quinta-feira, fevereiro 07, 2008

SE O CAPITALISMO FOSSE A ÚNICA FONTE DOS MALES SOCIAIS E POLÍTICOS, CERTAMENTE NÃO VIRIAM À TONA OBRAS COMO A REPÚBLICA DE PLATÃO, O PRÍNCIPE DE MAQUIAVEL, OS SEIS LIVROS DA REPÚBLICA DE JEAN BODIN, E OUTROS TESTEMUNHOS DE QUE EM MODOS DIFERENTES DE PRODUÇÃO EXISTEM E COEXISTEM PROBLEMAS COMO A AMBIÇÃO, A COVARDIA, A FALTA DE RETIDÃO NA FALA E NOS ATOS, A DISSIMULAÇÃO, A MENTIRA, O DEMASIADO ORGULHO (HYBRIS...), A FALTA DE RESPEITO AOS DEMAIS PARTÍCIPES DA VIAGEM NO PLANETA TERRA, ETC. CULPAR O CAPITALISMO (TALVEZ ELE MESMO, QUANDO PRATICADO SEM NENHUMA PRUDÊNCIA, RESULTADO DOS QUESITOS ACIMA, A LISTA É BEM MAIS LONGA DO QUE A LEMBRADA)PELA CORRUPÇÃO POLÍTICA É PRÓPRIO DE MEDICINA INEFICAZ. OU SOB O SOCIALISMO NÃO EXISTIU CORRUPÇÃO? NÃO VALE DIZER QUE O SISTEMA SOVIÉTICO FOI "CONTAMINADO" PELO CAPITALISMO. A MENOS QUE SE DIGA E SE PROVE QUE, DE FATO, TODA A AVENTURA DA URSS E DEPENDENTES NÃO ULTRAPASSOU O ESTÁGIO DA NEP, QUANDO LENINE "CONFESSOU" QUE AS REFORMAS TRAZIDAS PELA LIDERANÇA BOLCHEVIQUE ERAM...CAPITALISTAS.

SISTEMAS POLÍTICOS RESULTAM DE INÚMEROS FATORES ANTROPOLÓGICOS, PSICOLÓGICOS, RELIGIOSOS, IDEOLÓGICOS, ECONÔMICOS, ETC. DIZER QUE UM FATOR É O ÚNIDO DETERMINANTE, OU SEJA, O ECONÔMICO, É RETOMAR A DIAMAT EM SEUS MOMENTOS NÃO MUITO BEM INSPIRADOS. OS POLÍTICOS BRASILEIROS NÃO PADECEM EM PRIMEIRO PLANO DE CAPITALISMO, MAS DE ABSOLUTISMO, O ABSOLUTISMO IMPOSTO PELO ESTADO PORTUGUÊS, REFORÇADO PELO PRINCIPE DOM JOÃO, HOJE "COMEMORADO" PELA MIDIA, QUE ARRANCOU DA CIDADANIA ATÉ MESMO A NOÇÃO DE DIREITOS HUMANOS (BURGUÊSES....) E ISENTOU OS OPERADORES DO GOVERNO E DE TODO O APARELHO ESTATAL DA MÍNIMA RESPONSABILIDADE (ACCOUNTABILITY). O PRIVILÉGIO DE FORO NÃO É PRÓPRIO DO CAPITALISMO (EM OUTRAS TERRAS, CAPITALISTAS EMPRESÁRIOS PEGAM CADEIA GROSSA, BEM COMO POLÍTICOS IMPROBOS) MAS DE UM ESTADO E SOCIEDADE ABSOLUTISTAS, OLIGÁRQUICOS, OPOSTOS A TODA NOÇÃO DE DIREITO E DEVER.

QUEM DESEJA COMPROVAR O ENUNCIADO ACIMA, SIGA PARA QUALQUER PREFEITURA ORDINÁRIA (E PÕE ORDINÁRIA NISSO!), EM SETORES DE ARRECADAÇÃO DE IMPOSTOS, ETC. ALÍ, OLHE PARA AS PAREDES. INDEFECTIVELMENTE LERÁ CARTAZES PORNOGRÁFICOS COM OS DIZERES: "DESACATO A FUNCIONÁRIO EM SERVIÇO, PENA DE TANTOS ANOS DE PRISÃO". PROCURE O CARTAZ CORRESPONDENTE E NECESSÁRIO : "ABUSO DE PODER....TAL PENA" ! NADA, NADINHA. O CIDADÃO DEVE SUPORTAR OS TIRANETES DE BAIXO, PORQUE SUPORTA OS DE CIMA. E OS ELEGE MESMO, COMO OCORRE COM O NOÇO GUIA, QUE DE NADA SABE, DE TUDO SE ESQUIVA, NUNCA ASSUME A RESPONSABILIDADE PELOS PRÓPRIOS ATOS E PELOS DE SEUS SUBORDINADOS DIRETOS.

NÃO ACREDITO TAMBÉM EM JUDICIÁRIO AUTÔNOMO NO BRASIL. SE FOSSE O CASO, AS "LEIS" TIRÂNICAS COMO A DO PROVILÉGIO DE FORO PARA IMPROBOS, TERIA SIDO ANULADA PELO STF. A SIMPLES ACEITAÇÃO DE JULGAMENTOS PRIVILEGIADOS, NAQUELA INSTÂNCIA, SIGNIFICA APOIO ÀS LEIS INIQUAS E NÃO REPUBLICANAS.

QUE TAL BUSCAR CULPAS EM SITUAÇÕES E MODOS DE VIDA MAIS COMPLEXOS ?

ROBERTO ROMANO

Arquivo do blog