Viscome ensaia volta à política
Preso durante 6 anos, ele sonha com a Câmara: ‘Quero terminar o trabalho que comecei’
Leonardo Fuhrmann
Depois de cumprir 6 anos de prisão, condenado pelo crime de concussão (extorsão praticada por servidor ou autoridade) no escândalo da Máfia dos Fiscais, o ex-vereador Vicente Viscome tenta agora recuperar a imagem pública, principalmente na zona leste de São Paulo, seu antigo reduto eleitoral - e sonha com a volta à Câmara. “Quero terminar o trabalho que comecei e foi interrompido por inveja”, diz, sem citar nomes dos “invejosos”. Na pré-campanha, Viscome tem utilizado duas ambulâncias, um ônibus e um caminhão - usado para recolher agasalhos e distribuir para a população carente, na campanha Esquenta Mooca.
Todos os veículos tem o nome de Viscome, o símbolo da concessionária na Mooca que hoje pertence a seu filho, a Daniel Veículos (antes chamada Vicente Veículos), uma estrela de Davi e os slogans que ele escolheu para marcar sua volta: “O Bem Venceu o Mal” e “Faça Justiça”. Procurado pelo Estado, ele não hesitou em posar para fotos ao lado das ambulâncias e dos agasalhos recolhidos. O ônibus, segundo ele, é usado para transportar estudantes de escolas públicas e integrantes de grupos da terceira idade para atividades esportivas e culturais.
O ex-vereador conta que as ambulâncias fazem de seis a oito atendimentos por dia. “Cada transporte de doentes desses custaria em torno de R$ 450. Não é todo mundo que pode pagar por isso”, afirma. Ele garante que começou a fazer esse trabalho há 40 anos, ao lado do pai, e só interrompeu no período em que esteve na cadeia.
Segundo a Procuradoria de Execuções Criminais, Viscome ficou entre 1999 e 2003 em regime fechado. Depois passou outros dois anos em regime semi-aberto, quando conseguiu um indulto temporário, que se torna definitivo se o anistiado não cometer nenhum crime nos dois anos seguintes. O indulto definitivo veio mês passado, encerrando definitivamente a pena - inicialmente de 12 anos.
Quando o escândalo da Máfia dos Fiscais foi descoberto, em 1998, durante a gestão do ex-prefeito Celso Pitta, vários vereadores foram acusados de receber dinheiro de ambulantes e comerciantes e de manipular ações de fiscalização nas antigas administrações regionais (as atuais subprefeituras). Mesmo com outros ex-parlamentares condenados, os processos ainda tramitam na Justiça. Alguns deles chegaram a ser presos, por períodos curtos. Só Viscome cumpriu a pena. A alegação era de que funcionários da Regional da Penha, indicados por ele, extorquiam dinheiro dos camelôs do bairro.
CASSAÇÕES
Viscome permaneceu preso durante o processo e no período em que recorria da condenação. Maeli Vergniano também foi cassada. Hanna Gharib, eleito deputado estadual naquele ano, foi outro que perdeu o mandato. José Izar conseguiu escapar da cassação, mas não do processo criminal, assim como Paulo Roberto Faria Lima.
Denúncia de empresária levou a CPI
O escândalo da Máfia dos Fiscais veio a público em dezembro de 1998, quando a empresária Soraia Patrícia denunciou o chefe dos fiscais da Regional de Pinheiros, Marco Antônio Zeppini, alegando que ele cobrava propinas para não aplicar multas. Logo, as investigações atingiram vereadores da base política do prefeito Celso Pitta, que controlavam as regionais em troca de apoio ao Executivo.
A pressão popular levou à criação de uma CPI sobre o assunto. As investigações provocaram a cassação de dois vereadores e à abertura de processo de impeachment contra Pitta, que chegou a ser afastado do cargo, mas conseguiu salvar o mandato.
Uma força-tarefa formada pelo Ministério Público e pela polícia também apurou as denúncias, que atingiram o prefeito, parte do secretariado e o padrinho político, o ex-prefeito Paulo Maluf. Nicéa Camargo, ex-mulher de Pitta, afirmou que o marido participava de irregularidades como evasão de divisas e lavagem de dinheiro, ao lado de Maluf.
Com o escândalo, grande parte dos vereadores ligados a Maluf e Pitta não se reelegeu, incluindo Brasil Vita, que tinha uma cadeira no Legislativo havia 40 anos.
'O prefeito era acusado e eu fui boi de piranha'
O ex-vereador Vicente Viscome está com plenos direitos políticos. Mas o TRE alerta que ele não tem filiação partidária - para se candidatar em 2008, precisa fazer isso até outubro. Viscome diz manter contatos com políticos - “que sabem do meu perfil e do comportamento”.
Por que o senhor pede ao eleitor que “faça Justiça”?
Porque fizeram uma maldade comigo, mas saí da cadeia com a alma fortalecida e consegui vencer. Como político e empresário, podia responder ao processo em liberdade, mas fui para a cadeia.
E as acusações?
