Negociação da CPI prevê ‘blindagem’ de Lula e FHC
Entendimentos passaram por presidente e antecessor. Ficou acertado que ‘as famílias’ não serão foco da CPI. Alijados, senadores do PSDB e DEM minimizam o trato
O entendimento que tornou viável a CPI dos Cartões teve a participação direta de Lula e de Fernando Henrique Cardoso. Os prepostos de Lula foram Romero Jucá, líder do governo no Senado, e o ministro José Múcio, coordenar político do Planalto. FHC foi ouvido pelo presidente do PSDB, Sérgio Guerra (PE), e pelo deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), autor do pedido de CPI que acabou prevalecendo.Ficou entendido, informalmente, que o foco da investigação será o sistema de pagamentos por meio de cartões, não os chefes dos dois governos ou os seus familiares. Na reunião que manteve com Jucá, nesta segunda-feira (11), Sampaio foi explícito. Disse que a CPI, nos termos expostos em seu pedido, não tinha Lula como alvo.
Mais: Sampaio esclareceu que, embora parta dos cartões da era Lula, o seu requerimento permite que, surgindo fatos “correlatos”, sejam apuradas também as chamadas “Contas B”, que supriam os fundos das pequenas despesas do governo antes da criação dos cartões. Era tudo o que o governo desejava ouvir. Consultado, o Planalto deu sinal verde Jucá, que abraçou a proposta de CPI mista, com deputados e senadores. Sampaio agendara o encontro com Jucá no domingo. Tivera o cuidado de comunicar ao presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE). Também no domingo, Guerra recebera um telefonema José Múcio, pernambucano como ele e seu amigo. O coordenador político de Lula disse-lhe, segundo apurou o blog, que o governo estava favorável à investigação dos cartões, mas desejava uma CPI “civilizada”, que preservasse Lula e também FHC.
Nesta segunda, Carlos Sampaio e Sérgio Guerra conversaram, pelo telefone, com FHC. Ouviram dele o seguinte: não acha razoável que a investigação alcance o seu período de governo sem que haja nenhuma denúncia. Mas não receia a apuração. Em diálogo com um terceiro político tucano, FHC chegou a fazer piada: “Os vestidos da Ruth era eu mesmo quem pagava”, disse, entre risos.Por segurança, o tucanato decidiu munir-se de dados. Encomendou-se a Eduardo Jorge, ex-secretário-geral do Planalto no governo FHC, uma pesquisa sobre as informações relacionadas aos gastos com cartões e com as Contas B durante a gestão de seu ex-chefe.
Sérgio Guerra desfilou pelo Senado um discurso moderado. Sem mencionar a conversa com José Múcio, disse o seguinte: “Nesse debate dos cartões, muita coisa que é verdadeira e relevante se confunde com outras coisas que não são verdadeiras, embora pareçam relevantes.” O presidente do PSDB acrescentou: “É importante que essa investigação seja feita. Primeiro porque há exageros. Segundo porque é evidente que os cartões são bons e precisam ser aprimorados. Mas tudo deve ser conduzido com muito equilíbrio, para que a gente consiga chegar a algum lugar.”
E quanto ao presidente e aos filhos do presidente? “É evidente que ninguém está blindado. Mas isso não pode ser foco da investigação. O que é segurança mesmo tem de ser preservado. O que não for segurança deve ser visto. Mas ninguém faz uma CPI só pra isso.” Defende, de resto, que os gastos comprovadamente vinculados à segurança do presidente e de seus familiares devem ser tratados como sigilosos. O entendimento informal selado na reunião entre Jucá e Sampaio foi precipitado pela movimentação do deputado tucano, que empenhava-se há dias para pôr de pé o pedido de CPI que formulara havia duas semanas. Se dependesse de Sérgio Guerra, as conversações teriam se dado de outro modo. Envolveriam a bancada de senadores tucanos e os parceiros oposicionistas do DEM.
Para o presidente do PSDB, o governo gere de forma inadequada a crise dos cartões. Ele diz que, em entrevista concedida na semana passada, a minsitra Dilma Rousseff, "tratou do problema como se não dissesse respeito ao governo". Queixa-se da tática de arrastar FHC para o centro do problema: "Toda a vez que o governo é acusado, ele remete para o passado. Isso não é uma coisa honesta. Recebem uma acusação e dizem: eu fiz, mas quem nao fez? Isso é recorrente. Dessa vez, eles se moveram para trás, com FHC, e para o lado, com José Serra. Não é coisa de gente séria. O importante é fazer uma investigação correta, de maneira construtiva. De modo que o Senado possa continuar trabalhando."
