naturais da região são fundamentais em tempos de crise alimentar e energética. "Devemos estar preparados para ver o que querem fazer aqui", disse

Folha

O furioso discurso de Lula no Mercosul

Lula vociferou ontem na reunião do Mercosul contra os países ricos. A ninguém escapou que falou uma oitava acima do habitual: estava mais para a retórica inflamada de Hugo Chávez do que para o operário sábio e moderado do Brasil, cheio de sapiência telúrica e... metalúrgica. Sabem o que isso significa? Já contaram ao Babalorixá que a inflação vai dar trabalho. Aquela moleza que praticamente não pedia nada da equipe econômica, a não ser o piloto automático, pode estar perto do fim. E o homem, habilmente, já está nomeando os culpados. Para problemas internos, vocês se lembram, havia FHC; para os externos, agora há os países ricos.

A parte mais encantadora, sem dúvida, foi o seu discurso violento contra as leis européias relativas à imigração. Estranho, não? Afinal, elas valem, vejam vocês, para imigrantes ilegais. Como deveriam ser tratados? A pão-de-ló?

Ademais, quem é Lula? Seu governo entregou, de forma vergonhosa, num vexame histórico, dois pobres lutadores cubanos a uma ditadura. Durante algum tempo, houve dúvidas se, afinal, eles não queriam mesmo voltar a seu país. Não! Eles não queriam. O Brasil é que decidiu dar um presentinho ao Coma Andante.

Há dois ou três meses, Lula falava como o mais novo ˜ e esperto ˜ membro do grupo dos ricos. Ontem, por qualquer razão, resolveu falar como líder dos pobres sacaneados pelos EUA e pela Europa. Ah, sim: Lula resolveu embarcar na paranóia antiimperialista de Chávez e resolveu cobrar explicãções dos EUA sobre a Quarta Frota

Reinaldo Azevedo

Arquivo do blog