Fui acusado de achacar camelôs, uma coisa que acontecia em todas as regionais, era uma forma de receita. Mas eu nunca fui lá tirar dinheiro de ninguém, não tenho necessidade disso. Eu já estava bem de vida quando entrei na política.
Mas as pessoas que faziam isso foram indicadas para a Regional da Penha pelo senhor, não foram?
Eu indiquei as pessoas, mas não participei disso (dos crimes). Nunca tive poder para mexer em nada.
Por que só o senhor foi preso?
Não tive malícia política. A opinião pública vai perceber que fui bode expiatório, boi de piranha, em um momento em que o prefeito (Celso Pitta) e empreiteiras eram acusados de superfaturamento.
E por que foi condenado?
Contratei um advogado sem experiência na parte criminal.
Quem esteve ao seu lado depois que foi preso? O senhor mantém contato com políticos?
Não tive ninguém ao meu lado quando fui preso. Mantenho contato com outros políticos e as pessoas vão saber sobre a minha filiação no momento oportuno. Acho que eles (os políticos) sabem do meu perfil e do meu comportamento e vão saber valorizar isso.
O senhor se espelha no ex-presidente Collor, hoje senador?
Sim. Eu acho que o cassação dele também foi uma injustiça.
O senhor fez um ato de apoio aos policiais depois do Massacre do Carandiru?
Eu fiz isso? Acho que não imaginava o outro lado da coisa. Acho que quem cometeu um crime precisa ser respeitado. Existe também muita gente inocente (na cadeia), sem falar que 90% está lá por falta de oportunidades, do pão de cada dia.
OUTRO POLÍTICOS ACUSADOS NEM SEQUER FORAM JULGADOS
Outros vereadores envolvidos na Máfia dos Fiscais nem sequer foram julgados. José Izar, que controlava politicamente a Regional da Lapa, aguarda desde maio do ano passado, com outros 21 réus, a sentença de primeira instância, segundo o Tribunal de Justiça (TJ). Paulo Roberto Faria Lima, acusado de controlar a Regional de Pinheiros, também aguarda julgamento. Isso porque o TJ unificou todos os processos que ligavam seu nome à Máfia dos Fiscais, em fases diferentes, na 19ª Vara.
Maeli Vergniano e Hanna Gharib já foram condenados em segunda instância, mas permanecem em liberdade. Maeli foi condenada a 2 anos e 6 meses de reclusão por usar em benefício próprio veículos da empreiteira Vega que prestavam serviços à Regional de Pirituba. A pena foi substituída pela prestação de serviços. Gharib e três funcionários da Regional da Sé também foram condenados. Para os desembargadores, ficou comprovado que o ex-vereador era o líder da quadrilha. Gharib chegou a passar quatro meses preso, provisoriamente, acusado de subornar testemunhas.Condenado a 20 anos de reclusão, ele recorre em liberdade por não ter antecedentes criminais.
Outra que chegou a ser presa, Maria Helena Fontes também responde ao caso em liberdade. Já o ex-vereador Armando Mellão, que chegou a presidir a Câmara, teve os processos abertos contra ele na época trancados (extintos) por um habeas-corpus obtido no TJ.
Roberto Romano Moral e Ciência. A monstruosidade no sec. XVIII
Silence et Bruit. Roberto Romano
FILOSOFIA. ROBERTO ROMANO
Blog Perolas Alvaro Caputo
Blog do Orlando Tambosi
República Blog de Itapeva
Filosofix
Blog Marta Bellini
Blog Panorama Mário Araújo Filho
ZGuioto
Roque Sponholz
Roberto Romano : "Direito Natural e Democracia em Spinoza". No Foglio Spinoziano (Italia).
The classics page: AD FONTES ACADEMY
Wikipedia (textos em latim, inclusive de Spinoza)
Movimentos democráticos precisam resgatar o sentido dos partidos politicos
VOTO SECRETO CONDUZIU A GOLPE DE ESTADO, CORREIO CIDADANIA
Roberto Romano-A Igualdade.Considerações Críticas
Roberto Romano "Reflexão sobre o Estado e os Juízes".
Classici Italiani
ESSAI SUR L ´ORIGINE DES LANGUES-ROUSSEAU
DMOZ- Texts Philosophy
Escola Superior da Procuradoria Geral do Estado/São Paulo
Dicionário Saglio (latim)
TEXTOS VÁRIOS +Spinoza
SPINOZA
O Declinio do Marxismo
Blog de Catherine Kintzler
King James I
PINTORES DE DIDEROT
Agora Enciclopédia
Renaissance
Textos Antigos e Modernos
Rousseau Vaughn
E TEXT ORG.
Escritos Revolução Inglêsa
National Security
Corpus Thomisticum
Arquivo do blog
-
▼
2007
(1371)
-
▼
maio
(241)
- No Blog Republica, de Itapeva...
- Premio concedido aos jornalistas auto indulgentes ...
- Sem título
- Sobre o aborto, uma sugestao de leitura
- No Blog Perolas, de Alvaro Caputo, uma analise de...