Do modo como foi conduzido, o acerto não-declarado marginalizou os senadores do PSDB e do DEM, que não se sentem comprometidos. O líder tucano Arthur Virgílio, por exemplo, elogia os termos do requerimento de CPI de Carlos Sampaio. Acha que é o "ideal". Entre quatro paredes, porém, insurge-se contra qualquer coisa que se pareça com um acordo capaz de restringir as investigações. Acha que o PSDB deve comparecer à CPI de lanças em punho.Em privado, José Agripino Maia (RN), líder do DEM, dá de ombros para os acertos informais. Diz que "os fatos é que vão ditar os rumos da investigação, não as conveniências de A ou de B". Sustenta que o "fato determinado" a ser apurado na CPI diz respeito à gestão Lula. "Não adianta tergiversar nem tentar escamotear." De resto, senadores como Demóstenes Torres (DEM-GO) e Álvaro Dias (PSDB-PR) tampouco parecem o dispostos a preservar Lula.
Reservadamente, Demóstenes chega a dizer que, havendo irregularidades no período de FHC, não há acordo capaz de deter a averiguação. Deve-se investigar com o mesmo rigor, opina. Nesta terça, os líderes do PSDB e do DEM reúnem as suas bancadas no Senado. Antes, Virgílio e Agripino tentarão afinar as respectivas violas, em encontro prévio que deve contar com a presença de Sérgio Guerra. Tucanos e 'demos' querem chegar ao encontro de líderes marcado por Garibaldi Alves (PMDB-RN), na presidência do Senado, tocando os mesmos acordes.
Como exemplo da "civilidade" que espera receber do tucanato, Lula enviou, por meio de um portador de sua confiança, um recado ao PT: deseja que o PT conduza com "responsabilidade" o debate em torno dos cartões de débito do governo de José Serra, na Assembléia Legislativa de São Paulo. Resta saber se o presidente controla os seus "radicais". De concreto, por ora, apenas uma evidência é nitidamente irrefutável: como todas os infortúnios que infelicitam o brasileiro, os cartões oficiais converteram-se em mote de piadas.
Escrito por Josias de Souza às 02h17
Roberto Romano Moral e Ciência. A monstruosidade no sec. XVIII
Silence et Bruit. Roberto Romano
terça-feira, fevereiro 12, 2008
FILOSOFIA. ROBERTO ROMANO
Blog Perolas Alvaro Caputo
Blog do Orlando Tambosi
República Blog de Itapeva
Filosofix
Blog Marta Bellini
Blog Panorama Mário Araújo Filho
ZGuioto
Roque Sponholz
Roberto Romano : "Direito Natural e Democracia em Spinoza". No Foglio Spinoziano (Italia).
The classics page: AD FONTES ACADEMY
Wikipedia (textos em latim, inclusive de Spinoza)
Movimentos democráticos precisam resgatar o sentido dos partidos politicos
VOTO SECRETO CONDUZIU A GOLPE DE ESTADO, CORREIO CIDADANIA
Roberto Romano-A Igualdade.Considerações Críticas
Roberto Romano "Reflexão sobre o Estado e os Juízes".
Classici Italiani
ESSAI SUR L ´ORIGINE DES LANGUES-ROUSSEAU
DMOZ- Texts Philosophy
Escola Superior da Procuradoria Geral do Estado/São Paulo
Dicionário Saglio (latim)
TEXTOS VÁRIOS +Spinoza
SPINOZA
O Declinio do Marxismo
Blog de Catherine Kintzler
King James I
PINTORES DE DIDEROT
Agora Enciclopédia
Renaissance
Textos Antigos e Modernos
Rousseau Vaughn
E TEXT ORG.
Escritos Revolução Inglêsa
National Security
Corpus Thomisticum
Arquivo do blog
-
▼
2008
(1097)
-
▼
fevereiro
(115)
- Explicação: em tempos de cartões corporativos usad...
- Algumas das perolas trazidas hoje no Blog Perolas ...
- Brickmann & Associados Comunicação - B&A - 05/02/2...
- Blog Perolas de ALVARO CAPUTO...
- E NO BLOG PÉROLAS, DE ALVARO CAPUTO, A PÉROLA DA E...
- Sem título
- CORREIO POPULAR DE CAMPINAS 6/2/2008DESCULPAS E C...
- Sem título
- Sem título
- NO BLOG PEROLAS DE ALVARO CAPUTO, UMA EXCELENTE AN...
- DE UM AMIGO, A SUGESTÃO DE LEITURA.RRStratforStrat...
- 06/02/2008 - 17h14Governo muda discurso e defende ...
- No Blog Panorama de Mario Araújo Filho, uma surprê...
- Sem título
- NO BLOG DE MARTA BELLINI...Tapioca censuradaSer Fe...