- Sem título
- Hoje eu gostaria de postar duas charges excelentes...
- Sem título
- O blog Perolas de Alvaro Caputo, traz um debate so...
- Sem título
- O contribuinte brasileiro, respeitado pelos Três P...
- Os donos do Poder, felizes com a propria subjetivi...
- França? Brasil? Pouco importa, pode ser até mesmo ...
- No Blog Panorama de Mário Araújo Filho
- Sem título
- No Blog Perolas de Alvaro Caputo...
- No Blog República de Itapeva, o Mestre Ataliba...
- No Blog do Josias de Souza...
- Mae severa...
- No Blog de Marta Bellini, a Mafalda de nossa juven...
- No Caderno Mais, da Folha 20/05/2007
- Sem título
- Sem título
- No jornal Estado de Sao Paulo, noticia que me foi ...
- No Blog Perolas de AlVARO CAPUTO....o retrato de D...
- ENTREVISTA MUITO IMPORTANTE NA RADIO CBN.
- The new Yorker
- UOL NEWS ROBERTO ROMANO ENTREVISTA A RODRIGO FLORE...
- Visto que certos jornalistas ignoram o sentido da...
- Sem título
- Radio Jovem Pan, Anchieta Filho e Thiago entrevis...
- Sem título
- No Blog de Marta Bellini....
- E no Blog Perolas, de Alvaro Caputo, que renova a ...
- Sem título
- Age moralmente quem é capaz de experimentar o sent...
- Correio Popular de Campinas, 23/05/2007
- A foto abaixo, em preto e branco, e de Leroi-Gourh...
- De um amigo, vem o aviso, repasso para conheciment...
- O Estado de Sao Paulo, 20/05/2007.
- Outra entrevista com Anchieta Filho, radio Jovem Pan.
- CORRUPÇAO : A má consciência transformada em má-fé
- Sem título
- Hanson, apesar de sua adesao aos procedimentos Bus...
- E por falar em laicidade estatal, ai vai um artigo...
- Outro retorno ao passado/presente. Na ocasiao dest...
- Ficamos mais velhos e cansados, mas as Excelencias...
- O comentário mais sobrio a ser feito sobre o Gove...
- O decorum exige que as pessoas falem de acordo com...
- NO BLOG PEROLAS, DE ALVARO CAPUTO...
- No Blog de Marta Bellini, o melancolico Parana...
- Sem título
- Sem título
- E o deboche petista chega ao seu apice, com o subl...
- Folha de São Paulo, 26/05/2007. TRANSPARÊNCIAJusti...
- Eles nunca ouviram falar em conflito de interesses...
- BRIGA FEIA...
- Charges e comentarios imperdiveis no Blog Perolas,...
- Globo News Painel de sabado, dia 26 de maio, as 11...
- Radio-ONU : ONU condena assassinato de jornalista...
- Vou me candidatar ao cargo de profeta honorario do...
- Hoje, o lugar foi aberto para expor o humorismo e ...
- Outros pensamentos de Hobbes sobre o riso (The Ele...
- E finalizando....
- É bem isso o que digo no Globo News Painel (dirigi...
- No Blog Perolas, de Alvaro Caputo...
- Pergunta ingenua aos intelectuais de esquerda: se ...
- E finalmente chegou o dia da festa! O "libertario"...
- Um texto para reflexao.
- Caro Mestre Sponholz: o traseiro e parte macia e c...
- No Portal G1. Globo, 27/05/2007
- No Blog Perolas de AlVARO CAPUTO....as noticias do...
- Sem título
- Outra blafemia da Hierarquia religiosa. Mais uma....
- Jornal O Estado de Sao Paulo, 28/05/2007.
- Estou tomado pela vergonha...e no Brasil, hein? El...
- Um pouco de beleza, para descansar do horror.
- Mais um pouco de beleza...comentada.
- "O universo dos livros é apenas a caricatura do mu...
- De Paulo Dantas, recebo a mensagem abaixo e a repo...
- Depois de tudo, volta o critico Sponholz
- No Blog de Marta Bellini, para recordar que somos ...
- Radio CNB-Campinas.
- Jonal A Tarde On line-Salvador
- No Blog Perolas de AlVARO CAPUTO....as noticias do...
- Sem título
- Blog Fernando Rodrigues
- Em tempos de muita duvida no Poder Judiciario, seg...
- Técnica, guerra, ética (2)
- No Blog Pérolas de Alvaro Caputo...
- O governador, os decretos, a autonomia.
- Ilustraçao para a postagem anterior,
- Sem título
- Sem título
- Quem estiver em Brasilia, esta convidado...
- O Governador e os decretos. JORNAL DA UNICAMP
- No Blog de Marta Bellini, a demonstraçao da import...
- Leiam, por favor, os ultimos §§ do artigo abaixo, ...
- Senado Federal, discussao sobre autonomia universi...
- Observatorio da Imprensa. Deonisio da Silva
-
▼
maio
(241)