- NO BLOG REPÚBLICA, DE SEBASTIÃO LOUREIRO...Gastos ...
- E PARA MANTER VIVO O DEBATE...RRPARA ALÉM DE CARTÕ...
- NO BLOG PÉROLAS DE ALVARO CAPUTO...A ex-ministra d...
- Sem título
- SE O CAPITALISMO FOSSE A ÚNICA FONTE DOS MALES SOC...
- José Nêumanne
- Dalcio no Blog de Marta Bellini
- No Blog de Marta Bellini,o sonho do brasileiro
- Sem título
- Nos estudos que efetivo sobre a razão de Estado (h...
- Contas Abertas (UOL) [http://contasabertas.uol.com...
- No Blog Perolas de Alvaro Caputo...
- Relaxa e Goza na interpretaçao de Antonio Romane
- Sem título
- No blog de Marta Bellini....
- VEJA Edição 1963 . 5 de julho de 2006"Ideologia em...
- Sem título
- No Blog de Marta Bellini....
- Visitando um passado (?) sem retorno...
- No Blog de Marta Bellini....para ler, pensar, anal...
- Sem título
- Premio Garotinho de Ouro para os governos brasilei...
- Para Marta Bellini
- Blog Perolas especial, reproduçao na integra.
- Jose Neumanne convida
- Sem título
- No Blog Parou Parou...Mcain (curriculum).
- O ESTADO DE SAO PAULO
- Rainha Elizabeth, sabia...
- Blog do Josias de Souza
- No Estado do Gardenal, os ridiculos do Benefactor ...
- De Alvaro Caputo, a indicaçao de uma outra biograf...
- De Antonio Romane.Veja se consegue identificar as ...
- Sem título
- No Blog Prosa E POLITICA....
- Duke......
- Carlos Brickmann
- Sem título
- COMENTÁRIO:ARTIGO DEDICADO AO AMIGO ROQUE SPONHOLZ...
- COMENTÁRIO : VALE A PENA LER O LIVRO DE JOSÉ OLIVE...
- DEVIDO A UM VAZAMENTO ENORME DE AGUA QUENTE (VINDA...
- DESLIGO O COMPUTADOR POR EXIGÊNCIA DO PEDREIRO : "...
- Na Folha (que nao sei bem a causa, deu-me uma treg...
- Bom descanso, Roque! Sair do Parana, em tempos de ...
- Impossivel renunciar ao inferno, para onde o Sr. C...
- Novamente, meus pontos de vista e o dos colegas, d...
- Correio Popular de Campinas Quarta-feira 20/2/2008...
- Sem título
- Quadro recordações do pretérito. O artigo abaixo u...
- THE GOOD FELAS...OU SERIA THE GOD FELAS? MONEY IS ...
- Dalcio....
- Espaço reservado ao pretéritoQuando ocorreu o 1 Se...
- Sem título
- Governo e Oposiçao unidos, jamais serao vencidos, ...
- Ora Sr. Delegado: imaginar que em terra de Celso D...
- Sem título
- "Se nos desinteressarmos e não enfrentarmos o prob...
- Sem título
- SUAS EXCELENCIAS E SEU MODUS OPERANDI. CHAMEM O L...
- Sem título
- Em nome das diferenças....
- Sem título
- Saúde e conhecimento dos cubanos: coisas que podem...
- No Blog de Marta Bellini: Foto Cristo Redentor, Cu...
- Dentro do CampusUniversia Rede de Universidades. ...
- Revista Imprensa - 22/01/2008 no Portal Imprensa :...
- POR SUGESTÃO DE ORLANDO TAMBOSIPRONTO! AGORA NÃO T...
- CORREIO BRAZILIENSE, NO SITE PROSA E POLÍTICA. Con...
- Sem título
- Sai da frente que eu soube dos planos do governo L...
- Líder da Base Aliada do governo Lulla negocia cargos.
- "Companheiro" arruma uma boquinha no governo.
- LÍDER DA BASE ALIADA DO GOVERNO, NA ÚLTIMA VISITA ...
- CORREIO POPULAR DE CAMPINAS 27/2/2008LARÁPIAS E P...
- IG: [http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2008/02...
- UMA RUA CHAMADA TORTURADORCelso Lungaretti (*) ...
- No Blog de Marta Bellini....
- Sem título
- Sem título
- Quem disse mesmo que o Congresso seria integrado p...
- Sem título
- FALA O DITADOR EM POTENCIA. E MUITOS JUIZES AINDA ...
- Ainda o ditador em potencia, reparem a sua lingu...
- Ah, amiga Lucia! O caso e mesmo de ditadura no pei...
- Para que se recorde: alguem pensou e criticou no t...
-
▼
fevereiro
(115)